Base Aérea de Canoas terá operações ampliadas a partir deste domingo (30)
O aeródromo passará de cinco para sete voos diários, chegando a 98 movimentos semanais
Azul, Gol e Latam anunciaram recentemente o aumento das operações para Porto Alegre, via Base Aérea de Canoas, que começou a receber voos no fim de maio. E no próximo domingo (30), as operações serão enfim ampliadas.
O aeródromo militar passará de cinco para sete voos diários, chegando a 98 movimentos semanais entre pousos e decolagens. Essas novas operações serão complementadas entre 17h35 e 21h. Com passagens à venda, Canoas recebe voos dos aeroportos de Congonhas, Guarulhos e Viracopos, todos no estado de São Paulo.
Segundo a Fraport, concessionária que administra o Salgado Filho e as operações atuais em Canoas, a ampliação das frequências só foi possível a partir da instalação de torres de iluminação e revisão da estrutura operacional da Base Aérea. Com isso, serão viabilizadas novas posições para voos noturnos no local. Os novos horários foram validados pelo Comando da Aeronáutica e pela Anac.
Check-in, embarque e desembarque no Salgado Filho
Por outro lado, como já vimos no Portal PANROTAS, os serviços de check-in, embarque e desembarque, que atualmente estão sendo efetuados no Terminal Park Shopping Canoas, retornarão para o Aeroporto Salgado Filho a partir da primeira quinzena de julho.
A operação contempla a utilização de parte do Terminal de Passageiros que não foi impactada pela enchente e possibilita viabilizar estes procedimentos para um número maior de passageiros, considerando justamente o incremento de voos projetados para a Base Aérea de Canoas.
A Base Aérea de Canoas é um dos nove aeródromos escolhidos pelo Governo Federal para absorver parte da malha aérea operada no Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha, fechado por tempo indeterminado em decorrência das enchentes que afetaram o estado.
A importância do Salgado Filho para o turismo gaúcho
Conforme dados divulgados pela Secretaria de Turismo de Gramado, mais de 8 milhões de turistas visitaram a cidade em 2023. Para este ano a expectativa do trade era superar essa marca. A matriz econômica do município, assim como na vizinha Canela, é baseada no turismo e a maior fatia de visitantes utiliza o Aeroporto Salgado Filho para chegar ao Rio Grande do Sul e subir a Serra.
Com queda significativa no movimento, a Região das Hortênsias busca estratégias para incrementar a circulação de pessoas. E uma das alternativas é a realização de eventos importantes para o desenvolvimento turístico e para a economia local.
“A presença das pessoas é o que move a economia da nossa cidade, é o que gera emprego e renda e torna Gramado uma cidade tão pujante. E um dos principais destinos turísticos do Brasil tem papel fundamental nesse momento de retomada, assim como a nossa empresa que manteve a data de realização do Festuris e reagendou o Connection Terroir do Brasil para contribuir na superação deste momento tão delicado no nosso estado”, comenta a CEO do Festuris e do Connection, Marta Rossi.