Tam testa check-in sem papel no interior de São Paulo
Os aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, testam desde ontem um projeto-piloto da Tam, que permite que o check-in dos passageiros seja realizado totalmente sem papel.
Os aeroportos de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, testam desde ontem um projeto-piloto da Tam, que permite que o check-in dos passageiros seja realizado totalmente sem papel. O projeto-piloto está sendo testado apenas nos voos com destino ao Aeroporto de Congonhas, na capital paulista, e funciona por meio de celular conectado à internet ou computador.
Um código de barras bidemensional é enviado por e-mail ou SMS e o cliente acessa o cartão eletrônico no celular, apresentando-o ao agente de segurança do aeroporto para entrada na sala de embarque. Um funcionário da Tam faz a leitura do código 2D diretamente na tela do aparelho no momento do embarque. O serviço também está disponível por meio do aplicativo da companhia para iPhone. Nesse serviço, o passageiro pode marcar o assento e inserir o número do cartão Tam Fidelidade ou do programa de outra empresa da Star Alliance, passando pelo balcão de atendimento apenas para despachar a bagagem.
"Essa ação - em conjunto a outras medidas como a utilização de materiais biodegradáveis e de contêineres ultraleves, ou mesmo a pesquisa de biocombustíveis que a Tam vêm adotando - faz parte de uma estratégia ampla e com diversas iniciativas no campo da sustentabilidade, além de colaborar para que a rotina dos nossos clientes seja cada vez mais dinâmica e prática”, diz a diretora de Marketing da Tam, Manoela Amaro. “Já oferecemos o serviço de check-in pela internet e, a partir de agora, também pelo celular”, completou.
Um código de barras bidemensional é enviado por e-mail ou SMS e o cliente acessa o cartão eletrônico no celular, apresentando-o ao agente de segurança do aeroporto para entrada na sala de embarque. Um funcionário da Tam faz a leitura do código 2D diretamente na tela do aparelho no momento do embarque. O serviço também está disponível por meio do aplicativo da companhia para iPhone. Nesse serviço, o passageiro pode marcar o assento e inserir o número do cartão Tam Fidelidade ou do programa de outra empresa da Star Alliance, passando pelo balcão de atendimento apenas para despachar a bagagem.
"Essa ação - em conjunto a outras medidas como a utilização de materiais biodegradáveis e de contêineres ultraleves, ou mesmo a pesquisa de biocombustíveis que a Tam vêm adotando - faz parte de uma estratégia ampla e com diversas iniciativas no campo da sustentabilidade, além de colaborar para que a rotina dos nossos clientes seja cada vez mais dinâmica e prática”, diz a diretora de Marketing da Tam, Manoela Amaro. “Já oferecemos o serviço de check-in pela internet e, a partir de agora, também pelo celular”, completou.