Aéreas têm menores atrasos desde setembro de 2009
Em fevereiro, todas as cinco maiores companhias aéreas brasileiras melhoraram a pontualidade.
Em fevereiro, todas as cinco maiores companhias aéreas brasileiras melhoraram a pontualidade e o mês registrou 12,7% de atrasos, queda de 5,1 pontos percentuais em relação ao mês de janeiro (17,8%). Foi também o menor índice de atrasos nos voos desde setembro de 2009, quando o percentual foi de 10,2%. A informação é da Anac.
O indicador considera as decolagens com mais de 30 minutos além do horário previsto, de voos domésticos e internacionais, de todas as companhias nacionais e estrangeiras, partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero.
Em fevereiro de 2009, os atrasos haviam sido de 8,6%, mas a elevação do índice neste ano deve-se principalmente às fortes chuvas. A empresa nacional com melhor pontualidade no mês passado foi a OceanAir, com 5% das decolagens além de 30 minutos do horário previsto. Em seguida, ficaram a Azul (5,2%), a Webjet (10,8%) e a Gol/Varig (12,4%). A Tam melhorou significativamente seu desempenho e reduziu o índice de atrasos de 23,9% em janeiro para 14,6% em fevereiro.
Dentre as companhias aéreas de menor porte, a Trip e a Total tiveram 11,5% de atrasos (16,4% em janeiro), seguidas pela Passaredo (13,8%, queda expressiva ante 24,5% registrados em janeiro). A Pantanal ficou praticamente estável, passando de 21,9% de atrasos em janeiro para 22,0% em fevereiro.
Nos voos internacionais, entre as empresas com mais de 100 decolagens por mês no País, a melhor pontualidade foi da Lufthansa (4,4% de atrasos), seguida pela Copa (7,5%) e United Airlines (7,7%). Na outra ponta, as mais atrasadas foram a Tam Mercosur (46,5%), Tam (31,1%) e Aerolíneas Argentinas (24,8%). Assim como em janeiro, nevascas na Europa e América do Norte na primeira quinzena de fevereiro impactaram os índices de atrasos das empresas que voam para aqueles continentes.
Com menos de 100 voos partindo do Brasil, os atrasos mais significativos foram da Livingston (84,2%), Air Italy (70%) e a Surinam Airways (40%). Já as mais pontuais foram Korean Air e Avianca, que não tiveram nenhuma decolagem além de 30 minutos do previsto, seguidas pela Aerosur (3,2%).
O indicador considera as decolagens com mais de 30 minutos além do horário previsto, de voos domésticos e internacionais, de todas as companhias nacionais e estrangeiras, partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero.
Em fevereiro de 2009, os atrasos haviam sido de 8,6%, mas a elevação do índice neste ano deve-se principalmente às fortes chuvas. A empresa nacional com melhor pontualidade no mês passado foi a OceanAir, com 5% das decolagens além de 30 minutos do horário previsto. Em seguida, ficaram a Azul (5,2%), a Webjet (10,8%) e a Gol/Varig (12,4%). A Tam melhorou significativamente seu desempenho e reduziu o índice de atrasos de 23,9% em janeiro para 14,6% em fevereiro.
Dentre as companhias aéreas de menor porte, a Trip e a Total tiveram 11,5% de atrasos (16,4% em janeiro), seguidas pela Passaredo (13,8%, queda expressiva ante 24,5% registrados em janeiro). A Pantanal ficou praticamente estável, passando de 21,9% de atrasos em janeiro para 22,0% em fevereiro.
Nos voos internacionais, entre as empresas com mais de 100 decolagens por mês no País, a melhor pontualidade foi da Lufthansa (4,4% de atrasos), seguida pela Copa (7,5%) e United Airlines (7,7%). Na outra ponta, as mais atrasadas foram a Tam Mercosur (46,5%), Tam (31,1%) e Aerolíneas Argentinas (24,8%). Assim como em janeiro, nevascas na Europa e América do Norte na primeira quinzena de fevereiro impactaram os índices de atrasos das empresas que voam para aqueles continentes.
Com menos de 100 voos partindo do Brasil, os atrasos mais significativos foram da Livingston (84,2%), Air Italy (70%) e a Surinam Airways (40%). Já as mais pontuais foram Korean Air e Avianca, que não tiveram nenhuma decolagem além de 30 minutos do previsto, seguidas pela Aerosur (3,2%).