Maria Izabel Reigada   |   08/10/2010 12:48

Espanha: ranking das 10 maiores agências tem 3 on-line

Nem a crise parece frear o crescimento das agências de viagens on-line. Pelo menos no mercado espanhol. Divulgado nesta semana, o Ranking Hosteltur de Agências de Viagens, mostra três agências on-line no “top ten” das maiores agências naquele mercado.

Nem a crise parece frear o crescimento das agências de viagens on-line. Pelo menos no mercado espanhol. Divulgado nesta semana, o Ranking Hosteltur de Agências de Viagens, mostra três agências on-line no “top ten” das maiores agências naquele mercado. A primeira das on-line, a eDreams, aparece na quinta posição do ranking, com crescimento de 7% no ano passado, em relação a 2008. Juntas, as on-line cresceram 10%, segundo o estudo, contra 13% de queda das sete maiores agências tradicionais.

A Viajes El Corte Inglés é a primeira colocada no ranking das maiores agências espanholas, com faturamento de 2 bilhões de euros em 2009. Em seguida aparece a Viajes Halcón-Ecuador, com 1,19 bilhão de euros de faturamento no ano passado, seguida pela Marsans, que faturou 1,15 bilhão de euros em 2009. A quarta colocada é a Viajes Iberia, seguida pela eDreams, primeira on-line do ranking, que faturou no ano passado 650 milhões de euros. A Carlson Wagonlit Travel é a sexta colocada, seguida pela on-line Rumbo (faturamento de 455 milhões de euros), pela Barceló Viajes, pela on-line Lastminute (que faturou 220 milhões de euros em 2009) e pela Viajes Eroski.

Segundo o estudo, as sete grandes agências de viagens tradicionais somaram faturamento de 6,2 bilhões em 2009, representando queda de 13% em relação a 2008. Enquanto isso, as cinco principais agências on-line da Espanha faturaram no ano passado 1,58 bilhão de euros, ou seja, 10% mais que em 2008. Ainda assim, o crescimento das vendas das agências on-line foi inferior ao registrado em 2008 – de 30% - ou de 2007, quando as vendas das on-line cresceram 59%. O ranking espanhol é realizado pela publicação Hosteltur.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados