Pedro Menezes   |   22/12/2024 12:00
Atualizada em 22/12/2024 12:23

Avião cai na Avenida das Hortênsias, em Gramado (RS), e deixa mortos

Aeronave de pequeno porte era do modelo Piper PA-42 Cheyenne e tinha decolado do aeroclube de Canela


Reprodução
Segundo informações preliminares, 10 pessoas estavam no avião. O governador Eduardo Leite já informou que não há sobreviventes
Segundo informações preliminares, 10 pessoas estavam no avião. O governador Eduardo Leite já informou que não há sobreviventes

Uma aeronave de pequeno porte caiu na Avenida das Hortênsias, a principal via de Gramado, na Serra Gaúcha, na manhã deste domingo (22), por volta das 09h, próximo à loja de chocolates Prawer. Segundo informações preliminares, 10 pessoas estavam no avião. O governador Eduardo Leite já informou que não há sobreviventes.

Veja o vídeo abaixo que mostra o momento da explosão

Segundo o Capitão do Corpo de Bombeiros de Gramado, o capitão Bastos, a aeronave bateu contra a chaminé de um prédio, acertou uma casa e caiu sobre uma loja de móveis. Os detritos da aeronave ainda atingiram uma pousada, na qual duas pessoas foram resgatadas sem ferimentos. A brigada militar segue isolando o local.

A Defesa Civil do Estado já confirmou 09 mortes. Outras 15 pessoas foram encaminhadas para o hospital da cidade com alguns ferimentos ou por terem inalado fumaça do incêndio. Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, a área foi isolada e o trânsito de Gramado para Canela está totalmente intertidada no momento.

Reprodução
Local da queda da aeronave
Local da queda da aeronave

Já a aeronave de pequeno porte era do modelo Piper PA-42 Cheyenne e tinha decolado do aeroclube de Canela (RS) com direção a Jundiaí (SP). Segundo informações preliminares, por ter caído logo depois da decolagem, o avião tinha uma grande quantidade de combustível, o que explica a explosão logo após a queda.

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, já está a caminho de Gramado e afirmou que a prioridade é garantir o isolamento da área e atender as vítimas que sofreram ferimentos.

Reprodução
Cenário é de destruição na Avenida das Hortênsias às vésperas do Natal
Cenário é de destruição na Avenida das Hortênsias às vésperas do Natal

"Estou acompanhando junto às forças de segurança do Estado o triste episódio de queda de uma aeronave em Gramado. Estamos com todo o efetivo do município e de Canela mobilizado para atender a ocorrência. Infelizmente, as informações iniciais dão conta de que os ocupantes da aeronave não sobreviveram"

Eduardo Leite, governador do Rio Grande do Sul

A loja de móveis atingida pela aeronave é a "Boutique de Móvel Design", que já se manifestou nas redes sociais. De acordo com a direção da loja, "não havia nenhum funcionário no momento. Estão todos bem, apesar do enorme susto. Nossos mais sinceros sentimentos aos familiares das vítimas envolvidas nesta tragédia".

Prefeitura de Porto Alegre disponibiliza rede de atendimento

A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), já se colocou à disposição do Governo do Estado para auxiliar no atendimento às vítimas. Equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) estão a postos para colaborar no transporte terrestre e aéreo dos feridos.

Além disso, a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) de queimados do Hospital de Pronto Socorro (HPS) também foi disponibilizada para receber as vítimas que necessitarem de atendimento especializado.

“Acompanhamos com tristeza as notícias sobre o acidente em Gramado. Entrei em contato com o governador Eduardo Leite e o vice Gabriel Souza, colocando as estruturas de saúde da Capital à disposição. Equipes do Samu e o setor de queimados do HPS de prontidão para o atendimento às vítimas”

Sebastião Melo, prefeito de Porto Alegre


Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados