Marjori Schroeder   |   20/05/2009 11:10

Air France/KLM e Delta anunciam joint-venture

O grupo Air France/KLM e a Delta Air Lines anunciaram oficialmente, hoje, a assinatura de uma joint-venture para as operação transatlânticas.

O grupo Air France/KLM e a Delta Air Lines anunciaram oficialmente, hoje, a assinatura de uma joint-venture para as operações transatlânticas. Com a união, as companhias vão poder coordenar os custos das operações, com a finalidade de rentabilizar a malha aérea de ambas. A joint-venture funcionará para os voos entre a América do Norte e África, Oriente Médio e Índia, além de operações entre a Europa e vários países da América Latina.

De acordo com o comunicado das empresas, para os passageiros, a joint-venture resultará em um aumento de opções, frequências e conveniências de itinerários, com tarifas mais competitivas e serviços harmonizados.

A joint-venture representa aproximadamente 25% da capacidade total das operações transatlânticas, com um faturamento anual de cerca de US$ 12 bilhões (dados referentes a 2008/2009). “A parceria estratégica nos coloca em uma boa posição se comparado com outras grandes alianças, as quais são extremamente ativas na liderança mundial de mercado de voos de longa duração. Integrando nossas operações transatlânticas, nós iremos dar aos passageiros o que eles desejam: mais alternativas, mais frequências, mais conveniência de itinerários e aumento dos serviços”, disse o presidente e CEO da Air France/KLM, Pierre-Henri Gourgeon. “Com a otimização de nosso pool de empresas terceirizadas, a joint-venture irá nos ajudar a enfrentar a situação econômica atual e proteger nossa oferta de produtos”, completou.

A aliança resultará em uma operação conjunta de mais de 200 voos e aproximadamente 50 mil assentos por dia. A malha estará estruturada em cinco principais hubs: Amsterdã, Atlanta, Detroit, Minneapolis, Nova York (JFK) e Paris (CDG). "A estrutura desta joint venture, na qual operamos como um só negócio onde desenvolvemos estratégias consensualmente e dividimos receitas e custos, fornece incentivos para colaborarmos de uma forma que gera benefícios para clientes, acionistas e funcionários de nossas três companhias aéreas”, afirmou o CEO da Delta Air Lines, Richard Anderson.

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