Snea: demanda internacional cresceu 21% em maio
Segundo análise setorial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) relativa ao desempenho das companhias aéreas brasileiras que atuam no mercado internacional, foram transportados 1,924 bilhões de passageiros quilômetros pagos (RPK) no mercado internacional, registrando um forte increme
Segundo análise setorial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) relativa ao desempenho das companhias aéreas brasileiras que atuam no mercado internacional, foram transportados 1,924 bilhões de passageiros quilômetros pagos (RPK) no mercado internacional, registrando um forte incremento de 21,03%, em maio de 2010, quando comparado com o mesmo mês do ano passado. Assim, a demanda mensal apresentou quase total recuperação do impacto negativo sentido em abril (retração de - 0,22%), devido ao fechamento do espaço aéreo europeu causado pela erupção do vulcão Eyjafjallajokull, na Islândia, na segunda quinzena, o que levou ao cancelamento de vários voos internacionais com destino ou origem naquele continente.
Exatamente este mês registrou-se a maior variação da demanda mensal neste ano, o que fez a demanda acumulada retomar a taxa incremental de dois dígitos em relação ao ano passado, indicando que foi completamente superado o impacto no tráfego internacional das cinzas vulcânicas nas rotas européias. Com este desempenho, a demanda acumulada pelas empresas aéreas brasileiras, até maio de 2010, cresceu 11,69%, sendo transportados 9,455 bilhões de passageiros quilômetros pagos (RPK).
Entretanto, a oferta mensal de transporte aéreo das empresas brasileiras atingiu apenas 2,593 bilhões de assentos quilômetros (ASK), mantendo-se quase estável com um pequeno aumento de +1,71% na comparação com maio de 2009. A mesma estabilidade ocorreu na capacidade de transporte aéreo acumulada nos primeiros cinco meses de 2010, que alcançou somente 12,616 bilhões de assentos quilômetros (ASK), apresentando uma leve contração de -0,39% em relação a idêntico período de 2009.
A quase estabilidade da oferta mensal e acumulada no corrente ano, conjugada com a significativa expansão de 21,03% na demanda em maio e o expressivo incremento de 11,89% na demanda acumulada nos primeiros cinco meses de 2010, levaram a significativa evolução de 11,84 pontos percentuais no fator de aproveitamento (Load Factor) médio mensal (74,2%) e também à acentuada melhoria de 8,10 pontos percentuais no fator de aproveitamento (LF) médio (74,94%), durante o período de janeiro a maio de 2010.
“A fraca base de comparação com os resultados verificados nos primeiros meses de 2009, causados pela recente crise econômica nos Estados Unidos, ainda não permite ter um cenário claro sobre a tendência anual do mercado internacional em 2010. É possível que a demanda por transporte aéreo das empresas brasileiras alcance uma variação anual de dois dígitos, dependendo das condições de superação dos graves problemas nas finanças surgidos em países europeus”, disse o Snea.
“O mercado de transporte aéreo internacional requer especial atenção quanto aos possíveis desdobramentos destes problemas quanto ao desenvolvimento da demanda, em função da importante participação das viagens com origem e/ou destino nos Estados Unidos e na Europa, além dos reflexos das possíveis variações cambiais entre o Real, o Dolar e o Euro”, finaliza.
Exatamente este mês registrou-se a maior variação da demanda mensal neste ano, o que fez a demanda acumulada retomar a taxa incremental de dois dígitos em relação ao ano passado, indicando que foi completamente superado o impacto no tráfego internacional das cinzas vulcânicas nas rotas européias. Com este desempenho, a demanda acumulada pelas empresas aéreas brasileiras, até maio de 2010, cresceu 11,69%, sendo transportados 9,455 bilhões de passageiros quilômetros pagos (RPK).
Entretanto, a oferta mensal de transporte aéreo das empresas brasileiras atingiu apenas 2,593 bilhões de assentos quilômetros (ASK), mantendo-se quase estável com um pequeno aumento de +1,71% na comparação com maio de 2009. A mesma estabilidade ocorreu na capacidade de transporte aéreo acumulada nos primeiros cinco meses de 2010, que alcançou somente 12,616 bilhões de assentos quilômetros (ASK), apresentando uma leve contração de -0,39% em relação a idêntico período de 2009.
A quase estabilidade da oferta mensal e acumulada no corrente ano, conjugada com a significativa expansão de 21,03% na demanda em maio e o expressivo incremento de 11,89% na demanda acumulada nos primeiros cinco meses de 2010, levaram a significativa evolução de 11,84 pontos percentuais no fator de aproveitamento (Load Factor) médio mensal (74,2%) e também à acentuada melhoria de 8,10 pontos percentuais no fator de aproveitamento (LF) médio (74,94%), durante o período de janeiro a maio de 2010.
“A fraca base de comparação com os resultados verificados nos primeiros meses de 2009, causados pela recente crise econômica nos Estados Unidos, ainda não permite ter um cenário claro sobre a tendência anual do mercado internacional em 2010. É possível que a demanda por transporte aéreo das empresas brasileiras alcance uma variação anual de dois dígitos, dependendo das condições de superação dos graves problemas nas finanças surgidos em países europeus”, disse o Snea.
“O mercado de transporte aéreo internacional requer especial atenção quanto aos possíveis desdobramentos destes problemas quanto ao desenvolvimento da demanda, em função da importante participação das viagens com origem e/ou destino nos Estados Unidos e na Europa, além dos reflexos das possíveis variações cambiais entre o Real, o Dolar e o Euro”, finaliza.