Embraer e Uber revelam conceito de táxi aéreo
Primeiro conceito de drone que deve receber passageiros do Uber foi revelado em evento em Los Angeles
A EmbraerX, parte da Embraer voltada ao desenvolvimento de negócios disruptivos, revelou nesta semana o primeiro conceito de seu próprio eVTOL, sigla para Veículo Elétrico de Decolagem e Pouso Vertical - uma espécie de táxi aéreo ou drone para passageiros. Desenvolvido em uma parceria com a Uber, o modelo foi apresentado no evento Uber Elevate Summit 2018, em Los Angeles
O veículo deve ser utilizado no futuro pela empresa de compartilhamento de caronas, e carrega como missão oficial servir passageiros em ambientes urbanos "com base em segurança, experiência do passageiro, acessibilidade econômica e com baixo impacto para as comunidades, em termos de emissões e ruído", afirmou a Embraer em comunicado.
“Estamos desenvolvendo soluções para trazer transporte aéreo sob demanda para áreas urbanas e assim melhorar a qualidade de vida de milhões de pessoas. Nossa colaboração com as principais partes interessadas irá acelerar a chegada desse novo ecossistema”, afirmou, durante o evento, o presidente da EmbraeX, Antônio Campello.
De acordo com a empresa, o conceito apresentado nesta semana foi projetado com base na interação com potenciais passageiros urbanos de transporte aéreo e sobre suas expectativas para o serviço.
"A mobilidade urbana está prestes a ser transformada e estamos determinados a ter um papel fundamental nesse importante mercado”, comentou por fim o presidente e CEO da Embraer, Paulo Cesar de Souza e Silva.
OUTROS CONCEITOS
Vale lembrar que outro protótipo de táxi voador, este desenvolvido pela Nasa, foi divulgado pela Uber em fevereiro deste ano como conceito para o Uber Air - a ideia era estrear o projeto em 2020 nas cidades de Dubai, Dallas e Los Angeles. Resta aguardar para saber qual modelo será utilizado (ou se ambos), quando serão lançados e onde iniciarão suas operações.