Nathalia Ribeiro   |   03/05/2022 16:40

BLTA fala sobre crescimento do mercado de luxo no Brasil

A CEO da BLTA, Simone Scorsato, discorreu sobre o aumento da procura de viagens de alto padrão nacionais


PANROTAS / Emerson Souza
Simone Scorsato, CEO da BLTA
Simone Scorsato, CEO da BLTA
Devido às fronteiras fechadas em 2021, os viajantes brasileiros começaram a explorar mais os destinos nacionais. O Turismo doméstico de luxo, por exemplo, testemunhou um crescimento em comparação com o período pré-pandemia em 2019. Em artigo, integrante da edição 1.518 da Revista PANROTAS, especial Luxo, a CEO da BLTA, Simone Scorsato, discorreu sobre como o segmento de alto padrão se ampliou no Brasil e atraiu novos turistas pelo País.

Confira abaixo o artigo na íntegra:

Descobriram o Brasil. Que luxo!

Não é segredo para ninguém que, em 2021, com as fronteiras fechadas, os brasileiros com desejo de viajar alçaram voos e percorreram estradas dentro de seu próprio país. O que não tínhamos dimensão era do poder não só de consumo deste hóspede, mas de seu quase total desconhecimento do Brasil, de nossa hotelaria de qualidade, do valor de nossas autênticas experiências e de nossa singular diversidade cultural.

Com dados preliminares das pesquisas internas imaginei um aumento de até 20% sobre o faturamento de 2019. Errei! Com a pesquisa anual que fazemos em conjunto com o Serviço Nacional do Comércio (Senac), o percentual é mais que o dobro: 47,2%. Q.U.A.R.E.N.T.A.E.S.E.T.E.

Este é o número que representa o aumento em faturamento dos associados BLTA em comparação com 2019. Sem sombra de dúvida, 2021 foi o ano em que o Brasil descobriu o segmento de luxo na indústria de Viagens e Turismo. Oxalá! Desde 2014, quando iniciei meu trabalho na associação, meu desafio era que a BLTA mostrasse o quanto este segmento poderia contribuir não só para a imagem do Brasil no mundo global do Turismo de luxo, mas, sobretudo, para o desenvolvimento socioeconômico do País. Sim, podemos. O chamado efeito multiplicador do Turismo está aí nestes 47,2%.

Costureiras, produtores locais, marceneiros, pintores, mestres de obras, cozinheiras, músicos, guias, motoristas, doceiras, pescadores, churrasqueiros, artesãs e tantos outros profissionais são impactados positivamente pelo Turismo. Aqui, uso e abuso quando posso da pesquisa da professora Mariana Aldrigui: são 571 setores da economia impactados pela indústria do Turismo. Ressalto que, em Viagens de Luxo, o legado, o saber fazer, o artesanal, o sustentável, o responsável, a arte e a cultura são princípios e atributos extremamente valorizados e agregados na experiência proporcionada ao hóspede.

Se em 2021 e 2022 ficamos reclusos aos eventos on-line, com eles liberamos e ampliamos nossa expertise, nossos produtos, nosso modelo de gestão de alta qualidade e lançamos o FÓRUM BLTA, um espaço gratuito para que o trade pudesse nos conhecer e nos promover melhor, mas, sobretudo, criamos um incrível espaço de capacitação em que produtos e destinos puderam reconhecer o que é excelência na hospitalidade. Ufa! Sinto-me mais aliviada depois de tantas incertezas e sofrimentos decorrentes da pandemia. Mas, se houve um fator positivo nesse período, foi que pudemos provar que o Brasil como destino turístico se uniu, se qualificou, se agigantou.

Outro dado interessante é que 63% dos associados BLTA pretendem ampliar seus negócios ao longo deste ano. (falando em novos desafios surgem pela frente. Manter o desejo de descoberta dos brasileiros (precisamos de muitos 2021s para conhecer o Brasil) e reconquistar nossos visitantes estrangeiros. Se conseguimos provar aos nossos mais exigentes viajantes brasileiros que o Brasil é incomparável, imagina o que podemos mostrar para os estrangeiros? Muito, muito mais, afinal o Brasil está na América Latina, supostamente longe de conflitos das grandes potências e é, naturalmente, belo, diverso e domina, como nenhum outro destino no planeta, a arte de bem-receber. Viaje, visite o Brasil! Estamos prontos (e não foi sorte!).”


Leia abaixo outras matérias da revista edição 1.518 da Revista PANROTAS:

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