Índice de atraso das aéreas nacionais fica estável
O total de atrasos das companhias aéreas nacionais e estrangeiras ficou estável com relação ao fim de ano: 17,8% em janeiro contra 17,9% em dezembro
O total de atrasos das companhias aéreas nacionais e estrangeiras ficou estável com relação ao fim de ano: 17,8% em janeiro contra 17,9% em dezembro. “Entre as maiores aéreas, a Azul, Gol/Varig e Webjet melhoraram a pontualidade com relação ao fim de ano”, diz a Anac por meio de uma nota. Os dados são apurados pela Infraero nos 67 aeroportos que administra no Brasil e consideram os voos que partiram com mais de 30 minutos do horário previsto.
Pelo quarto mês consecutivo, a Tam foi a empresa com maior índice de atrasos nos voos domésticos: 23,9% em janeiro, ante 18,8% do mês anterior e mais que o dobro do que os 10,5% registrados em janeiro do ano passado. Por ter o maior número de voos – 25,9 mil das 71,7 mil decolagens no Brasil em janeiro –, “o crescimento dos atrasos na Tam teve forte impacto no índice nacional”, afirmou a agência.
A OceanAir, que havia registrado o menor índice em dezembro, com somente 8,7% das partidas atrasadas, subiu para 10,8% em janeiro deste ano. A Azul foi a empresa mais pontual no mês, com somente 6,3% das decolagens atrasadas.
A Gol/Varig, com índice de 13,2%, melhorou o desempenho tanto em comparação com dezembro quanto em relação a janeiro do ano passado. A Webjet também foi mais pontual nas duas comparações e registrou em janeiro de 2010 atrasos em 14% das partidas.
A Trip/Total encerrou janeiro com 16,4% de atrasos (melhora significativa ante os 26% de dezembro). “Já a Passaredo e a Pantanal mantiveram altos índices de atrasos, respectivamente, de 24,5% e 21,9%.”
Pelo quarto mês consecutivo, a Tam foi a empresa com maior índice de atrasos nos voos domésticos: 23,9% em janeiro, ante 18,8% do mês anterior e mais que o dobro do que os 10,5% registrados em janeiro do ano passado. Por ter o maior número de voos – 25,9 mil das 71,7 mil decolagens no Brasil em janeiro –, “o crescimento dos atrasos na Tam teve forte impacto no índice nacional”, afirmou a agência.
A OceanAir, que havia registrado o menor índice em dezembro, com somente 8,7% das partidas atrasadas, subiu para 10,8% em janeiro deste ano. A Azul foi a empresa mais pontual no mês, com somente 6,3% das decolagens atrasadas.
A Gol/Varig, com índice de 13,2%, melhorou o desempenho tanto em comparação com dezembro quanto em relação a janeiro do ano passado. A Webjet também foi mais pontual nas duas comparações e registrou em janeiro de 2010 atrasos em 14% das partidas.
A Trip/Total encerrou janeiro com 16,4% de atrasos (melhora significativa ante os 26% de dezembro). “Já a Passaredo e a Pantanal mantiveram altos índices de atrasos, respectivamente, de 24,5% e 21,9%.”