Abav Nacional defende presença da Decolar na feira
O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, enviou e-mail ao Portal PANROTAS para comentar o debate que ocorre no blog Sem Reserva, sobre a presença do Decolar.com na Feira das Américas
O presidente da Abav Nacional, Antonio Azevedo, enviou e-mail ao Portal PANROTAS para comentar o debate que ocorre no blog Sem Reserva, de Artur Luiz Andrade (blog.panrotas.com.br/semreserva). O tema da discussão é a presença da Decolar.com como expositora na Feira das Américas. Alguns agentes estão questionando essa presença e outros profissionais defendendo o interesse da Decolar em ter estande de relacionamento no evento.
Em um trecho do e-mail, Azevedo destaca que "cada um tem que escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência de seu próprio negócio; pois reservas de mercado não existem mais e as mudanças de tecnologia e de mercado são irreversíveis. Pior do que não se adequar a essas mudanças conjunturais é desconhecê-las, pois isso certamente poderá ser fatal". E emenda: "A Decolar.com, que hoje realiza intensa campanha de mídia, estimulando o consumo de viagens, é uma agência de viagens que está regularmente constituída e associada a Abav, desde 25 de outubro de 2002".
Abaixo, a carta de Antonio Azevedo.
“Afinal, a Decolar.com na Feira da Abav significa o quê?”
A questão sugere um oportuno debate sobre o papel da Abav, que atua como representante das agências de viagens associadas, independentemente do porte, das estratégias e até dos recursos tecnológicos que são empregados por elas no atendimento presencial ou virtual de seus clientes – que, cada vez mais, demandam consultoria profissional para realizarem suas viagens a lazer ou negócios. Iniciativas como os bem-sucedidos Proagência e Benchmarking são exemplos do empenho da entidade em preparar suas associadas para enfrentarem as atuais e inevitáveis mudanças de mercado, já antevistas em congressos realizados ainda nas décadas de 80 e 90.
Fazer negócios, conhecer tendências, estreitar relacionamentos comerciais, estar atualizado e bem informado sobre a realidade do mercado são, de um modo geral, os fatores que motivam a participação de todos os expositores e visitantes na Abav – A Feira de Turismo das Américas, que em sua próxima edição reunirá mais de mil empresas expositoras, além dos destinos turísticos nacionais e internacionais, com a presença recorde de 52 países. Posicionada e reconhecida em âmbito global como a maior e mais importante feira do setor nas Américas, a exposição Abav também proporciona um intensa programação de atividades voltadas ao treinamento e a capacitação profissional. Essa é, portanto, a razão de ser e o significado do Congresso e da Exposição Abav.
As OTAs são devidamente constituídas como agência de viagens e adotam um modelo de negócio, entre tantos outros, onde cada qual ao seu modo dispõe de diferenciais competitivos. Existem agências de viagens altamente qualificadas e rentáveis focadas em segmentos e nichos de mercado, que asseguram atendimento personalizado. Existem, também com sucesso, agências que optam por modelos de negócios distintos, como a criação de uma rede de lojas próprias, a participação em sistemas de franquias, a celebração de alianças, fusões etc. Enfim, cada um tem que escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência de seu próprio negócio; pois reservas de mercado não existem mais e as mudanças de tecnologia e de mercado são irreversíveis. Pior do que não se adequar a essas mudanças conjunturais é desconhecê-las, pois isso certamente poderá ser fatal.
O fato é que o mercado, em constante transformação, testemunha inúmeras inovações que alcançam maior ou menor êxito, revelando a força da superação do agente de viagens. Basta lembrar do fracasso retumbante de centenas de sites de compras coletivas, que foram lançados no Brasil e no exterior por empresas do tipo ponto com, sem o respaldo profissional e qualificado de uma agência viagens. A Decolar.com, que hoje realiza intensa campanha de mídia, estimulando o consumo de viagens, é uma agência de viagens que está regularmente constituída e associada a Abav, desde 25 de outubro de 2002. Portanto, ela tem direitos e deveres iguais às demais associadas – diferente de muitos que reclamam e nem associados são.
Inspirado em Charles Darwin, que disse “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, estaremos, de 24 a 26 de outubro de 2012, comemorando os 40 anos do Evento Abav e as quase seis décadas de entidade, tendo como vetores – Inovação – Transformação – Superação.
Mais uma vez estaremos sinalizando rumos e indicando novos paradigmas, mas competirá de forma exclusiva a cada um pensar e mudar.
Antonio Azevedo
Presidente/Abav Nacional"
Em um trecho do e-mail, Azevedo destaca que "cada um tem que escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência de seu próprio negócio; pois reservas de mercado não existem mais e as mudanças de tecnologia e de mercado são irreversíveis. Pior do que não se adequar a essas mudanças conjunturais é desconhecê-las, pois isso certamente poderá ser fatal". E emenda: "A Decolar.com, que hoje realiza intensa campanha de mídia, estimulando o consumo de viagens, é uma agência de viagens que está regularmente constituída e associada a Abav, desde 25 de outubro de 2002".
Abaixo, a carta de Antonio Azevedo.
“Afinal, a Decolar.com na Feira da Abav significa o quê?”
A questão sugere um oportuno debate sobre o papel da Abav, que atua como representante das agências de viagens associadas, independentemente do porte, das estratégias e até dos recursos tecnológicos que são empregados por elas no atendimento presencial ou virtual de seus clientes – que, cada vez mais, demandam consultoria profissional para realizarem suas viagens a lazer ou negócios. Iniciativas como os bem-sucedidos Proagência e Benchmarking são exemplos do empenho da entidade em preparar suas associadas para enfrentarem as atuais e inevitáveis mudanças de mercado, já antevistas em congressos realizados ainda nas décadas de 80 e 90.
Fazer negócios, conhecer tendências, estreitar relacionamentos comerciais, estar atualizado e bem informado sobre a realidade do mercado são, de um modo geral, os fatores que motivam a participação de todos os expositores e visitantes na Abav – A Feira de Turismo das Américas, que em sua próxima edição reunirá mais de mil empresas expositoras, além dos destinos turísticos nacionais e internacionais, com a presença recorde de 52 países. Posicionada e reconhecida em âmbito global como a maior e mais importante feira do setor nas Américas, a exposição Abav também proporciona um intensa programação de atividades voltadas ao treinamento e a capacitação profissional. Essa é, portanto, a razão de ser e o significado do Congresso e da Exposição Abav.
As OTAs são devidamente constituídas como agência de viagens e adotam um modelo de negócio, entre tantos outros, onde cada qual ao seu modo dispõe de diferenciais competitivos. Existem agências de viagens altamente qualificadas e rentáveis focadas em segmentos e nichos de mercado, que asseguram atendimento personalizado. Existem, também com sucesso, agências que optam por modelos de negócios distintos, como a criação de uma rede de lojas próprias, a participação em sistemas de franquias, a celebração de alianças, fusões etc. Enfim, cada um tem que escolher seu diferencial competitivo ou então rever a existência de seu próprio negócio; pois reservas de mercado não existem mais e as mudanças de tecnologia e de mercado são irreversíveis. Pior do que não se adequar a essas mudanças conjunturais é desconhecê-las, pois isso certamente poderá ser fatal.
O fato é que o mercado, em constante transformação, testemunha inúmeras inovações que alcançam maior ou menor êxito, revelando a força da superação do agente de viagens. Basta lembrar do fracasso retumbante de centenas de sites de compras coletivas, que foram lançados no Brasil e no exterior por empresas do tipo ponto com, sem o respaldo profissional e qualificado de uma agência viagens. A Decolar.com, que hoje realiza intensa campanha de mídia, estimulando o consumo de viagens, é uma agência de viagens que está regularmente constituída e associada a Abav, desde 25 de outubro de 2002. Portanto, ela tem direitos e deveres iguais às demais associadas – diferente de muitos que reclamam e nem associados são.
Inspirado em Charles Darwin, que disse “Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”, estaremos, de 24 a 26 de outubro de 2012, comemorando os 40 anos do Evento Abav e as quase seis décadas de entidade, tendo como vetores – Inovação – Transformação – Superação.
Mais uma vez estaremos sinalizando rumos e indicando novos paradigmas, mas competirá de forma exclusiva a cada um pensar e mudar.
Antonio Azevedo
Presidente/Abav Nacional"