Cristina Fritsch vai comandar Abav-RJ nos próximos 2 anos
Cristina Fritsch toma posse nos próximos dias como presidente da Abav-RJ. Inicialmente ela teria a concorrência da chapa do empresário Reinaldo Gama, que retirou sua candidatura poucos dias antes da votação.
“No primeiro momento, vamos chamar o agente de viagens para dentro da Abav, ouvir o que ele tem a dizer e colaborar e tocar uma gestão bastante participativa. Também daremos prioridade à instalação e aos trabalhos dos comitês dos diversos segmentos do turismo, como receptivo, câmbio, cruzeiros, transportes... Estou bastante animada, com muito gás para fazer da Abav-RJ uma entidade dinâmica e de resultados”, disse Cristina Fritsch, que toma posse nos próximos dias como presidente da entidade. Inicialmente ela teria a concorrência da chapa do empresário Reinaldo Gama, que retirou sua candidatura poucos dias antes da votação.
Com a eleição por aclamação, Cristina e sua diretoria passaram o dia na sede da Abav, no centro do Rio, e já começou o trabalho de ouvir as queixas e pedidos dos agentes. O candidato à presidência da Abav Nacional, Edmar Bull, compareceu à eleição da Abav-RJ e votou, já que sua agência, a Copastur, também é associada à regional do Rio (a sede é em São Paulo). Hoje a Abav conta com 530 agências de viagens ativas, número que já passou dos 600 na época em que a entidade prestava serviço em parceria com o Consulado dos Estados Unidos.
“Sei que uma boa gestão se faz de forma cooperativa e colaborativa e que, para atingirmos os objetivos da classe, é muito importante interagir e ouvir os nossos associados. Por isso passei o dia na Abav-RJ, pronta para receber críticas e sugestões”, disse Cristina no comunicado oficial.
A futura presidente ressalta que pretende intensificar a oferta de cursos e palestras de capacitação e, também, modernizar a Abav-RJ, usando as inovações tecnológicas a favor do agente de viagens. É preciso estarmos antenados com os constantes avanços tecnológicos, a fim de conhecermos as ferramentas disponíveis e utilizá-las em nosso benefício”, acrescentou.
“Queremos associados participativos, discutindo os seus negócios dentro da Abav-RJ. A casa do agente de viagem é a associação”, finalizou.
A Chapa What´ss Up - Abav Futuro é composta por: Cristina Fritsch - presidente, Manuel Vieira - vice-presidente, Tania Cesonis - diretora administrativa, João Carlos Vilaça - diretor financeiro, George Irmes - diretor de Capacitação e Certificação, e Luiz Strauss de Campos - diretor de Turismo Especializado. Irmes e Strauss são ex-presidentes da entidade.
PLANO DE AÇÃO DE CRISTINA FRITSCH NA ABAV-RJ
1) Ampliar e manter atualizados os canais de comunicação da Abav-RJ com os associados;
2) Interagir permanentemente com as agências associadas, realizando encontros para mapear mais detalhadamente o perfil de cada uma, de forma a proporcionar um apoio mais eficaz a todas as agências em seus diversos segmentos;
3) Intensificar o trabalho de capacitação e o treinamento continuado do agente de viagens, colocando-os em contato com as novas tendências, tecnologias e práticas, para o enfrentamento das constantes e inevitáveis transformações do mercado;
4) Promover cursos à distância para as diversas agências de viagens fora do município do Rio de Janeiro;
5) Ampliar o Convênio da Abav-RJ com a UFF – Universidade Federal Fluminense, que oferece aos associados MBA, Workshops e Cursos de extensão em Turismo, com a perspectiva da futura criação da Universidade Corporativa da Abav-RJ;
6) Promover, durante o ano, diversos fóruns de palestras para capacitação e atualização dos agentes de viagens, com temas de interesse do setor, tais como:
a) Tecnologia da Informação (TI), apontando as soluções inovadoras e as tecnologias específicas para o nosso setor, visando à geração de negócios;
b) Tributação e Encargos, visando informar e atualizar os proprietários das Agências;
c) Economia, Finanças e Mercado. Nessas palestras teremos economistas e especialistas renomados focalizando a situação atual, apontando caminhos e fornecendo dicas para melhorar a saúde financeira das agências. O objetivo é melhorar a gestão e indicar estratégias para sair deste momento de mudanças, incertezas e instabilidade no cenário político, econômico e no mercado em geral;
d) Responsabilidade Solidária, Código de Defesa do Consumidor e o Seguro de Responsabilidade Civil. O que o agente precisa saber para se proteger fazendo negócios eficazes e seguros? Como se proteger? Em quem confiar? Quais as garantias ofertadas pelos fornecedores?;
07) Criar comitês formados por representantes dos diversos segmentos explorados pelas agências de Viagens para fortalecer a cadeia produtiva do turismo: receptivo, exportativo, turismo nacional, intercâmbios, marítimo, câmbio, transporte, dentre outros;
08) Viabilizar a criação de cooperados das agências associadas em feiras como Abav Expo Internacional e outros eventos similares de interesse;
09) Relançar, em parceria com os meios de comunicação, a campanha de valorização das agências de viagens Abav-RJ;
10) Levantar dados junto ao Ministério do Turismo, Embratur, IBGE e Sebrae, dentre outros, que permitam a criação e alimentação de um Banco de Dados sobre o setor de Agências de Viagens no Rio de Janeiro. É importante o autoconhecimento do setor;
11) Promover e divulgar resultados de pesquisas sobre consumo de turismo na Internet, observando seus impactos em nossos negócios;
12) Promover encontros bimestrais com empresas aéreas, dada a importância de manter o diálogo com as mesmas;
13) Incrementar a aproximação com entidades e conselhos de turismo nas esferas municipal, estadual e federal;
14) Realizar rodadas de negócios entre agências de viagens e fornecedores;
15) Manter e ampliar o Convênio existente com o Sebrae, visando aproximar os associados da Abav-RJ dos fornecedores do interior do Estado (Serra/Mar), gerando negócios para as agências;
16) Dar continuidade aos trabalhos de:
a) Eventos como “Um dia de Cruzeiro no Rio”, a divulgação de novos destinos e o “Abav-RJ de Portas Abertas”, além de diversificar o leque de temas focalizados, visando fomentar a expansão da produção das agências;
b) Comercialização e organização do Setor Turístico da Marquês de Sapucaí, assim como o serviço de transporte nas áreas e embarque e desembarque nos lados ímpar e par, com o objetivo de proporcionar maior conforto aos turistas e melhores condições de trabalho às agências, aos operadores e aos guias - responsáveis pelo segmento receptivo.
c) Suporte à organização da infraestrutura Portuária (Píer Mauá), com destaque para melhorias no trabalho das agências de receptivo, em especial na interlocução com autoridades da área de transportes, visando facilitar o acesso aos ônibus/Vans de turismo nesta área de difícil movimentação e acesso;
d) Clínica de Fraudes: repetir a parceria com as administradoras de cartões de crédito, orientando as agências a terem precaução contra fraudes que a todo o momento acontecem no mercado;
e) Ampliação do número de conveniados no Cartão de Identificação Abav-RJ, objetivando mais opções para os associados terem descontos nos mais variados estabelecimentos: restaurantes, cursos, óticas, academias, etc.
f) Manter o agente de viagem atualizado mensalmente sobre todas as ações da diretoria executiva.
Com a eleição por aclamação, Cristina e sua diretoria passaram o dia na sede da Abav, no centro do Rio, e já começou o trabalho de ouvir as queixas e pedidos dos agentes. O candidato à presidência da Abav Nacional, Edmar Bull, compareceu à eleição da Abav-RJ e votou, já que sua agência, a Copastur, também é associada à regional do Rio (a sede é em São Paulo). Hoje a Abav conta com 530 agências de viagens ativas, número que já passou dos 600 na época em que a entidade prestava serviço em parceria com o Consulado dos Estados Unidos.
“Sei que uma boa gestão se faz de forma cooperativa e colaborativa e que, para atingirmos os objetivos da classe, é muito importante interagir e ouvir os nossos associados. Por isso passei o dia na Abav-RJ, pronta para receber críticas e sugestões”, disse Cristina no comunicado oficial.
A futura presidente ressalta que pretende intensificar a oferta de cursos e palestras de capacitação e, também, modernizar a Abav-RJ, usando as inovações tecnológicas a favor do agente de viagens. É preciso estarmos antenados com os constantes avanços tecnológicos, a fim de conhecermos as ferramentas disponíveis e utilizá-las em nosso benefício”, acrescentou.
“Queremos associados participativos, discutindo os seus negócios dentro da Abav-RJ. A casa do agente de viagem é a associação”, finalizou.
A Chapa What´ss Up - Abav Futuro é composta por: Cristina Fritsch - presidente, Manuel Vieira - vice-presidente, Tania Cesonis - diretora administrativa, João Carlos Vilaça - diretor financeiro, George Irmes - diretor de Capacitação e Certificação, e Luiz Strauss de Campos - diretor de Turismo Especializado. Irmes e Strauss são ex-presidentes da entidade.
PLANO DE AÇÃO DE CRISTINA FRITSCH NA ABAV-RJ
1) Ampliar e manter atualizados os canais de comunicação da Abav-RJ com os associados;
2) Interagir permanentemente com as agências associadas, realizando encontros para mapear mais detalhadamente o perfil de cada uma, de forma a proporcionar um apoio mais eficaz a todas as agências em seus diversos segmentos;
3) Intensificar o trabalho de capacitação e o treinamento continuado do agente de viagens, colocando-os em contato com as novas tendências, tecnologias e práticas, para o enfrentamento das constantes e inevitáveis transformações do mercado;
4) Promover cursos à distância para as diversas agências de viagens fora do município do Rio de Janeiro;
5) Ampliar o Convênio da Abav-RJ com a UFF – Universidade Federal Fluminense, que oferece aos associados MBA, Workshops e Cursos de extensão em Turismo, com a perspectiva da futura criação da Universidade Corporativa da Abav-RJ;
6) Promover, durante o ano, diversos fóruns de palestras para capacitação e atualização dos agentes de viagens, com temas de interesse do setor, tais como:
a) Tecnologia da Informação (TI), apontando as soluções inovadoras e as tecnologias específicas para o nosso setor, visando à geração de negócios;
b) Tributação e Encargos, visando informar e atualizar os proprietários das Agências;
c) Economia, Finanças e Mercado. Nessas palestras teremos economistas e especialistas renomados focalizando a situação atual, apontando caminhos e fornecendo dicas para melhorar a saúde financeira das agências. O objetivo é melhorar a gestão e indicar estratégias para sair deste momento de mudanças, incertezas e instabilidade no cenário político, econômico e no mercado em geral;
d) Responsabilidade Solidária, Código de Defesa do Consumidor e o Seguro de Responsabilidade Civil. O que o agente precisa saber para se proteger fazendo negócios eficazes e seguros? Como se proteger? Em quem confiar? Quais as garantias ofertadas pelos fornecedores?;
07) Criar comitês formados por representantes dos diversos segmentos explorados pelas agências de Viagens para fortalecer a cadeia produtiva do turismo: receptivo, exportativo, turismo nacional, intercâmbios, marítimo, câmbio, transporte, dentre outros;
08) Viabilizar a criação de cooperados das agências associadas em feiras como Abav Expo Internacional e outros eventos similares de interesse;
09) Relançar, em parceria com os meios de comunicação, a campanha de valorização das agências de viagens Abav-RJ;
10) Levantar dados junto ao Ministério do Turismo, Embratur, IBGE e Sebrae, dentre outros, que permitam a criação e alimentação de um Banco de Dados sobre o setor de Agências de Viagens no Rio de Janeiro. É importante o autoconhecimento do setor;
11) Promover e divulgar resultados de pesquisas sobre consumo de turismo na Internet, observando seus impactos em nossos negócios;
12) Promover encontros bimestrais com empresas aéreas, dada a importância de manter o diálogo com as mesmas;
13) Incrementar a aproximação com entidades e conselhos de turismo nas esferas municipal, estadual e federal;
14) Realizar rodadas de negócios entre agências de viagens e fornecedores;
15) Manter e ampliar o Convênio existente com o Sebrae, visando aproximar os associados da Abav-RJ dos fornecedores do interior do Estado (Serra/Mar), gerando negócios para as agências;
16) Dar continuidade aos trabalhos de:
a) Eventos como “Um dia de Cruzeiro no Rio”, a divulgação de novos destinos e o “Abav-RJ de Portas Abertas”, além de diversificar o leque de temas focalizados, visando fomentar a expansão da produção das agências;
b) Comercialização e organização do Setor Turístico da Marquês de Sapucaí, assim como o serviço de transporte nas áreas e embarque e desembarque nos lados ímpar e par, com o objetivo de proporcionar maior conforto aos turistas e melhores condições de trabalho às agências, aos operadores e aos guias - responsáveis pelo segmento receptivo.
c) Suporte à organização da infraestrutura Portuária (Píer Mauá), com destaque para melhorias no trabalho das agências de receptivo, em especial na interlocução com autoridades da área de transportes, visando facilitar o acesso aos ônibus/Vans de turismo nesta área de difícil movimentação e acesso;
d) Clínica de Fraudes: repetir a parceria com as administradoras de cartões de crédito, orientando as agências a terem precaução contra fraudes que a todo o momento acontecem no mercado;
e) Ampliação do número de conveniados no Cartão de Identificação Abav-RJ, objetivando mais opções para os associados terem descontos nos mais variados estabelecimentos: restaurantes, cursos, óticas, academias, etc.
f) Manter o agente de viagem atualizado mensalmente sobre todas as ações da diretoria executiva.