Aviesp orienta associados sobre caso Nascimento; confira
A Aviesp enviou há pouco um comunicado aos associados com orientações sobre como agir a partir do caso Nascimento, que entrou em recuperação judicial ontem
A Aviesp enviou há pouco um comunicado aos associados com orientações sobre como agir a partir do caso Nascimento, que entrou em recuperação judicial ontem.
Confira o documento na íntegra:
“A Aviesp, uma vez mais, se apresenta em assistência junto ao seus associados, considerada a notícia da operadora Nascimento Turismo de que solicitou recuperação judicial (antiga concordata) para a tentativa de administrar e saldar dívidas junto a credores, estando inclusive paralisada a partir hoje 21.05, para tentar gerir e organizar toda a situação.
Desta vez, a operadora de boa fé se apresentou antecipadamente informando o mercado do real quadro da empresa, sendo que em tais termos as agências de turismo devem:
- em primeiro momento contatar os fornecedores envolvidos para a avaliação e resposta sobre se os mesmos estão quitados (aéreo - hotel - outros serviços), pois esse mapa inicial é necessário para a agência ter ciência da real situação de seus paxs;
- a partir de tal ‘mapeamento’ que deve ser realizado diretamente pela agência, em havendo situação de fornecedores não quitados, é necessário avaliar quando essa viagem vai ocorrer, para também se gerir o prazo e solução imediata para o caso, pois se de um lado a agência tem o ‘problema para resolver com a operadora’, de outro lado ‘ela tem que blindar sua situação com seu cliente’, isso exatamente para não gerar mais problemas dos que os já existentes;
- nos casos de serviços não pagos é importante entender com a operadora se os pagamentos parcelados foram efetivamente suspensos, tanto os vias cartão de crédito quanto os via cheques (estes últimos precisa-se ter a certeza se foram ou não repassados a financeiras ou outros para não colocar os clientes/paxs em riscos de possíveis protestos). Essas medidas que devem ocorrer tão logo o mapeamento acima citado tenha sido realizado, como forma de se minimizar prejuízo financeiro tanto à agência quanto aos passageiros, pois tais valores não compensados poderão ser remanejados imediatamente para a quitação junto a outros fornecedores;
- situações em que ocorreram pagamentos à vista, e não existir a quitação dos serviços junto a fornecedores, deverão ser analisados com cuidado, em alta prioridade com a Nascimento, pois nestas situações as chances de prejuízos tanto para a agência quanto para os consumidores são maiores;
Aqui a Aviesp se coloca à disposição de seus associados para auxiliar dentro do possível junto à Nascimento.
Diretoria Executiva da Aviesp"
Confira o documento na íntegra:
“A Aviesp, uma vez mais, se apresenta em assistência junto ao seus associados, considerada a notícia da operadora Nascimento Turismo de que solicitou recuperação judicial (antiga concordata) para a tentativa de administrar e saldar dívidas junto a credores, estando inclusive paralisada a partir hoje 21.05, para tentar gerir e organizar toda a situação.
Desta vez, a operadora de boa fé se apresentou antecipadamente informando o mercado do real quadro da empresa, sendo que em tais termos as agências de turismo devem:
- em primeiro momento contatar os fornecedores envolvidos para a avaliação e resposta sobre se os mesmos estão quitados (aéreo - hotel - outros serviços), pois esse mapa inicial é necessário para a agência ter ciência da real situação de seus paxs;
- a partir de tal ‘mapeamento’ que deve ser realizado diretamente pela agência, em havendo situação de fornecedores não quitados, é necessário avaliar quando essa viagem vai ocorrer, para também se gerir o prazo e solução imediata para o caso, pois se de um lado a agência tem o ‘problema para resolver com a operadora’, de outro lado ‘ela tem que blindar sua situação com seu cliente’, isso exatamente para não gerar mais problemas dos que os já existentes;
- nos casos de serviços não pagos é importante entender com a operadora se os pagamentos parcelados foram efetivamente suspensos, tanto os vias cartão de crédito quanto os via cheques (estes últimos precisa-se ter a certeza se foram ou não repassados a financeiras ou outros para não colocar os clientes/paxs em riscos de possíveis protestos). Essas medidas que devem ocorrer tão logo o mapeamento acima citado tenha sido realizado, como forma de se minimizar prejuízo financeiro tanto à agência quanto aos passageiros, pois tais valores não compensados poderão ser remanejados imediatamente para a quitação junto a outros fornecedores;
- situações em que ocorreram pagamentos à vista, e não existir a quitação dos serviços junto a fornecedores, deverão ser analisados com cuidado, em alta prioridade com a Nascimento, pois nestas situações as chances de prejuízos tanto para a agência quanto para os consumidores são maiores;
Aqui a Aviesp se coloca à disposição de seus associados para auxiliar dentro do possível junto à Nascimento.
Diretoria Executiva da Aviesp"