Índice de atrasos em novembro foi de 13%, diz Infraero
O índice de atrasos da aviação regular em novembro atingiu 13%, abaixo dos 13,8% registrados em outubro.
O índice de atrasos da aviação regular em novembro atingiu 13%, abaixo dos 13,8% registrados em outubro. Os atrasos também foram inferiores aos de novembro de 2008 (16,6%). Entre as cinco maiores empresas aéreas brasileiras – que juntas detêm 97,5% do tráfego doméstico de passageiros – todas tiveram redução nos índices de atrasos, com exceção da Tam, que enfrentou problemas no sistema de reserva e de check-in.
A Azul teve o menor índice em novembro: apenas 5,5% dos voos saíram com mais de 30 minutos de atrasos no mês, contra 6,9% em outubro. A OceanAir reduziu os atrasos dos 9,5% em outubro para 9,1% em novembro; a Gol/Varig registrou apenas 9,7% no mês passado, dois pontos percentuais a menos que em outubro; e na Webjet a redução foi de 12,6% para 11,4%. O índice de atrasos da Tam ficou em 15,3%, contra 14,7% em outubro.
Duas das três principais companhias brasileiras que realizam rotas regionais também melhoraram os índices. O melhor desempenho foi da Passaredo, 10,5% (contra 16% em outubro). A Trip/Total também reduziu os atrasos, de 22,3% em outubro para 21,6% em novembro. Já a Pantanal registrou um aumento de 11,6% para 13,9%.
Entre as companhias estrangeiras que realizam mais de 70 voos por mês partindo do Brasil, os menores atrasos em novembro foram da Copa Airlines (5,1%), da Lan (8,3%) e da Continental (9,8%) e da Tap (10,6%). As menos pontuais foram Tam Mercosur (45,5%), Aerolíneas Argentinas (41,7%), Lan Express (37,4%) e Lufthansa (28%).
Entre as empresas estrangeiras com menos de 70 voos com origem no Brasil, a Lan Peru e a Alitalia tiveram o melhor desempenho, com respectivamente apenas 2,4% e 2,6% de atrasos, seguidas por Aerosur (5,7%), Korean Air (7,1%) e Taca Peru (8,5%). Os atrasos mais significativos foram da Taag Angola Airlines, com 78,1%; da Linvingston (75%); da Surinam Airways (69,2%); da Air Italy (58,3%); e da Swiss (57,1%).
Os índices são apurados pela Infraero com base nos atrasos acima de 30 minutos de todas as empresas aéreas nos 67 aeroportos administrados pela estatal.
A Azul teve o menor índice em novembro: apenas 5,5% dos voos saíram com mais de 30 minutos de atrasos no mês, contra 6,9% em outubro. A OceanAir reduziu os atrasos dos 9,5% em outubro para 9,1% em novembro; a Gol/Varig registrou apenas 9,7% no mês passado, dois pontos percentuais a menos que em outubro; e na Webjet a redução foi de 12,6% para 11,4%. O índice de atrasos da Tam ficou em 15,3%, contra 14,7% em outubro.
Duas das três principais companhias brasileiras que realizam rotas regionais também melhoraram os índices. O melhor desempenho foi da Passaredo, 10,5% (contra 16% em outubro). A Trip/Total também reduziu os atrasos, de 22,3% em outubro para 21,6% em novembro. Já a Pantanal registrou um aumento de 11,6% para 13,9%.
Entre as companhias estrangeiras que realizam mais de 70 voos por mês partindo do Brasil, os menores atrasos em novembro foram da Copa Airlines (5,1%), da Lan (8,3%) e da Continental (9,8%) e da Tap (10,6%). As menos pontuais foram Tam Mercosur (45,5%), Aerolíneas Argentinas (41,7%), Lan Express (37,4%) e Lufthansa (28%).
Entre as empresas estrangeiras com menos de 70 voos com origem no Brasil, a Lan Peru e a Alitalia tiveram o melhor desempenho, com respectivamente apenas 2,4% e 2,6% de atrasos, seguidas por Aerosur (5,7%), Korean Air (7,1%) e Taca Peru (8,5%). Os atrasos mais significativos foram da Taag Angola Airlines, com 78,1%; da Linvingston (75%); da Surinam Airways (69,2%); da Air Italy (58,3%); e da Swiss (57,1%).
Os índices são apurados pela Infraero com base nos atrasos acima de 30 minutos de todas as empresas aéreas nos 67 aeroportos administrados pela estatal.