Claudio Schapochnik   |   05/01/2010 13:20

OceanAir e Avianca lideram ranking dos paxs na Anac

O Espaço do Passageiro, portal de serviços da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para os usuários da aviação regular, chegou ao final de 2009 com mais de 2,1 mil passageiros cadastrados e cerca de 3,2 mil avaliações das aéreas nacionais e internacionais

O Espaço do Passageiro, portal de serviços da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para os usuários da aviação regular, chegou ao final de 2009 com mais de 2,1 mil passageiros cadastrados e cerca de 3,2 mil avaliações das aéreas nacionais e internacionais. Na liderança do ranking estão, respectivamente, a OceanAir e a Avianca (veja as duas tabelas completas no final desta nota).

Até 31 de dezembro de 2009, a companhia doméstica melhor avaliada pelos passageiros era a OceanAir, que já havia recebido 301 avaliações e estava com nota média 7,50. O quesito em que ela foi melhor avaliada é o de serviço de bordo, com nota 8,03, e o pior atendimento de reclamações, com 7,03.

Entre as empresas internacionais, a melhor avaliada era a colombiana Avianca, com nota média 8,29. A melhor nota foi no quesito pontualidade (8,92) e a pior foi em atendimento na sala de embarque (7,72).

Lançado em maio de 2009, o Espaço do Passageiro permite que os consumidores avaliem a qualidade dos serviços das companhias aéreas nacionais e estrangeiras que operam no Brasil por meio de notas de um a dez para 11 diferentes quesitos – atendimento a necessidades especiais, atendimento de reclamações, atendimento na sala de embarque, atendimento na venda de passagem, atendimento no check-in, atendimento pela internet, conforto da aeronave, cuidados com a bagagem, pontualidade, relação custo-benefício e serviço de bordo.

Para garantir a segurança da votação, o passageiro cadastra login, nome completo, número do CPF e senha personalizada. Quando quiser alterar sua avaliação, ele usará esse login e senha, associado ao seu CPF, para acessar as notas dadas da última vez. Mas para apenas visualizar os resultados do Ranking Popular o passageiro não precisa ser cadastrado.

Ranking – aéreas nacionais e pontuação média
1° OCEANAIR 7,49
2° TRIP 7,34
3° AZUL 7,27
4° WEBJET 6,55
5° TAM 6,09
6° GOL/VARIG 5,45
*ABAETÉ 4,42
*AIR MINAS 5,31
*CRUISER 4,31
*META 5,24
*NHT 7,46
*PANTANAL 6,05
*PASSAREDO 6,46
*RICO 2,45
*SETE 5,64
*SOL LINHAS AÉREAS 5,00
*TAF 4,91
*TEAM 5,15
* A empresa não atingiu o número mínimo de 4 quesitos com 100 avaliações para entrar no ranking doméstico.
Fonte: Anac.

Ranking – aéreas internacionais e pontuação média
1° AVIANCA 8,00
2° DELTA AIR LINES 7,33
3° TAP 6,40
4° AIR FRANCE 6,37
5° TAM (Internacional) 6,18
6° AMERICAN AIRLINES 6,14
7° GOL/VARIG (Internacional) 6,13
*AEROLÍNEAS ARGENTINAS 3,72
*AEROMEXICO 6,61
*AEROSUR 5,41
*AIR CANADA 6,38
*AIR CARAIBES 5,00
*AIR EUROPA/AIR ESPAÑA 4,42
*AIR ITALY 5,00
*ALITALIA 5,15
*BRITISH AIRWAYS 7,36
*CONDOR FLUGDINST 7,29
*CONTINENTAL AIRLINES 7,20
*COPA 5,72
*EMIRATES 8,34
*IBERIA 4,21
*IBERWORLD 5,00
*JAPAN AIRLINES 7,24
*KLM 7,06
*KOREAN 4,52
*LAN ARGENTINA 5,53
*LAN CHILE 7,38
*LAN EXPRESS 5,00
*LAN PERU 7,24
*LIVINGSTON 5,00
*LUFTHANSA 7,37 23
*META (Internacional) 6,73
*MEXICANA DE AVIACION 6,14
*PLUNA 5,06
*SAA 6,92
*SURINAM AIRWAYS 5,00
*SWISS INTERNATIONAL 8,20
*TAAG 2,10
*TACA 6,57
*TACV (CABO VERDE) 3,79
*TAF (Internacional) 5,33
*UNITED AIRLINES 6,22
*US AIRWAYS 6,98
*A empresa não atingiu o número mínimo de quatro quesitos com 100 avaliações para entrar no ranking internacional.
Fonte: Anac.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados