Veja as empresas que mais atrasaram em julho
Segundo a Agência Nacional de Aviação, os índices de pontualidades das companhias aéreas melhorou em julho deste ano - período de férias e de chuvas – em relação as 2008 e 2007.
Segundo a Anac, os índices de pontualidades das companhias aéreas melhorou em julho deste ano - período de férias e de chuvas – em relação aos de 2008 e 2007. Em julho passado, o indicador de atrasos para os voos regulares partindo dos 67 aeroportos administrados pela Infraero foi de 12,3% – ou seja, apenas 12 em cada 100 voos decolaram com mais de 30 minutos além do horário previsto. Em julho de 2008, o mesmo índice foi de 15,4% e, no mesmo mês em 2007, chegou a 42,7% dos voos. Os dados são apurados pela Infraero nos voos de todas as empresas aéreas nacionais ou estrangeiras que atuam no Brasil.
Apesar da queda em relação ao mesmo mês nos anos mais recentes, o indicador de julho representou um aumento sobre os meses anteriores. Em junho, os atrasos ficaram em 10% e em maio estavam em 7,5%. Entre as cinco maiores companhias aéreas nacionais em transporte regular de passageiros, apenas a Webjet, com 20,8% de atrasos, ficou com índice acima da média de 12,3% do País. O melhor desempenho no mês passado – entre as cinco maiores da aviação regular – foi da Azul (8,21%), seguida por Gol/Varig (10,1%), Tam (10,4%) e OceanAir (11,4%).
Entre as demais empresas nacionais que operam com aviação regular, a Pantanal registrou um índice baixo de atrasos, 7,6%, porém teve um alto número de cancelamentos: 34% de seus voos programados para o mês. A Trip e a Passaredo tiveram atrasos maiores: respectivamente 23,9% e 26,5%.
Já entre as companhias internacionais com mais de 50 voos semanais no Brasil, as que apresentaram menos atrasos em julho foram a Taca (3,4%), Lan Express (4,3%), Copa (6,2%), Lan (6,2%), Pluna (9,3%) e United Airlines (10,0%). A Tap, estrangeira que teve mais voos saindo do Brasil, num total de 504 em julho, apresentou 16,7% de atrasos. Os piores índices entre as estrangeiras que mais voam no País foram da Aerolineas Argentinas (45,2%), Delta Airlines (20,9%), Tam Mercosur (20,2%) e Iberia (20,0%).
Entre as companhias estrangeiras com menos voos no Brasil, o destaque positivo fica para Aeromexico, Avianca e Swiss International, que não registraram nenhum atraso acima de 30 minutos em suas mais de 30 partidas em julho. Por outro lado, outras empresas com quantidade similar de voos tiveram número bem maior de atrasos: a Taag (67,7%), a Aerosur (31,4%) e a South African Airways (25,8%). O atraso médio de todas as estrangeiras que operam no Brasil ficou em 16,0% em julho.
Apesar da queda em relação ao mesmo mês nos anos mais recentes, o indicador de julho representou um aumento sobre os meses anteriores. Em junho, os atrasos ficaram em 10% e em maio estavam em 7,5%. Entre as cinco maiores companhias aéreas nacionais em transporte regular de passageiros, apenas a Webjet, com 20,8% de atrasos, ficou com índice acima da média de 12,3% do País. O melhor desempenho no mês passado – entre as cinco maiores da aviação regular – foi da Azul (8,21%), seguida por Gol/Varig (10,1%), Tam (10,4%) e OceanAir (11,4%).
Entre as demais empresas nacionais que operam com aviação regular, a Pantanal registrou um índice baixo de atrasos, 7,6%, porém teve um alto número de cancelamentos: 34% de seus voos programados para o mês. A Trip e a Passaredo tiveram atrasos maiores: respectivamente 23,9% e 26,5%.
Já entre as companhias internacionais com mais de 50 voos semanais no Brasil, as que apresentaram menos atrasos em julho foram a Taca (3,4%), Lan Express (4,3%), Copa (6,2%), Lan (6,2%), Pluna (9,3%) e United Airlines (10,0%). A Tap, estrangeira que teve mais voos saindo do Brasil, num total de 504 em julho, apresentou 16,7% de atrasos. Os piores índices entre as estrangeiras que mais voam no País foram da Aerolineas Argentinas (45,2%), Delta Airlines (20,9%), Tam Mercosur (20,2%) e Iberia (20,0%).
Entre as companhias estrangeiras com menos voos no Brasil, o destaque positivo fica para Aeromexico, Avianca e Swiss International, que não registraram nenhum atraso acima de 30 minutos em suas mais de 30 partidas em julho. Por outro lado, outras empresas com quantidade similar de voos tiveram número bem maior de atrasos: a Taag (67,7%), a Aerosur (31,4%) e a South African Airways (25,8%). O atraso médio de todas as estrangeiras que operam no Brasil ficou em 16,0% em julho.