34% dos paxs têm problemas com malas, diz Amadeus
Longas filas no check-in, problemas com bagagens e interrupção dos serviços, como atrasos ou cancelamento de voos, são os maiores problemas observados pelos viajantes nos aeroportos de todo o mundo. A informação faz parte do estudo “Por dentro do Aeroporto do Futuro”
Longas filas no check-in, problemas com bagagens e interrupção dos serviços, como atrasos ou cancelamento de voos, são os maiores problemas observados pelos viajantes nos aeroportos de todo o mundo. A informação faz parte do estudo “Por dentro do Aeroporto do Futuro” (Navigating the Airport of Tomorrow, em inglês), desenvolvido pela Amadeus em parceria com a Travel Tech Consulting. A pesquisa ouviu quase 3 mil viajantes de todas as regiões do globo, sendo 10% do Brasil.
Segundo o estudo, que foi realizado no ano passado, 18,4% dos passageiros sofreram com atrasos ou cancelamento de voos durante suas viagens; 15,7% queixaram-se do tempo de espera nos processos de check-in; e 51,2% dos viajantes gastaram de 10 minutos a 40 minutos para realizar todo o processo de check-in.
Ainda de acordo com a pesquisa, 34,4% dos entrevistados já tiveram algum problema com seus pertences, como longa espera no despacho e resgate das malas e extravio das mesmas.
Segundo pesquisa da Sita/Air Transport World Passenger – citada no estudo – em 2009, as companhias aéreas relataram que cerca de 1% do total de bagagens obteve um destino diferente do previsto. Ou seja, mais de 25 milhões de malas em todo o mundo.
SOLUÇÕES
Diante desse cenário apontado pela pesquisa, a Amadeus identificou tendências e possíveis soluções para a questão. Algumas delas, inclusive, já foram implantadas no Brasil pela Tam.
“Além dos totens de autoatendimento, cujo uso é estimulado pela aérea, a Tam utiliza o código 2D, onde um colaborador da companhia faz os procedimentos com um equipamento que lê um código no smartphone do cliente. Isso colabora para evitar filas nos balcões; é uma solução com a nossa assinatura”, exemplifica o diretor de Negócios para Airlines da Amadeus, Gustavo Murad, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, realizada na sede da Amadeus em São Paulo.
Segundo a pesquisa, os dispositivos mobile – como os smartphones e os tablets – podem ser usados ainda para o rastreamento de bagagem, merchandising e controle de fluxo de passageiros. Na pesquisa, 39,9% dos viajantes disseram que usariam o celular para receber status de seu voo em tempo real e 36,7% usariam o aparelho para receber status de suas bagagens.
“A Amadeus investe 10% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento e desenvolve ferramentas para justamente para cobrir essas lacunas, inclusive no espaço aeroporto”, destaca Murad.
Especificamente no caso brasileiro, cujo cenário aeroportuário está cheio de gargalos, o executivo diz que a Amadeus pode contribuir, sim. “Solução mágica não existe, mas podemos oferecer as nossas ferrementas. No entanto, há que ter uma coordenção firme”, finaliza ele.
Segundo o estudo, que foi realizado no ano passado, 18,4% dos passageiros sofreram com atrasos ou cancelamento de voos durante suas viagens; 15,7% queixaram-se do tempo de espera nos processos de check-in; e 51,2% dos viajantes gastaram de 10 minutos a 40 minutos para realizar todo o processo de check-in.
Ainda de acordo com a pesquisa, 34,4% dos entrevistados já tiveram algum problema com seus pertences, como longa espera no despacho e resgate das malas e extravio das mesmas.
Segundo pesquisa da Sita/Air Transport World Passenger – citada no estudo – em 2009, as companhias aéreas relataram que cerca de 1% do total de bagagens obteve um destino diferente do previsto. Ou seja, mais de 25 milhões de malas em todo o mundo.
SOLUÇÕES
Diante desse cenário apontado pela pesquisa, a Amadeus identificou tendências e possíveis soluções para a questão. Algumas delas, inclusive, já foram implantadas no Brasil pela Tam.
“Além dos totens de autoatendimento, cujo uso é estimulado pela aérea, a Tam utiliza o código 2D, onde um colaborador da companhia faz os procedimentos com um equipamento que lê um código no smartphone do cliente. Isso colabora para evitar filas nos balcões; é uma solução com a nossa assinatura”, exemplifica o diretor de Negócios para Airlines da Amadeus, Gustavo Murad, em entrevista exclusiva ao Portal PANROTAS, realizada na sede da Amadeus em São Paulo.
Segundo a pesquisa, os dispositivos mobile – como os smartphones e os tablets – podem ser usados ainda para o rastreamento de bagagem, merchandising e controle de fluxo de passageiros. Na pesquisa, 39,9% dos viajantes disseram que usariam o celular para receber status de seu voo em tempo real e 36,7% usariam o aparelho para receber status de suas bagagens.
“A Amadeus investe 10% do faturamento em pesquisa e desenvolvimento e desenvolve ferramentas para justamente para cobrir essas lacunas, inclusive no espaço aeroporto”, destaca Murad.
Especificamente no caso brasileiro, cujo cenário aeroportuário está cheio de gargalos, o executivo diz que a Amadeus pode contribuir, sim. “Solução mágica não existe, mas podemos oferecer as nossas ferrementas. No entanto, há que ter uma coordenção firme”, finaliza ele.