Claudio Schapochnik   |   07/01/2011 09:18

Infraero e Prefeitura de Londrina (PR) ampliarão aeroporto

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, assinaram nesta terça-feira (dia 4) um Acordo de Cooperação para ampliação da área do Aeroporto de Londrina – Governador José Richa

O presidente da Infraero, Murilo Marques Barboza, e o prefeito de Londrina, Homero Barbosa Neto, assinaram nesta terça-feira (dia 4) um Acordo de Cooperação para ampliação da área do Aeroporto de Londrina – Governador José Richa. O objetivo é aumentar em 600 metros a pista de pouso e decolagem, instalar um sistema de pouso por instrumentos categoria I (ILS Cat I) e a modernização dos equipamentos existentes.

O documento prevê a incorporação de cinco áreas vizinhas ao aeroporto, ampliando em 1,21 milhão de m² a área atual. As melhorias têm prazo para execução de 60 meses após a assinatura do acordo. A informação é da Infraero.

Essa assinatura é o primeiro passo para a modernização das instalações do aeroporto, que prevê a construção da pista de taxiamento de aeronaves, bem como a criação de toda infraestrutura para instalação do ILS Cat I e do D-VOR, equipamentos que vão ampliar as condições de orientação das aeronaves que operam no aeroporto. A aquisição e instalação do ILS serão realizadas pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), do Comando da Aeronáutica. Já o D-VOR será adquirido e instalado pela Infraero.

O acordo prevê que a Prefeitura de Londrina realize as desapropriações necessárias e transfira os terrenos das cinco áreas ao patrimônio da União, além de retirar obstáculos e edificações que estejam na área de ampliação. Além disso, o município deverá transferir uma adutora de água para fora da nova área, além de manter o aterro sanitário afastado do aeroporto, garantindo a segurança na operação de aeronaves.

À Infraero caberá, em conjunto com o município, realizar a licitação para executar as melhorias nas vias de acesso e no entorno do aeroporto. Exclusivamente à empresa compete solicitar ao Decea a homologação dos auxílios à Navegação Aérea (ILS CAT I e D-VOR) e submeter à Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) as mudanças nas áreas operacionais do Aeroporto de Londrina para homologação do sítio aeroportuário.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados