Trem bala Rio-SP pode sair do papel e transportar 30 milhões por ano
Transporte sobre trilhos pode se tornar realidade em 2032 com passagens a R$ 300 e viagens de 1h30
O projeto de implementar as viagens de trem bala entre as cidades do Rio de Janeiro e São Paulo não é nenhuma novidade. Em 2009, a então ministra da Casa Civil do governo Lula, Dilma Rousseff, já prometia a entrega do transporte rápido sobre trilhos entre as cidades antes da Copa de 2014!
Dez anos se passaram e o projeto nunca saiu do papel. A verdade mesmo é que esse projeto já existe há cerca de 35 anos. Mas será que agora vai? Se for mesmo, virará uma realidade através de investimentos privados.
A grande responsável pela implementação do trem bala no eixo RJ-SP é a TAV, que ganhou autorização para a construção em fevereiro de 2023 e, neste ano, já deve entregar os estudos de viabilidade ao Governo Federal, via Agência Nacional dos Transportes Terrestres (ANTT).
O projeto atual prevê o início das construções em 2027 e o início das operações em 2032. O trem bala seria capaz de transportar até 30 milhões de passageiros por ano, que percorreriam uma distância de 418 quilômetros em apenas uma hora e meia.
Embora o dobro da duração de uma ponte aérea, o trem bala reduziria em 4h30 o transporte terrestre entre as cidades na comparação com as viagens rodoviárias, com praticamente o mesmo preço (bilhetes a partir de R$ 300 nos valores atuais).
Em entrevista ao portal BN Americas, Bernardo Figueiredo, ex-diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e atual CEO da TAV Brasil, destacou os próximos passos do projeto que quer ligar o centro da cidade do Rio de Janeiro ao bairro de Água Branca, em São Paulo.
Preços, trajetos e capacidade do trem bala
A empresa à frente do trem bala, formada por consultores e advogados especializados no segmento ferroviário, além de terminar os estudo de viabilidade, já está em busca de investidores para o projeto. Para sair do papel, o trem bala entre Rio e São Paulo precisará de R$ 30 bilhões de investimentos.
De acordo com Bernardo Figueiredo, em entrevista exclusiva ao portal BN Americas, o trajeto teria uma duração de viagem de 1h30 através do trem expresso direto, sem paradas, mas também haverá uma opção de paradas intermediárias, com mais tempo de duração da viagem.
O trem bala poderá chegar a 300 quilômetros por hora e ter a capacidade de transportar 30 milhões de pessoas por ano. Mas e o preço disso tudo? De acordo com o CEO da TAV, haverá duas tarifas: uma mais próxima do que é praticado atualmente no segmento rodoviário e outra mais próxima das passagens aéreas.
"O preço para uma viagem expressa, sem paradas e com serviços equivalentes aos de aviões, será de cerca de R$ 500 em valores atuais. Já para as viagens onde terão paradas em cidades, mais equivalente aos serviços de ônibus, o preço será de R$ 300"
Bernardo Figueiredo, CEO da TAV