ROI: como metrificar o impacto de produtos e tecnologia?
Veja quais aspectos levar em conta, de acordo com o head de Produtos do Banco Neon
Durante o Travel Tech Hub Day, realizado hoje (4) no Cubo Itaú, em São Paulo, o head de Produto do Banco Neon, Igor Torres, explicou de que forma as empresas podem metrificar o impacto de produtos e tecnologia, já que muitas vezes isso não pode ser feito de forma quantitativa.
Segundo ele, para fazer esse cálculo, é preciso levar os seguintes aspectos em conta:
Fazer uma lista de backlog, considerando esses fatores:
- IRR: visão geral do impacto sobre o custo;
- Com o budget, quantas iniciativas é possível fazer?;
- Nível de confiança: qual é a probabilidade de acertar o que foi estipulados?;
- Payback Time: se a iniciativa se paga mais rápido.
Mapear a jornada
- Faça uma análise da proporção entre as oportunidades de ganho e os pontos de dor. Qual é a proporção entre os dois? Qual pesa mais? A partir disso, é possível fazer um rascunho das inciativas para mitigar as dores.
Medir o nível de confiança
- "Quando pensamos em iniciativas, estamos mirando um alvo que queremos atingir. Para atingi-lo, há uma distância que mostra o quão perto estamos dessa oportunidade. Essa distância é o nível de confiança", destaca Torres.
Calcular o investimento
- É preciso calcular o nível de complexidade para executar uma iniciativa versus a quantidade de pessoas no time versus salário médio do time. “Esse cálculo pode envolver outras coisas, como manutenção, aquisição de novas ferramentas, aumento de servidor, sabendo quanto custa cada pessoa que está alocada nesse projeto", comenta Igor Torres.
Patrocinadores Travel Tech Hub Day
O Travel Tech Hub Day, da comunidade Travel Tech Hub, conta com os seguintes patrocinadores e apoiadores:
Argo, Conta Simples, Copastur, Iterpec, Krooze, Ligaí, Lemontech, Omnibees, Onfly, Paytrack, Planne, Travel Compositor e ViagensPromo; apoio: Abav-SP | Aviesp, Cubo Itaú, Inovativos e Turistech Hub.