Felipe Niemeyer   |   18/05/2010 10:02

Segmento aéreo internacional ainda se recupera, diz Snea

Veja também a análise setorial do Snea relativa ao desempenho das companhias aéreas brasileiras que atuam no mercado doméstico.

Segundo análise setorial do Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (Snea) relativa ao desempenho das companhias aéreas brasileiras que atuam no mercado internacional, em março de 2010, as empresas registraram um significativo aumento na demanda de 10,79%, em termos de comparativo mensal com 2009, transportando quase 1,79 bilhão de passageiros-quilômetros pagos (RPK), dando continuidade na variação positiva de dois dígitos observada nos primeiros meses do corrente ano (janeiro: +13,07%, fevevereiro: +14,43%).

“Apesar da expressiva evolução na demanda mensal no primeiro trimestre deste ano, deve ser notado que a demanda acumulada (RPK) nesses três meses totalizou 5,82 bilhões de passageiros-quilômetros transportados pagos, representando uma variação de +12,78% sobre igual período de 2009 e ficando pouco acima do patamar pré crise (1º trimestre de 2008 = 5,8 bilhões RPK), mas situando-se ainda 9% abaixo do resultado acumulado no primeiro trimestre de 2001 (6,4 bilhões RPK)”, avalia o Snea.

Por outro lado, segundo o sindicato, a oferta apresentou uma leve retração de -1,09%, no mês de março de 2010, na comparação com o terceiro mês de 2009, tendo as empresas aéreas brasileiras disponibilizado 2,57 bilhões de assentos quilômetros (“Available Seat Kilometers”- ASK). No acumulado de janeiro até março ocorreu uma certa estabilidade na oferta levando a pequena variação de +0,31% em relação ao primeiro trimestre de 2009, com 7,64 bilhões de assentos quilômetros disponíveis (ASK).

“Em função de ter se registrado um incremento de dois dígitos na demanda mensal e trimestral e da quase estável variação na oferta mensal e trimestral, ocorreu uma expressiva melhoria no fator de aproveitamento médio (“Average Load Factor”) das aeronaves utilizadas pelas empresas aéreas brasileiras. A ocupação média de 75,17% das aeronaves acumulada no primeiro trimestre deste ano apresentou também uma boa evolução de 7,43 pontos percentuais, em relação ao mesmo periodo de 2009 (67,74%)”, informa o levantamento.

De acordo com o Snea, a gradual recuperação das empresas brasileiras, no contexto do mercado de transporte aéreo internacional, que teve inicio no último quadrimestre de 2009 e prosseguiu neste trimestre inicial de 2010, indica uma tendência de melhor desempenho setorial no corrente ano com nível de atividade (demanda) acima dos resultados alcançados em 2008 e em 2009. “Entretanto, a sustentabilidade no crescimento da aviação comercial brasileira durante o corrente ano, dependerá não apenas da economia no Brasil e no mundo, principalmente nos Estados Unidos e na União Europeia, que vêm mostrando sinais de melhoria, mas também do comportamento das principais variáveis (combustível e relação cambial) relacionadas com a prestação dos serviços aéreos, além de eventuais estratégias das suas congêneres estrangeiras visando a ampliação do marketshare em nosso País com a completa liberação em abril de 2010 das tarifas dos vôos de longo curso com destino ao Exterior”, avalia.

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