Agências apresentam cases de sucesso na Aviesp; veja
Com o nome "Para mim deu certo", a Convenção Aviesp 2016 reservou uma faixa de horário para que os donos de agências associadas contassem experiências bem sucedidas em suas empresas. A ideia é disseminar boas práticas dentro da região
DOURADO (SP) - Com o nome "Para mim deu certo", a Convenção Aviesp 2016 reservou uma faixa de horário para que os donos de agências associadas contassem experiências bem sucedidas em suas empresas. A ideia é disseminar boas práticas dentro da região de abrangência da entidade, e sugerir o intercâmbio de ideias entre as agências.
Conheça os cases apresentados e inspire o seu negócio em iniciativas que deram certo, desde o contato por Whatsapp à exploração de novos nichos de clientes:
CARDÁPIO PARA CLIENTES
A Sonho Real, de Rafael Biancareli, decidiu tornar seu ambiente mais convidativo para os clientes criando um pequeno cardápio para deixar á disposição deles. Assim, segundo o autor da ideia, a compra de viagens se tornou, para alguns, uma verdadeira experiência a ser comemorada pelos clientes. "Vemos um casal emocionado fazendo um brinde quando fecha a viagem de lua de mel, e claro que isso é especial para eles. Da mesma forma, uma família comemora ali mesmo ter fechado as férias do fim do ano", conta.
CONVITE ESPECIAL
A Local Turismo, de Mariana Bellucci, completou dez anos recentemente, e a ocasião coincidiu com a mudança para uma sede maior em Campinas. A empresa decidiu convidar seus clientes para esse momento, chamando os mais fiéis para encontros comemorativos que também se mostravam oportunidade de oferecer novos produtos. "Selecionamos 90 pessoas e as convidamos para elas virem tomar um champanhe e comemorar conosco. Dessas, 33 pessoas apareceram, e 17 foram convertidas em venda. Pode parecer pouco, mas é uma boa taxa de retorno para uma ação de marketing, e para uma agência pequena como a nossa, foi significativo", ressaltou Mariana.
BLOG DE RELATOS
Após se formar em Turismo, ganhar experiência na área de intercâmbio e fazer um mochilão por 28 países, Guilherme Goss, da Reisen Turismo sentiu que já estava preparado para trabalhar de forma mais aprofundada e passar sua experiência aos demais. Vendo que as ferramentas on-line cresciam, ele criou, no blog Viajante Inveterado, um canal de comunicação para os clientes conhecerem seus produtos antes de ir às informações mais técnicas. "Saber a minha história serve para eles como um vínculo, um relato sincero que eles podem conferir antes de escolher o destino. Vejo que ganham confiança em minha empresa, e desde a criação do blog tivemos um grande aumento de acessos no site", conta o proprietário.
CONTATO POR WHATSAPP
Quando percebeu que o retorno de contatos por e-mail não era assíduo como ele desejava, Almir Conti, da Bahrein Turismo, decidiu usar o Whatsapp como ferramenta de relacionamento. Pedindo autorização para os clientes, ele os segmentou em grupos etários para enviar ofertas do interesse de cada um. "Sei que Porto Seguro mais interessar mais aos jovens, e outros lugares para clientes de mais idade. Então fazemos esse contato personalizado, que serve como 'isca' para a negociação", explica Conti. Depois de tiradas as dúvidas, uma proposta é formalizada por e-mail e fica mais fácil fechar o negócio.
TURISMO ACESSÍVEL
Parte dos cases apresentados na Aviesp dizem a respeito a encontrar um nicho de atuação e explorá-lo. Um caso emblemático é o da Accessible Tour, que, após um contato com um grupo de crianças com deficiência que não encontrava uma empresa que atendesse suas necessidades para uma viagem, percebeu que tinha um grande mercado a explorar. "Fui me informar sobre quantos são, e só no Brasil são mais de 23 milhões, e grande parte pessoas que trabalham e querem viajar nas férias", lembrou Fátima Estephan, dona da agência. Hoje, a Accessible Tour não só comercializa roteiros, mas presta consultoria e capacitação a agências que queiram se aprofundar nesse segmento.
TURISMO RELIGIOSO
Outro segmento lembrado foi o de viagens para encontros e peregrinações religiosos. No caso da Itaiubá Turismo, de Guilherme Padilha, a empresa descobriu uma chance de fidelização entre grupos que vão principalmente a Israel e ao Monte Sinai, no Egito. "Imagine 45 pessoas subindo o monte à meia-noite, escoltados pela polícia local. É algo que requer conhecimento específico", afirma Padilha, que hoje tem um público próximo a 100 pessoas por mês somente neste segmento, com tíquete médio de R$ 12 mil. A empresa estuda começar a operar os roteiros para outras agências.
ENCONTROS DE MAÇONS
Também bastante numeroso, o grupo de pessoas ligadas à maçonaria foi identificado pela Soneytur, de Carlos Tomba, que, a partir de Sorocaba, encontrou essas pessoas em todo o Estado de São Paulo para a comercialização de cruzeiros temáticos. "Chegamos a vencer para 600 pessoas em um único navio", ressalta Tomba. Agora, a empresa se prepara para fazer a viagem oficial de maçons brasileiros para o aniversário de 300 anos da Grande Loja Unida da Inglaterra, local central para os maçons. A Soneytur vai comercializar também por meio de outras agências.
LGBT
Hoje, já é sabido que os LGBT representam um nicho significativo. Mas quando a Liberté começou a olhar para esse público, em 1998, eles ainda eram marginalizados, e esse pioneirismo refletiu-se em fidelização pelos clientes da empresa. "Ainda hoje, recebo relatos de clientes que não receberam o tratamento adequado em outras empresas. É importante saber o que oferecer a essas pessoas, até porque geralmente são casais sem filhos e com um nível elevado de renda", lembra Jane Rodrigues, dona da agência
LIDANDO COM A INFORMALIDADE
A Pitoltur sabia que tinha um grande número de concorrentes não regularizados, que faziam viagens a baixo custo para grupos de sua região, em Ourinhos. Para combater essa concorrência e afirmar seu diferencial de agência formalizada, a empresa, focada em viagens a Balneário Camboriú (SC), arrendou uma pousada na cidade catarinense para, também a preços baixos, levar os turistas com uma segurança maior. Rapidamente ele ganhou a preferência, e, com o tempo, ganhou margem para construir dois hotéis próprios em Camboriú, sendo hoje uma importante influência no turismo da cidade.
Conheça os cases apresentados e inspire o seu negócio em iniciativas que deram certo, desde o contato por Whatsapp à exploração de novos nichos de clientes:
CARDÁPIO PARA CLIENTES
A Sonho Real, de Rafael Biancareli, decidiu tornar seu ambiente mais convidativo para os clientes criando um pequeno cardápio para deixar á disposição deles. Assim, segundo o autor da ideia, a compra de viagens se tornou, para alguns, uma verdadeira experiência a ser comemorada pelos clientes. "Vemos um casal emocionado fazendo um brinde quando fecha a viagem de lua de mel, e claro que isso é especial para eles. Da mesma forma, uma família comemora ali mesmo ter fechado as férias do fim do ano", conta.
CONVITE ESPECIAL
A Local Turismo, de Mariana Bellucci, completou dez anos recentemente, e a ocasião coincidiu com a mudança para uma sede maior em Campinas. A empresa decidiu convidar seus clientes para esse momento, chamando os mais fiéis para encontros comemorativos que também se mostravam oportunidade de oferecer novos produtos. "Selecionamos 90 pessoas e as convidamos para elas virem tomar um champanhe e comemorar conosco. Dessas, 33 pessoas apareceram, e 17 foram convertidas em venda. Pode parecer pouco, mas é uma boa taxa de retorno para uma ação de marketing, e para uma agência pequena como a nossa, foi significativo", ressaltou Mariana.
BLOG DE RELATOS
Após se formar em Turismo, ganhar experiência na área de intercâmbio e fazer um mochilão por 28 países, Guilherme Goss, da Reisen Turismo sentiu que já estava preparado para trabalhar de forma mais aprofundada e passar sua experiência aos demais. Vendo que as ferramentas on-line cresciam, ele criou, no blog Viajante Inveterado, um canal de comunicação para os clientes conhecerem seus produtos antes de ir às informações mais técnicas. "Saber a minha história serve para eles como um vínculo, um relato sincero que eles podem conferir antes de escolher o destino. Vejo que ganham confiança em minha empresa, e desde a criação do blog tivemos um grande aumento de acessos no site", conta o proprietário.
CONTATO POR WHATSAPP
Quando percebeu que o retorno de contatos por e-mail não era assíduo como ele desejava, Almir Conti, da Bahrein Turismo, decidiu usar o Whatsapp como ferramenta de relacionamento. Pedindo autorização para os clientes, ele os segmentou em grupos etários para enviar ofertas do interesse de cada um. "Sei que Porto Seguro mais interessar mais aos jovens, e outros lugares para clientes de mais idade. Então fazemos esse contato personalizado, que serve como 'isca' para a negociação", explica Conti. Depois de tiradas as dúvidas, uma proposta é formalizada por e-mail e fica mais fácil fechar o negócio.
TURISMO ACESSÍVEL
Parte dos cases apresentados na Aviesp dizem a respeito a encontrar um nicho de atuação e explorá-lo. Um caso emblemático é o da Accessible Tour, que, após um contato com um grupo de crianças com deficiência que não encontrava uma empresa que atendesse suas necessidades para uma viagem, percebeu que tinha um grande mercado a explorar. "Fui me informar sobre quantos são, e só no Brasil são mais de 23 milhões, e grande parte pessoas que trabalham e querem viajar nas férias", lembrou Fátima Estephan, dona da agência. Hoje, a Accessible Tour não só comercializa roteiros, mas presta consultoria e capacitação a agências que queiram se aprofundar nesse segmento.
TURISMO RELIGIOSO
Outro segmento lembrado foi o de viagens para encontros e peregrinações religiosos. No caso da Itaiubá Turismo, de Guilherme Padilha, a empresa descobriu uma chance de fidelização entre grupos que vão principalmente a Israel e ao Monte Sinai, no Egito. "Imagine 45 pessoas subindo o monte à meia-noite, escoltados pela polícia local. É algo que requer conhecimento específico", afirma Padilha, que hoje tem um público próximo a 100 pessoas por mês somente neste segmento, com tíquete médio de R$ 12 mil. A empresa estuda começar a operar os roteiros para outras agências.
ENCONTROS DE MAÇONS
Também bastante numeroso, o grupo de pessoas ligadas à maçonaria foi identificado pela Soneytur, de Carlos Tomba, que, a partir de Sorocaba, encontrou essas pessoas em todo o Estado de São Paulo para a comercialização de cruzeiros temáticos. "Chegamos a vencer para 600 pessoas em um único navio", ressalta Tomba. Agora, a empresa se prepara para fazer a viagem oficial de maçons brasileiros para o aniversário de 300 anos da Grande Loja Unida da Inglaterra, local central para os maçons. A Soneytur vai comercializar também por meio de outras agências.
LGBT
Hoje, já é sabido que os LGBT representam um nicho significativo. Mas quando a Liberté começou a olhar para esse público, em 1998, eles ainda eram marginalizados, e esse pioneirismo refletiu-se em fidelização pelos clientes da empresa. "Ainda hoje, recebo relatos de clientes que não receberam o tratamento adequado em outras empresas. É importante saber o que oferecer a essas pessoas, até porque geralmente são casais sem filhos e com um nível elevado de renda", lembra Jane Rodrigues, dona da agência
LIDANDO COM A INFORMALIDADE
A Pitoltur sabia que tinha um grande número de concorrentes não regularizados, que faziam viagens a baixo custo para grupos de sua região, em Ourinhos. Para combater essa concorrência e afirmar seu diferencial de agência formalizada, a empresa, focada em viagens a Balneário Camboriú (SC), arrendou uma pousada na cidade catarinense para, também a preços baixos, levar os turistas com uma segurança maior. Rapidamente ele ganhou a preferência, e, com o tempo, ganhou margem para construir dois hotéis próprios em Camboriú, sendo hoje uma importante influência no turismo da cidade.