Abag lança Anuário Brasileiro de Aviação Geral 2011
A Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) lança, durante a Labace, em Congonhas (SP) – que proessegue até sábado, dia 13 –, a primeira edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral
A Associação Brasileira de Aviação Geral (Abag) lança, durante a Labace, em Congonhas (SP) – que proessegue até sábado, dia 13 –, a primeira edição do Anuário Brasileiro de Aviação Geral. Trata-se de uma publicação inédita que tem como objetivo mapear o crescimento da aviação geral no País.
O anuário traz dados dos diversos segmentos ligados à aviação geral relativos ao período de janeiro a dezembro de 2010. Apresenta, por exemplo, a frota de aeronaves da aviação geral – 12.310 – incluindo aviões convencionais, turbo-hélices, jatos e helicópteros. Revela a concentração destas aeronaves por Estado, ficando São Paulo na frente com 3.578 aeronaves, Minas Gerais com 1002 e Rio Grande do Sul com 843, Goiás com 831, entre outros.
O levantamento cruzou dados de entidades como a Anac, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, com a análise dos especialistas ligados à Abag e uma empresa de inteligência de mercado.
Com isso, é possível saber, por exemplo, que em termos de uso, as aeronaves podem ser divididas da seguinte forma: 7.793 para serviço aéreo privado; 1.536 para táxi aéreo; 1.153 para instrução e 1.071 para aviação agrícola. Em termos de tipo de aeronave, o anuário revela que 9.338 são aeronaves concencionais, 1.495 são helicópteros, 863 turbo-hélices e 540 jatos.
O anuário traz dados dos diversos segmentos ligados à aviação geral relativos ao período de janeiro a dezembro de 2010. Apresenta, por exemplo, a frota de aeronaves da aviação geral – 12.310 – incluindo aviões convencionais, turbo-hélices, jatos e helicópteros. Revela a concentração destas aeronaves por Estado, ficando São Paulo na frente com 3.578 aeronaves, Minas Gerais com 1002 e Rio Grande do Sul com 843, Goiás com 831, entre outros.
O levantamento cruzou dados de entidades como a Anac, Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea) e Centro de Gerenciamento de Navegação Aérea, com a análise dos especialistas ligados à Abag e uma empresa de inteligência de mercado.
Com isso, é possível saber, por exemplo, que em termos de uso, as aeronaves podem ser divididas da seguinte forma: 7.793 para serviço aéreo privado; 1.536 para táxi aéreo; 1.153 para instrução e 1.071 para aviação agrícola. Em termos de tipo de aeronave, o anuário revela que 9.338 são aeronaves concencionais, 1.495 são helicópteros, 863 turbo-hélices e 540 jatos.