Acordo pode acelerar fusão entre British e Iberia
A British Airways anunciou hoje que alcançou um acordo para resolver o déficit do fundo de pensões, estimado em 3,7 bilhões de libras, para concretização da fusão com a Iberia, que já deu sinais de avaliar positivamente a solução encontrada pela parceira britânica.
A British Airways anunciou hoje que alcançou um acordo para resolver o déficit do fundo de pensões, estimado em 3,7 bilhões de libras, para concretização da fusão com a Iberia, que já deu sinais de avaliar positivamente a solução encontrada pela parceira britânica.
A solução pretende garantir que nem a Iberia nem a empresa resultante da fusão com a British Airways, o International Airlines Group, terão responsabilidades no financiamento do fundo de pensões, que competirão à companhia britânica. Processo muito parecido com o que ocorreu com a venda de parte da Varig sem dívidas para Gol, deixando uma outra empresa endividada.
Analistas citados pela imprensa internacional destacaram que o acordo anunciado hoje pela British Airways não requer que a companhia faça de imediato contribuições vultosas para o fundo de pensões e que isso permite que a Iberia confirme a aceitação antes de 30 de setembro e que se avance para a constituição do International Airlines Group, que se posicionará como terceiro maior grupo aéreo do mundo.
Em comunicado divulgado hoje, o CFO da British Airways, Keith Williams, diz que o acordo “é um significativo e positivo passado em frente para a British Airways e os membros do fundo de pensões”. Keith Williams destaca que os trustees do fundo de pensões “compreenderão” que na conjuntura atual a companhia não poderia aumentar as suas contribuições, mas que foi estabelecido um “plano de recuperação” com o qual é evitado o encerramento do fundo de pensões.
Este acordo ainda tem que ser aprovado pelas autoridades britânicas, o que se espera aconteça até ao fim deste mês.
A solução pretende garantir que nem a Iberia nem a empresa resultante da fusão com a British Airways, o International Airlines Group, terão responsabilidades no financiamento do fundo de pensões, que competirão à companhia britânica. Processo muito parecido com o que ocorreu com a venda de parte da Varig sem dívidas para Gol, deixando uma outra empresa endividada.
Analistas citados pela imprensa internacional destacaram que o acordo anunciado hoje pela British Airways não requer que a companhia faça de imediato contribuições vultosas para o fundo de pensões e que isso permite que a Iberia confirme a aceitação antes de 30 de setembro e que se avance para a constituição do International Airlines Group, que se posicionará como terceiro maior grupo aéreo do mundo.
Em comunicado divulgado hoje, o CFO da British Airways, Keith Williams, diz que o acordo “é um significativo e positivo passado em frente para a British Airways e os membros do fundo de pensões”. Keith Williams destaca que os trustees do fundo de pensões “compreenderão” que na conjuntura atual a companhia não poderia aumentar as suas contribuições, mas que foi estabelecido um “plano de recuperação” com o qual é evitado o encerramento do fundo de pensões.
Este acordo ainda tem que ser aprovado pelas autoridades britânicas, o que se espera aconteça até ao fim deste mês.