Quando usar (ou não) a Inteligência Artificial? Especialista conta no Next
Alexandre Cordeiro, fundador da Travel Tech hub, pontuou momentos em que tecnologia pode ser prejudicial
JOÃO PESSOA (PB) - A Inteligência Artificial (IA) já é uma realidade no Turismo. Inclusive gigantes do setor como Expedia, Decolar e Mondee já utilizam a tecnologia para oferecer serviços otimizados aos seus clientes. No entanto, em um momento que as utilidades da IA são discutidos, pouco se adverte sobre quando a tecnologia pode ser, na verdade, prejudicial.
Em palestra no PANROTAS Next de João Pessoa, Alexandre Cordeiro, fundador do Travel Tech Hub, pontuou quando os agentes de viagens devem usar a IA para otimizar suas tarefas cotidianas, assim como quando eles devem evitar a tecnologia e priorizar a "inteligência natural". No raciocínio do palestrante, a inteligência artificial não é uma ferramenta para substituir o trabalho, mas sim para otimizar. "Se você não quer ser substituído por um robô, não seja um robô", afirmou.
Entre os momentos em que profissionais do Turismo devem evitar a Inteligência Artificial, estão:
- Tarefas que precisam de Inteligência Humana;
- Substituição de tarefas que demandam análise ou julgamento;
- Trabalhos sem revisão ou ajustes;
- Também não se deve usar a IA "no automático" (sem reflexão sobre o papel que ela cumprirá dentro daquela tarefa).
Já entre os momentos em que o uso da IA é indicado para os agentes de viagens, estão:
- Automatizar processos, aumentar a eficiência e produtividade;
- Tarefas repetitivas e mecânicas realizadas de maneira mais rápida e precisa;
- Liberar pessoas para tarefas mais criativas e estratégicas;
- Requalificação profissional e adaptação às novas demandas do mercado de trabalho.
Entre os casos em que o uso da Inteligência Artificial é recomendado por Cordeiro, estão:
- Campanhas e peças de marketing;
- Suporte ao viajante, criando uma base de conhecimento para um chatbot;
- e Sugestão de roteiros.
Participam do evento com patrocínio Coris, CVC, Setur Bahia, Setur Ceará, Viaje Paraná e ViagensPromo, além do apoio da Luck Receptivo, Nord Hotels e Travel Tech Hub.