Tam estima crescimento de 18% em 2011
A Tam divulgou hoje suas previsões para o ano, incluindo um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%.
A Tam divulgou hoje suas projeções para o ano, incluindo um crescimento de demanda de passageiros no mercado brasileiro de aviação comercial entre 15% e 18%. Análises da companhia indicam que a demanda continuará aquecida, sendo impulsionada por clientes viajando tanto a negócios quanto a lazer. Destaque nesse crescimento para os voajantes estreantes, das classes C e D.
“Em 2010, constatamos uma mudança no perfil de passageiros, com a migração de viajantes de ônibus para o transporte aéreo, principalmente em viagens acima de 800 quilômetros. Em linha com essa tendência, ainda em 2010 iniciamos nosso projeto de varejo, pois acreditamos que grande parte do crescimento para os próximos anos será proveniente dos brasileiros das classes C e D que voarão pela primeira vez”, afirma Líbano Barroso, presidente de Tam Linhas Aéreas.
Para dar conta dessa nova demanda, a companhia vai aumentar sua oferta por meio do crescimento da frota em sete aeronaves, sendo duas A330, duas A321 e duas A319. “Vamos também continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional vamos crescer 10% com o lançamento de duas novas rotas ou frequências”, diz Marco Antonio Bologna, presidente da holding Tam S.A.
A Tam espera que o projeto de varejo aumente o volume de passageiros fora dos horários de pico, o que irá contribuir para a elevação das taxas de ocupação. No mercado doméstico, estima que a ocupação ficará em uma faixa de 67,5% a 70%, enquanto que no mercado internacional a ocupação média deverá ficar bem alta: 83%.
Com a diluição dos custos fixos e esforços de redução de custos, a companhia estima em 5% a redução do CASK (gastos) em 2011, excluindo custos com combustível.
“Em 2010, constatamos uma mudança no perfil de passageiros, com a migração de viajantes de ônibus para o transporte aéreo, principalmente em viagens acima de 800 quilômetros. Em linha com essa tendência, ainda em 2010 iniciamos nosso projeto de varejo, pois acreditamos que grande parte do crescimento para os próximos anos será proveniente dos brasileiros das classes C e D que voarão pela primeira vez”, afirma Líbano Barroso, presidente de Tam Linhas Aéreas.
Para dar conta dessa nova demanda, a companhia vai aumentar sua oferta por meio do crescimento da frota em sete aeronaves, sendo duas A330, duas A321 e duas A319. “Vamos também continuar otimizando nossos custos pela utilização saudável de nossas aeronaves no mercado doméstico, crescendo de 10% a 14% em oferta. No mercado internacional vamos crescer 10% com o lançamento de duas novas rotas ou frequências”, diz Marco Antonio Bologna, presidente da holding Tam S.A.
A Tam espera que o projeto de varejo aumente o volume de passageiros fora dos horários de pico, o que irá contribuir para a elevação das taxas de ocupação. No mercado doméstico, estima que a ocupação ficará em uma faixa de 67,5% a 70%, enquanto que no mercado internacional a ocupação média deverá ficar bem alta: 83%.
Com a diluição dos custos fixos e esforços de redução de custos, a companhia estima em 5% a redução do CASK (gastos) em 2011, excluindo custos com combustível.