PANROTAS Brasília   |   21/06/2011 12:48

Guarulhos recebe Certificado Operacional de Aeroporto

Terminou agora, em Brasília, a solenidade de entrega do Certificado Operacional de Aeroporto ao aeroporto de Guarulhos (SP), o primeiro no Brasil a receber esta certificação. O documento foi entregue pelo diretor de Infraestrutura da Anac, Rubens Carlos Vieira, ao diretor de Operações da Infraero,

BRASÍLIA - Terminou agora, em Brasília, a solenidade de entrega do Certificado Operacional de Aeroporto ao aeroporto de Guarulhos (SP), o primeiro no Brasil a receber esta certificação. O documento foi entregue pelo diretor de Infraestrutura da Anac, Rubens Carlos Vieira, ao diretor de Operações da Infraero, João Márcio Jordão. Também participou do evento o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Jorge Alencar Filgueiras Viégas.

"A Certificação Operacional do aeroporto de Guarulhos atesta que a infraestrutura e os processos operacionais da Infraero estão de acordo com os altos padrões estabelecidos e este é apenas o primeiro da rede a receber o certificado", disse Jordão.

Segundo o diretor, dos 66 aeroportos da Infraero, 19 já se encontram em processo de certificação. A operadora investiu no aeroporto de Guarulhos em segurança, manutenção de equipamentos, reestruturação operacional e em treinamento de funcionários que, de acordo com o dirigente, somam mais de 32 mil empregados.

Para Rubens Vieira, o setor aéreo do País deu um grande passo. "Com o aeroporto de Guarulhos certificado, o sistema ganhará mais credibilidade. Os usuários saberão que estão usufruindo de um serviço profissional e que, por isso, poderão confiar. Agora, vamos partir para as próximas certificações."

Jorge Viégas apontou que a Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da Anac está satisfeita com o resultado do trabalho. "Com a primeira certificação, já nos colocamos dentro de um grupo seleto de países que estão neste nível", afirmou.

Segundo Viégas, 24 aeroportos brasileiros já estão em processo de certificação, como Congonhas (SP) e o de Brasília. A maioria se enquadra no caso de obrigatoriedade por possuírem movimento superior a um milhão de passageiros por ano. Todos os aeroportos que atingirem este nível precisam ser certificados até 2013, de acordo com o Regulamento Brasileiro da Aviação Civil - RBAC 139.

No entanto, outros aeroportos públicos podem solicitar a certificação, como é, segundo o superintendente, o caso do aeroporto de Cabo Frio. "O operador deste aeródromo fez a solicitação à Anac", disse. O Certificado Operacional tem validade indeterminada, mas pode ser suspenso ou cancelado se o aeroporto deixar de atender os requisitos dispostos em lei.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados