Tráfego de passageiros no Brasil e América Latina avança até abril
O Brasil, principal mercado da região, apresentou crescimento de 3,1% no período
O tráfego de passageiros na América Latina e no Caribe cresceu 4,2% nos primeiros quatro meses de 2024. Entre os principais mercados, os que tiveram crescimento mais significativo foram o Uruguai (22,1%), seguido do Peru (21,2%) e da Colômbia (16,6%). O Brasil, principal mercado da região, apresentou crescimento de 3,1% no período. Os dados são do Conselho Internacional de Aeroportos da América Latina e Caribe (ACI-LAC).
Já em relação apenas aos números de abril, o tráfego total de passageiros aumentou 3,4%. Os países com maior crescimento percentual em abril de 2024 em relação a 2023, foram a Colômbia (22,4%), Peru (20%), Chile (13%) e Panamá (11%). O Brasil registrou aumento de 4,6%.
Por outro lado, alguns países registaram redução no tráfego de passageiros, com destaque para o caso do México, que caiu 3% em abril de 2024 face ao ano anterior. No período acumulado de janeiro a abril deste ano, o país cresceu 0,4% em relação a 2023, o menor crescimento dos principais mercados latino-americanos.
“Excluindo a situação atípica que tem ocorrido no mercado mexicano, a evolução do tráfego na região tem sido muito positiva. Desta forma, o que podemos constatar nestes dados preliminares é que a região apresentou, em geral, resultados notáveis nos primeiros quatro meses de 2024”, afirmou Rafael Echevarne, diretor-geral de ACI-LAC.