Construção do túnel entre Santos e Guarujá (SP) deve começar neste ano
Trata-se do primeiro modelo de túnel embaixo do mar na América Latina
O Ministério de Portos e Aeroportos encaminhou o projeto do Túnel de Santos para análise do Tribunal de Contas da União (TCU). De acordo com o estudo, serão investidos mais de R$ 6 bilhões no empreendimento, beneficiando mais de 2 milhões de pessoas. A previsão do governo é de que as obras tenham início já neste ano.
O projeto prevê a construção de um túnel, instalado embaixo do mar, entre as cidades de Santos e Guarujá, no Estado de São Paulo. O túnel deve ter cerca de 870 metros de extensão, com 21 metros de profundidade. Esse é o primeiro modelo de túnel embaixo do mar na América Latina.
De acordo com o ministro de Portos e Aeroportos, esse projeto também representa o fim de uma espera de mais de 100 anos para a população local. "Essa obra é fundamental para ajudar na mobilidade urbana e a qualidade de vida da Baixada Santista e, principalmente, vai ajudar no escoamento da produção do Porto de Santos, no sentido de contribuir para a segregação do tráfego portuário do urbano", garantiu.
Costa Filho disse ainda que além das obras do túnel, será feita a concessão do Canal do Porto de Santos, garantindo não só a manutenção, mas o aprofundamento do calado do Porto, para fortalecer a atividade portuária e ajudar no escoamento da produção brasileira.
A futura empresa contratada será responsável pela construção, operação e manutenção do ativo, que permitirá o tráfego de veículos de passeio e de transporte público, além de caminhões, bicicletas (ciclovia) e pedestres. A solução não irá limitar o desenvolvimento e a expansão do porto de Santos.
O trecho vai ligar as regiões de Outeirinhos e Macuco, em Santos, ao bairro Vicente de Carvalho, em Guarujá. Além da passagem de veículos, o túnel contará com uma área de circulação para ciclistas e pedestres instalada entre as seis vias de pista – três faixas por sentido, sendo uma delas adaptável ao VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).