Artur Luiz Andrade   |   15/11/2009 12:34

Tam recebe 18 agências para comemorar migração

Se o domingo, 15, começou ontem às 13h para a equipe da Tam responsável pela migração da plataforma tecnológica do Sabre para o Amadeus, para 18 agências de viagens, de abrangência nacional, o domingo também teve início cedo.

Se o domingo, 15, começou ontem às 13h para a equipe da Tam responsável pela migração da plataforma tecnológica do Sabre para o Amadeus, para 18 agências de viagens, de abrangência nacional, o dia também teve início cedo. Já na madrugada essas empresas fizeram testes no novo portal e-Tam e hoje pela manhã seus diretores foram recebidoss na sede da Ram, na capital paulista, pelo presidente Líbano Barroso, o vice-presidente comercial e de Planejamento, Paulo Castello Branco, os diretores Klaus Kühnast, de Vendas, e Juliana Kfouri, de TI, além de gerentes de diversas áreas e do projeto Star Amadeus, como é denominado internamente.

O objetivo da reunião foi mostrar que a migração deu certo, que o domingo será de ajustes e que a Tam está preparada para atender as demandas das agências de viagens por meio do help desk montado, que ficará por pelo menos duas semanas dedicado a responder às questões da migração.

Tanto Líbano Barroso quanto Paulo Castello Branco agradeceram o empenho e a integração de todos os departamentos da Tam e a parceria com as agências de viagens, que também trabalharão no domingo por conta desses ajustes. Barroso e Castello Branco passaram o dia ontem na Tam acompanhando a migração e segundo o vice-presidente de Planejamento parecia véspera de Ano Novo, tamanho o envolvimento e o clima positivo das equipes.

Cerca de 400 pessoas trabalharam ontem na migração, somente na capital paulista, sem contar outros 300 de suporte na Europa, na sede da Amadeus, e em diversos outros pontos do globo. A equipe de migração era composta de 600 profissionais, da Tam, Amadeus e de parceiros como a IBM e a Accenture.

O sistema foi desligado ontem às 13h e às 16h todas as reservas (PNR) Sabre já estavam migradas para o novo portal e-Tam, já com a tecnologia Amadeus. A mudança de plataforma envolve 80 sistemas internos da Tam e não apenas o de reservas. Todos serão transformados em apenas cinco com a migração total.

Nos aeroportos houve movimento tranquilo, segundo Klaus Kühnast, diretor de Vendas. Havia profissionais de plantão e todos os casos foram resolvidos. Os voos da Tam operaram normalmente durante a migração.

Agora o sistema funciona normalmente para passageiros e agências, mas, como frisou Kühnast, hoje o dia será de ajustes. A Flytour, por exemplo, foi a escolhida para testar o modelo de integração de empresas com portal próprio com o novo e-Tam, via XML. Durante a madrugada foram detectados problemas, que tiveram uma solução temporária. A prvisão era de que todas as empresas que usam integração XML estivesses conectadas ao novo portal popr volta do meio-dia deste domingo.

Também foi encontrado problema na marcação de assentos por meio das agências, o que também já estava encaminhado. "O objetivo é entrar na segunda-feira com o mínimo de problemas. Criamos um blog interno em que registramos tudo o que aconteceu e a solução dada e encontrada, o que facilitará o atendimento amanhã", explcou Klaus Kühnast.

HELP DESK
Cerca de 50 pessoas (podendo chegar a 60) trabalharão no help desk montado na rua Augusta, em São Paulo, exlusivo para atendimento às agências de viagens. Instalação do software e problemas com usuário e senha são os problemas mais esperados. Caso seja necessário há uma equipe de deslocamento até as agências. O help desk é coordenado por Marco Antonio Souza, que já prestava o mesmo serviço no e-Tam antigo e o telefone é (11) 3342-5405. E-mail: suporte.etam@tam.com.br. "O Núcleo de Negócios, que atende a grandes contas, também dará suporte às agências nesse momento", disse Kühnast. Segundo ele, o help desk fica montado por duas semanas, podendo ser estendido. "Havia back-up e equipes de contingência em cada área e em cada local onde estava um grupo que participava da migração. Não tivemos de acionar essa contingência, todos os links funcionaram", disse o presidente Líbano Barroso, otimista também em relação ao início pra valer do novo portal e-Tam, a partir de amanhã.

Uma segunda equipe de atendimento às agências com portais próprios funciona na Barra Funda, e os dois help desks têm profissionais dos diversos setores envolvidos, pdoendo resolver questões diversas, da reserva à emissão, da tarifa à instalação do software de acesso ao novo e-Tam (só pode acessar o portal a agência cadastrada que participou do treinamento on-line e recebeu certificação - o link, enviada a cada agente de viagens, ainda está disponível).

LIDERANÇA E HUMILDADE
"Termos a posição que temos no mercado aumenta nossa responsabilidade com vocês, com nosso passageiro, mas isso na Tam é tratado com humildade. Estamos orgulhosos dessa virada, o Amadeus nos dará as melhroes condições para sermos da Star Alliance, o que está previsto para abril, e com isso vocês também ganharam em agilidade e produtividade. Há empresas que fazem essa migração em três, quatro anos e a equipe Tam, com apoio dos parceiros, mostrou que quando se tem um objetivo em comum, com todos integrados, consegumos atingir com sucesso as metas", disse Líbano Barroso. "Isso é o que temos de melhor para dividir com vocês todos, nossa capacidade de trabalho e energia, a humildade de ser líder e a certza de fazer muitos negócios com vocês, pois não queremos ganhar sozinhos", continuou o novo presidente da Tam, que se mostrou bastante entrosado com os líderes das maiores agências de viagens do País.

"A aposta que Líbano e eu, junto coma empresa, fizemos há um ano mostra-se acertada e coloca a Tam em um horizonte de 20, 30 anos. Ficamos mais ágeis e com melhores condioções para o mercado. No Rio há uma escola de samba, o Salgueiro, que tem como slogan, nem melhor nem pior, apenas uma escola diferente. Eu digo que a Tam é melhor e diferente", finalizou Paulo Castello Branco.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados