Tam transporta 19,3% mais passageiros no 3T
A Tam divulgou também o número de passageiros transportados no terceiro trimestre deste ano. O total de passageiros pagantes transportados aumentou 19,3%, chegando a 9,1 milhões no terceiro trimestre, e a 25,2 milhões nos nove meses do ano
A Tam divulgou também o número de passageiros transportados no terceiro trimestre deste ano. O total de passageiros pagantes transportados aumentou 19,3%, chegando a 9,1 milhões no terceiro trimestre, e a 25,2 milhões nos nove meses do ano, ou 13,9% a mais que no mesmo período do ano passado. As receitas de passageiros no terceiro trimestre cresceram 20,2%, para R$ 2,4 bilhões, comparadas com o mesmo período de 2009, com destaque para o crescimento de 36,2% das receitas internacionais, para R$ 903,4 milhões, enquanto as receitas domésticas aumentaram 12,1%, para R$ 1,5 bilhão. Em relação ao transporte de cargas, a receita subiu 16%, chegando a R$ 276, milhões, sendo que as operações internacionais aumentaram 18,9%, para R$ 147,8 milhões, e as domésticas cresceram 12,9%, para R$ 128,3 milhões.
O preço médio pago por cliente em cada quilômetro voado (yield) caiu 10,2% no terceiro trimestre, mas o aumento da ocupação média das aeronaves, em 3,7 pontos percentuais, para 70,3%, permitiu o crescimento da receita de passageiros no mercado doméstico. Segundo a Tam, o terceiro trimestre registrou “fenômeno atípico”, com grande quantidade de passageiros de lazer nos meses posteriores a julho, quando tradicionalmente se registrava predominância das viagens de negócios.
Assim, a redução do yield doméstico no período, de 20,7 centavos de real em 2009, para 18,6 centavos de real em 2010, deve-se aos seguintes fatores: aumento de passageiros viajando a lazer, que compram suas passagens com antecedência e fora dos horários de pico; impacto do aumento na distância média dos voos (etapa média), que contribui para a diluição do yield; nova malha da Pantanal, que está em período de maturação e estimula a demanda com tarifas mais baixas; e campanha junto aos clientes cadastrados no Programa Tam Fidelidade, que permitiu resgates promocionais de passagens-prêmio para voos domésticos fora dos horários de pico por apenas quatro mil pontos.
O preço médio pago por cliente em cada quilômetro voado (yield) caiu 10,2% no terceiro trimestre, mas o aumento da ocupação média das aeronaves, em 3,7 pontos percentuais, para 70,3%, permitiu o crescimento da receita de passageiros no mercado doméstico. Segundo a Tam, o terceiro trimestre registrou “fenômeno atípico”, com grande quantidade de passageiros de lazer nos meses posteriores a julho, quando tradicionalmente se registrava predominância das viagens de negócios.
Assim, a redução do yield doméstico no período, de 20,7 centavos de real em 2009, para 18,6 centavos de real em 2010, deve-se aos seguintes fatores: aumento de passageiros viajando a lazer, que compram suas passagens com antecedência e fora dos horários de pico; impacto do aumento na distância média dos voos (etapa média), que contribui para a diluição do yield; nova malha da Pantanal, que está em período de maturação e estimula a demanda com tarifas mais baixas; e campanha junto aos clientes cadastrados no Programa Tam Fidelidade, que permitiu resgates promocionais de passagens-prêmio para voos domésticos fora dos horários de pico por apenas quatro mil pontos.
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