Juliana Monaco   |   22/05/2020 16:14

86% das empresas de transporte rodoviário devem reduzir oferta

Segundo o estudo da BlaBlaCar, 84% das empresas vão diversificar seus canais de venda para a retomada.


Divulgação/ Terminal Rodoviário do Tietê
Em março, o modal ônibus teve uma queda de 38% na intenção de compra
Em março, o modal ônibus teve uma queda de 38% na intenção de compra
Apesar de ser um dos setores essenciais, o transporte rodoviário tem sido altamente impactado pela crise decorrente da pandemia de covid-19. De acordo com o estudo realizado pela BlaBlaCar, o faturamento diário caiu 83% em março, comparado a um dia útil normal. Em relação ao mesmo período do ano passado, houve um encolhimento de 36% na taxa de crescimento das empresas dos setores de Turismo de transporte.

Em geral, as buscas por Turismo caíram exponencialmente, principalmente relacionadas à intenção de compra. Nos dados globais, o modal ônibus demonstra ser o menos afetado, enquanto no Brasil o impacto tende a ser maior por ser o principal meio de transporte de longa distância. Em março, o modal ônibus caiu 38% na intenção de compra e a locação de carros caiu 48%, comparado ao mês anterior. Em âmbito geral, quase 70% das empresas tiveram queda de pelo menos 75% no número de passageiros.

RETOMADA DO TRANSPORTE RODOVIÁRIO

Segundo o levantamento, mais de 46% dos gestores acreditam que vão enfrentar a crise melhor que seus concorrentes. Metade acredita também que os volumes voltarão aos níveis pré-crise em até seis meses, enquanto a outra metade é menos otimista, incluindo 4% de pessimistas que acreditam que os volumes não serão retomados.

Para a retomada, quase 90% prevê aumento na exigência em relação à higiene e que videoconferências substituirão viagens a trabalho. Além da redução de oferta (86%), as medidas adotadas durante a crise incluem maior higienização dos veículos (75%), suspensão de taxas de remarcação (66%), redução de jornadas de trabalho (68%) e adiamento de pagamentos a fornecedores (91%).

Em relação à redução de custos e aumento de receita, 84% dos gestores vão diversificar seus canais de venda (incluindo ambiente online), 50% vão focar em operações e 39% planejam parcerias ou fusões. Para otimizar a retomada, a BlaBlaCar recomenda que as empresas se preocupem com a higiene em primeiro lugar e, posteriomente, foquem seus esforços nas pessoas que ainda têm intenção de viajar ou estão indecisas.

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados