Como é operar uma empresa de capital aberto no Turismo
Paulo Padula, Luiz Eduardo Falco e Roberto Mendes dissecaram o processo de abertura de capital de Decolar, CVC Corp e Localiza

EVOLUÇÃO NATURAL
"Tudo começa com um empreendedor que inicia seu negócio, aposta nisso, cresce e acaba buscando por sócios para expandir. O próximo passo é a evolução na direção do capital", explicou o CEO da CVC Corp, Luiz Eduardo Falco.
A chegada do investimento traz novas oportunidades de negócios e uma visão mais ampla, mas obriga, também, a empresa a aprender o processo de compliance. Prestar contas a acionistas passa a ser uma rotina que pode, dependendo do desempenho, influenciar na imagem do negócio.
"A gente passa a ter um monte de chefes, e o dinheiro deles é mais 'caro'. Isso faz com que a responsabilidade cresça", destacou o country manager do Decolar para o Brasil, Paulo Padula.
MAIS RESPONSABILIDADE
Além do acionista, a sociedade também se torna um novo "chefe" da empresa de capital aberto. Ações beneficentes, compromisso com o meio ambiente ou qualquer outra ação que influencie na imagem da companhia passam a ter uma importância muito maior.
"A reputação da Localiza nos permite captar recursos cada vez maiores, mas sendo também cobrados por esse investimentos. Tudo isso é muito volátil, depende de muitos fatores", analisou o diretor de finanças e de relações com investidores da locadora, Roberto Mendes.
Na CVC Corp, Falco destaca a necessidade de "ser e aparentar" para ter um mínimo controle sobre as variáveis que podem influenciar as ações da empresa.

"Esse dinheiro nos ajuda a pensar em aquisições, nos ajuda a expandir nosso pensamento em negócios", contou o CEO da CVC Corp. O crescimento exponencial da empresa é, sem dúvidas, o grande benefício da abertura de capital, segundo os três líderes, mas não é o único.
A oportunidade de criar uma proposta de valor com o serviço e desenvolver oportunidades de emprego para a região também atrai as empresas ao processo de IPO. O viés social foi um dos destaques de Padula, da Decolar.
"Não vejo esse com uma análise fria de dinheiro, mas sim como uma maneira de levar empregos ao Brasil e expandir minha equipe", concluiu o country manager.
O Fórum PANROTAS 2018 conta com aliança institucional da CNC Sesc Senac, apoio institucional do Sebrae Nacional, patrocínio de Accor Hotels, Aerolíneas Argentinas, AMResorts, Argo Solutions, Best Western Hotels & Resorts, Beto Carrero World, CVC, Elo, Esferatur Consolidação, Fecomércio São Paulo, Gol Linhas Aéreas, Delta Air Lines e Air France-KLM, GTA Assist, Localiza Hertz, Omnibees, R1 Soluções Audiovisuais, Reserve, Rio CVB, Royal Palm Hotels & Resorts, Sabre, Tes Cenografia, Villa Blue Tree, Visit Orlando e apoio da CEP Transportes, Pegasus Bus Orlando, Tour House, Vice Versa Tradução Simultânea e Vtex Day.