Tecnologia é aliada para melhorar experiência do viajante, diz estudo da Amadeus
Pesquisa aponta que não há uma causa única de angústia nas viagens - e elas variam no tipo de viajante
Uma nova pesquisa realizada pela Amadeus nos Estados Unidos constatou que, apesar dos volumes encorajadores de viajantes observados em muitos mercados em 2024, as pessoas continuam enfrentando uma série de frustrações durante suas viagens.
O estudo revela que, embora os atrasos, o planejamento, o custo e a experiência no aeroporto estejam entre as principais preocupações, não há uma causa única de angústia, e cada viajante vivencia o atrito de forma diferente - e a tecnologia pode ser uma grande aliada para melhorar a experiência em uma viagem.
Veja destaques da pesquisa abaixo:
Origem do atrito
Quando perguntados sobre a origem do atrito durante uma viagem, os viajantes dos EUA citam as principais causas de angústia e preocupação como:
- Lidar com atrasos/cancelamentos (68%)
- O custo combinado da viagem (50%)
- Coordenar a viagem entre várias pessoas (47%)
- Navegar pela segurança e pelo controle de fronteiras em um aeroporto (46%)
- Encontrar acomodações adequadas (38%)
Tipos de viajantes e faixas etárias
Quando segmentados por tipo de viajante, os viajantes a negócios geralmente sofrem mais atritos do que aqueles que viajam a lazer. Por exemplo, um número maior de viajantes a negócios citou a comparação de preços entre sites (44% contra 39%), a compreensão de taxas e impostos (42% contra 36%) e a busca de opções de acomodação adequadas (45% contra 33%) como mais angustiantes do que os viajantes a lazer.
Outras diferenças foram identificadas ao comparar diferentes faixas etárias. Por exemplo, 49% dos viajantes da Geração Z disseram que encontrar as rotas e os horários corretos para uma viagem é angustiante, em comparação com apenas 35% das pessoas com mais de 65 anos.
Papel da tecnologia
Quando perguntados sobre a utilidade da tecnologia para reduzir o sofrimento relacionado a viagens, aplicativos móveis para planejamento (89%), remarcação automática em caso de atrasos, etiquetas digitais de rastreamento de bagagem, reservas de viagens integradas entre companhias aéreas e hotéis e identificação e documentos de viagem totalmente digitais (todos 86%) foram citados como úteis pela maioria dos viajantes.
Mas e o toque humano?
A pesquisa da Friction Removed também aponta uma série de situações em que os viajantes querem mais interação humana. Os viajantes a lazer buscam o toque humano em:
- Segurança do aeroporto e controle de fronteiras (44%)
- Check-in e check-out de hotéis e acomodações (43%)
Os viajantes a lazer também veem um papel significativo para a contribuição humana quando se trata de planejar quase todos os tipos de viagem, liderados por:
- Viagens em família (onde 47% dos entrevistados querem mais interação humana)
- Viagens com foco em acessibilidade (47%)
- Cruzeiros (46%)
- Sozinho (43%)
- Grupo (40%)
O relatório completo pode ser acessado aqui.