Artur Luiz Andrade   |   26/12/2024 09:08

Quais as Tendências de CRM para 2025? Confira os insights mapeados pela Pmweb

IA e hiper personalização estão entre os destaques do estudo

Reprodução Pmweb

A Pmweb publicou esta semana o estudo Tendências de CRM para 2025, com o objetivo, segundo a empresa, de mostrar o que vem por aí e também apresentar as principais características do comportamento do consumidor, além de analisar o cenário atual. Avanços da tecnologia, mudanças na expectativa do consumidor e aumento da competitividade são os principais fatores que moldam as tendências segundo a Pmweb.

“A adoção de IA, automações e a personalização baseada em dados continuarão a ser o foco central, para proporcionar experiências mais ricas e eficazes em todos os pontos de contato para o cliente”, diz a empresa na apresentação do estudo.

1 - Tendências gerais de CRM para o próximo ano:

1.1 – Integração de Inteligência Artificial Generativa para automação e personalização

O que permitirá Automação inteligente de tarefas, reduzindo o trabalho manual e permitindo que os times se concentrem em atividades mais estratégicas. Também irá gerar análises preditivas mais robustas (com identificação de oportunidades antes mesmo que o ciente perceba suas necessidades). E trará assistentes virtuais mais avançados, com bots mais sofisticados em atendimentos mais complexos.

1.2 – Omnicanalidade totalmente conectada e experiências híbridas

Ou seja, o CRM integrado a todos os pontos de contato com o cliente, seja no on-line ou no off-line, nas redes sociais, apps, canais de CRM e até nas experiências físicas.

O que permitirá integração entre lojas físicas e on-line e sincronia de múltiplos canais.

1.3 – Experiências em tempo real e reatividade ágil

Os consumidores esperam respostas rápidas e interações instantâneas das marcas.

O uso de chatbots e assistentes de IA continuarão a evoluir para fornecer respostas em tempo real e suporte 24/7. As campanhas de marketing poderão ser ajustadas conforme a mudança de comportamento do cliente.

1.4 – CRM orientado para ESG

O que permitirá mais transparência nas operações e conexão com causas sociais.

Como a responsabilidade social é uma das tendências importantes para 2025, as empresas que adotarem essas práticas serão as que mais se destacarão no mercado, prevê a Pmweb. Dessa forma, o CRM precisa se integrar a essas iniciativas.

Reprodução Pmweb

2 - O comportamento do consumidor

A Pmweb aponta como tendências no comportamento dos consumidores as compras digitais, o consumismo ético, a hiperpersonalização e o comércio social.

  • Dados da empresa mostram que 70% dos consumidores estão dispostos a pagar mais por produtos de origem ética ou sustentável.
  • Confiança é chave para o consumidor e 41% deles dizem comprar apenas de marcas que conhecem bem e nas quais confiam.
  • 66% dos consumidores esperam que as marcas entendam suas necessidades e preferências e criam jornadas de experiência do cliente adequadas e elas.

Perfis que ditarão os rumos do mercado em 2025

A Pmweb definiu quatro personas de consumidore que vão ditar as regras no próximo ano.

2.1 – Os neo-niilistas

São avessos à volatilidade do mundo atual e estão buscando felicidade e novo sentido de propósito, longe do mainstream.

Seus interesses incluem ideias especulativas e gêneros criativos fora do mainstream, como capitalismo regenerativo, cultura do caos ou games e substâncias psicodélicas como forma de terapia.

As melhores ferramentas para conquistar esse consumidor são honestidade, autenticidade e humor. Eles não querem sentir que foram convencidos e precisam de marcas que estejam no seu nível.

Características: Contemplativos, pensadores alternativos, inconformados e em busca de propósito.

2.2 – Redutores

Após abraçarem a conveniência digital e a vida remota, esses consumidores querem restabelecer sua conexão com o mundo físico e com as comunidades, por meio de um toque humano.

Priorizam a gentileza e a integridade. Agem se percebem algo errado e esperam o mesmo das marcas. Se preocupam mais com o bem-estar dos outros do que com o seu próprio.

Precisam ter certeza de que os valores de suas marcas são os mesmos que os deles.

Características: Ocupados, impulsionados, por um propósito, focados na comunidade e em busca de conexão.

2.3 – Protetores do tempo

Para eles, o tempo é o recurso mais valioso. Querem investir em coisas e momentos que tornem a vida mais rica.

Precisa de serviços que lhe deem mais tempo livre, além de modelos de locação ou propriedade coletiva livres do conceito tradicional.

Querem liberdade e flexibilidade, além de coisas que agreguem valor.

Características: Equilibrados, querem enriquecimento pessoal, não material, e hedonistas.

2.4 – Pioneiros

Esse consumidor é como um aparelho eletrônico: tem que ligar na tomada. Sua atenção é despertada por meio de ideias novas e produtos versáteis, capazes de tornar os mundos físico e virtual mais acessíveis para todos.

Precisam de soluções que melhorem o mundo, facilitem a vida de pessoas de todas as idades e capacidades ou serviços e produtos personalizados, feitos para durarem mais. Curiosos, se sentem igualmente confortáveis no mundo físico e no digital – para eles, o propósito é mais importante que a plataforma.

Características: Assumem riscos, empreendedores, em busca de inspiração e intensos.

Reprodução Pmweb

3 - Tendências específicas de CRM para 2025

Especificamente sobre o CRM, as previsões da Pmweb indicam que ele será mais inteligente, ágil e mais que nunca centrado no cliente. Os canais serão mais diversificados, com integrações mais robustas e aplicações de estratégias de customer centric.

3.1 – Tendências em E-mail marketing

O canal continua a ser uma das ferramentas mais poderosas no marketing digital.

  • Hiper personalização avançada (indo além do nome do cliente e da segmentação básica)
  • Conteúdo dinâmico e interativo (com a possibilidade de mudanças da campanha em tempo real e interações diversas com o conteúdo)
  • Automação baseada em IA (ajudando a criar campanhas que respondam automaticamente a comportamentos e preferências dos clientes)
  • Foco na experiência do usuário (a experiência de leitura dos e-mails será um foco estratégico para 2025, com designs e layouts mais responsivos)
  • Automação da jornada do cliente (tecnologia guia o cliente da fase de conhecimento ao pós-venda, com conteúdos programados para cada etapa).

3.2 – Tendências em Push notifications

Os pushes têm se consolidado como atributo essencial do CRM e para 2025 as estratégias estarão mais focadas em personalização, omnicanalidade e uso de tecnologias mais avançadas para criar experiências maios relevantes para cada usuário.

  • Segmentação baseada em comportamentos
  • Push notifications como parte de estratégias omnichannel
  • Mensagens interativas e com conteúdo rico

3.3 – Tendências em Push In-app e Web Push

  • Hiper personalização e conteúdo
  • Conteúdo interativo e gamificação

3.4 – Tendências para o WhatsApp

  • WhatsApp como canal de vendas direto
  • WhatsApp Business API e Integração com o CRM
  • Reengajamento e programas de fidelidade
  • Ferramenta de pesquisa e feedback

3.5 – Tendências em SMS

  • Personalização avançada e segmentação mais robusta
  • Mensagens bidirecionais e interativas
  • Foco em segurança e autenticação

4 - Insights finais

O estudo da Pmweb sobre Tendências em CRM para 2025 termina com 6 insights para as marcas:

  1. Invista em IA generativa para oferecer uma experiência mais personalizada
  2. Aproveite a automação no CRM para melhorar a eficiência de sua equipe
  3. Crie campanhas hiper personalizadas
  4. Implemente análises preditivas para antecipar as necessidades de seus clientes
  5. Ofereça atendimento de alta qualidade com assistentes virtuais
  6. Entenda o perfil do seu consumidor.

“Em 2025, os consumidores estarão cada vez mais preocupados com o impacto social e ambiental das empresas. Você pode construir uma imagem mais responsável e criar uma conexão emocional mais forte com seus cliente”, finaliza o estudo da Pmweb.

Saiba mais nas redes sociais da @pmweb ou em marketing@pmweb.com.br



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