Porsche e Boeing se unem para desenvolver carro voador
Empresas assinaram memorando para explorar o setor de mobilidade e tráfego aéreo urbano, com direito a protótipo de um carro voador, totalmente elétrico
A Porsche e a Boeing assinaram um memorando de entendimento para explorar o mercado de mobilidade e a extensão do tráfego urbano no espaço aéreo, o que inclui no projeto um carro voador de luxo. Junto com a Aurora Flight Sciences, subsidiária da Boeing, as empresas estão desenvolvendo o conceito para um veículo de decolagem e pouso vertical, totalmente elétrico.
Engenheiros de ambas as empresas, bem como as subsidiárias da Porsche, que são a Porsche Engineering Services GMBH e Studio FA Porsche, implementarão e testarão um protótipo. Como parte do acordo, haverá a formação de uma equipe internacional para abordar vários aspectos do setor, incluindo a análise do potencial de mercado de veículos premium e possíveis casos de uso.
"A Porsche procura aprimorar seu escopo como fabricante de carros esportivos. A longo prazo, isso pode significar uma mudança para a terceira dimensão da viagem", afirma o membro do Conselho Executivo da Vendas e Marketing na Porsche, Detlev von Platen. "Estamos combinando os pontos fortes de duas empresas globais líderes para abordar um potencial segmento de mercado importante do futuro.”
Um estudo da Porsche Consulting prevê que o mercado de mobilidade aérea urbana crescerá mais rápido após 2025. Além disso, as soluções de mobilidade transportarão passageiros de maneira mais rápida e eficiente do que os meios convencionais atuais de transporte terrestre, a um custo menor e com maior flexibilidade.
"Essa colaboração se baseia em nossos esforços para desenvolver um novo ecossistema de mobilidade seguro e eficiente e oferece uma oportunidade para investigar o desenvolvimento de um veículo de mobilidade aérea urbana premium com uma marca automotiva líder", ressaltou o vice-presidente e gerente geral da Boeing, Steve Nordlund.