Anac apura tarifa média de R$ 318 em novembro
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje o Relatório Yield Tarifa do mês de novembro de 2009
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) publicou hoje o Relatório Yield Tarifa do mês de novembro de 2009. O documento faz o acompanhamento econômico das tarifas públicas que foram cobradas na venda de passagens. De acordo com o levantamento, o Yeld Tarifa em novembro foi de R$ 318,45, valor mais alto que outubro (R$ 312,20) e menor que novembro de 2008, quando o valor médio cobrado era R$ 416,35.
Os dados de dezembro estão sendo encaminhados à Anac pelas companhias aéreas e serão divulgados assim que estiverem disponíveis.
O relatório é feito com base nas informações fornecidas pelas companhias aéreas nacionais e informa os valores nominais por setor. Além disso, a Anac atualiza mensalmente esses dados com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e, por isso, a cada mês as tabelas serão recalculadas por esse indicador.
O indicador Yield Tarifa corresponde ao valor médio que cada passageiro paga por quilômetro voado e não considera as tarifas especiais para o mercado corporativo (negociadas diretamente entre as companhias aéreas e empresas públicas e privadas), de fretamento (acertadas com as agências de turismo) e os assentos oferecidos gratuitamente ou com desconto diferenciado (para tripulantes, funcionários, crianças que não ocupam assentos, programas de milhagem e endosso de passagem).
Os dados de dezembro estão sendo encaminhados à Anac pelas companhias aéreas e serão divulgados assim que estiverem disponíveis.
O relatório é feito com base nas informações fornecidas pelas companhias aéreas nacionais e informa os valores nominais por setor. Além disso, a Anac atualiza mensalmente esses dados com base no Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA/IBGE) e, por isso, a cada mês as tabelas serão recalculadas por esse indicador.
O indicador Yield Tarifa corresponde ao valor médio que cada passageiro paga por quilômetro voado e não considera as tarifas especiais para o mercado corporativo (negociadas diretamente entre as companhias aéreas e empresas públicas e privadas), de fretamento (acertadas com as agências de turismo) e os assentos oferecidos gratuitamente ou com desconto diferenciado (para tripulantes, funcionários, crianças que não ocupam assentos, programas de milhagem e endosso de passagem).