Microchip, exame e mais: as novas exigências para levar cães aos EUA
Veja como preencher os novos formulários obrigatórios! Novas regras podem incluir quarentena de 28 dias
Gol e Latam anunciaram a suspensão do transporte de animais de estimação para os Estados Unidos em meados de julho, como vimos aqui no Portal PANROTAS. A decisão, que passou a valer no dia 1º de agosto, estava ligada a novos requisitos para entrada de cães.
As novas regras foram detalhadas recentemente pelos Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos (CDC). Cada país tem uma regra diferente. Como o Brasil está na lista de países de grandes riscos para a doença da raiva, as exigências são maiores.
Entre elas, requisitos de idade e saúde do animal, exigência de microchip implantado em cada cão, exame e revacinação antirrábica antes de entrar nos EUA e até a possibilidade de quarentena de 28 dias. VEJA COMO PREENCHER OS FORMULÁRIOS OBRIGATÓRIOS ABAIXO.
Mais de 2 milhões de animais de estimação são transportados por via aérea para os EUA todos os anos, o que torna significativas quaisquer modificações nas regulamentações que regem as viagens aéreas deles. É bom frisar que as novas diretrizes chegaram para substituir uma suspensão temporária promulgada em 2021,
Regras para entrada de cães nos EUA
- Requisitos de idade e saúde: os cães devem ter pelo menos 6 (seis) meses de idade e estar com boa saúde ao chegar aos EUA.
- Deve ter microchip: cada cão deve ter um microchip implantado que carregue suas informações de identificação. E não pode ser qualquer microchip, só aqueles que têm scanner universal para detecção. O microchip deve ser implantado antes de receber a vacina antirrábica, caso contrário, a dose será invalidada.
- Documentação obrigatória: vários documentações são necessárias, incluindo formulário de importação do CDC preenchido com antecedência, com fotografia do cão, e um comprovante de vacinação contra raiva, que varia dependendo de onde o cão foi vacinado.
- Certificado de Vacinação Antirrábica Estrangeira e Formulário de Microchip: este formulário é preenchido pelo veterinário e endossado por um veterinário oficial do governo (veja mais detalhes abaixo). Atenção: o número do microchip deve estar em todos os formulários e documentos de suporte necessários.
- Todos os cães vacinados fora dos EUA que estiveram em um país de alto risco (Brasil está incluído) devem reservar um atendimento em alguma unidade de cuidados com animais registrada no CDC para exame e revacinação antes de entrar nos EUA.
- Mais detalhes importantes: se o cão não tiver um certificado de sorologia antirrábica válido, será necessário ficar de quarentena por 28 dias. Além disso, se o cão estiver recebendo a 1ª dose da vacina antirrábica, ela deverá ser administrada pelo menos 28 dias antes do cão entrar nos EUA.
Orientações para preencher o formulário do CDC
Quem preenche o formulário? Este formulário deve ser preenchido pela pessoa que importa (transporta) o cão para os Estados Unidos.
Quanto custa? Grátis!
Quantos cães podem ser incluídos em um formulário? Cada cão deve ter seu próprio formulário. Se você estiver levando mais de um animal para os EUA, deverá preencher um formulário para cada cão.
Quando o formulário deve ser preenchido? Pode preencher o formulário no dia da viagem. O CDC recomenda, no entanto, preenchê-lo alguns dias antes da viagem. Se algo mudar, como data da viagem ou aeroporto de chegada, será preciso enviar um novo formulário.
Quais informações preciso para preencher o formulário?
- Foto do cão recente (somente arquivos jpg, png, gif) mostrando rosto e corpo. Cães com menos de um ano de idade devem ter suas fotos tiradas até 15 dias antes da viagem para os Estados Unidos.
- Número do microchip - Certifique-se de inserir o número do microchip do cão com precisão neste formulário. Normalmente, é possível encontrar esse número nos registros veterinários do animal.
Por quanto tempo o formulário é válido? O documento é válido para uma única entrada nos EUA, com data de chegada exata. O formulário pode ser enviado a qualquer momento antes da viagem, exceto para cães com menos de um ano de idade, cuja foto deve ser tirada até 15 dias antes da viagem para os EUA.
Como mostro o recibo do formulário às autoridades? O recibo do Formulário de Importação de Cães do CDC pode ser impresso ou exibido na tela do telefone para autoridades alfandegárias ou companhias aéreas dos EUA (se aplicável).
Mais informações: certifique-se de que todos os dados informados no formulário, incluindo o aeroporto de chegada do cão, estejam corretas antes da chegada. Se alguma informação mudar antes da partida, o dono precisará enviar um novo formulário.
Certificação de Vacinação Antirrábica Estrangeira e Formulário de Microchip
Quem preenche o formulário? Um veterinário. O formulário deve então ser endossado por um veterinário oficial do governo no país de onde o cão é proveniente. O veterinário que preenche e endossa o formulário pode ser o mesmo. Cada país tem sua própria lista de veterinários oficiais do governo, então atente-se a isso!
Onde posso encontrar o formulário? O veterinário do cão pode encontrar o formulário neste link e as instruções visitando este link oficial do CDC. Aqui está um PDF (em inglês) para ajudar o profissional no preenchimento.
Quanto custa? É preciso entrar em contato com o veterinário do cão para solicitar os custos.
Quando o formulário deve ser preenchido? No máximo 30 dias antes da viagem. ATENÇÃO: se o cão estiver recebendo sua primeira dose de vacina antirrábica, ela deverá ser administrada pelo menos 28 dias antes do cão entrar nos EUA.
Por quanto tempo o formulário é válido? 30 dias após ser assinado pelo veterinário do cão.
Como mostro o formulário às autoridades? O documento deve ser assinado pelo veterinário do cão, eletronicamente ou manuscrito, e ser impresso. O documento deve acompanhar o cão e ser apresentado à companhia aérea (se aplicável) e à Alfândega e Proteção de Fronteiras dos EUA logo na chegada ao país.
Veja essas e mais informações (em inglês) na página oficial do CDC.