Team deve implementar ponte-aérea alternativa Rio-SP
Team deve implementar ponte-aérea alternativa Rio-SP.
Está para sair do papel um projeto de 2007 da empresa aérea regional carioca Team de operar uma ponte aérea alternativa entre o Aeroporto de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e Campo de Marte, em São Paulo. Com a queda da portaria 187, que liberou o uso de aeroportos do Rio, inclusive o Santos Dumont, a Team entrou com um pedido para voar diariamente a rota alternativa. Segundo o presidente da empresa, Mário César Moreira, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já se manifestou favoravelmente por meio de ofício – observando as condições operacionais e de segurança do aeroporto do Rio e de São Paulo – e solicitou que a Infraero adeque os dois aeroportos para realizar as operações em um prazo de 30 dias.
A partir daí, a Team pretende iniciar operações com quatro voos de segunda a sexta-feira, e um aos domingos, utilizando aeronaves Let 410, com capacidade para 19 passageiros e baixa emissão de ruídos. Em cada trecho a tarifa básica deve custar R$ 280. De acordo com Moreira, as rotas utilizadas são de baixa densidade e não oferecem transtornos aos moradores dos bairros próximos, respeitando os limites do aeroporto. “O nosso avião cabe exatamente nos limites de operações do Aeroporto de Jacarepaguá e Campo de Marte”, disse. “O equipamento carioca acaba de ser ampliado e está subutilizado. Não há outras empresas regulares operando no aeroporto”, acrescentou Moreira.
A partir daí, a Team pretende iniciar operações com quatro voos de segunda a sexta-feira, e um aos domingos, utilizando aeronaves Let 410, com capacidade para 19 passageiros e baixa emissão de ruídos. Em cada trecho a tarifa básica deve custar R$ 280. De acordo com Moreira, as rotas utilizadas são de baixa densidade e não oferecem transtornos aos moradores dos bairros próximos, respeitando os limites do aeroporto. “O nosso avião cabe exatamente nos limites de operações do Aeroporto de Jacarepaguá e Campo de Marte”, disse. “O equipamento carioca acaba de ser ampliado e está subutilizado. Não há outras empresas regulares operando no aeroporto”, acrescentou Moreira.