Conheça 10 cases de inovação tecnológica em Viagens
Empresa de soluções de pagamento ganha prêmio de Inovação na Phocuswright Conference
FORT LAUDERDALE, FLÓRIDA – A parte da tarde do segundo dia da Phocuswright Conference, que ocorre em Fort Lauderdale, na Flórida, dedicou uma sessão para a apresentações de cases de inovação inscritos por empresas estabelecidas (e não startups, que têm um programa à parte no evento).
Soluções para pagamentos no setor de Viagens ainda foram um dos temas com mais representantes e não apenas isso, o júri formado por executivos da Amadeus, Amex Business Travel, CarTrawler, Clear Sky e Expedia, entre outras empresas, escolheu uma empresa de soluções de pagamento para marketplaces como a vencedora do Innovation: Launch.
A ConnexPay, que promete unificar soluções de pagamento em uma plataforma única, foi a grande vencedora. Em segundo lugar ficou a BabyQuip, empresa de aluguel de itens para crianças durante as viagens em famílias (tem de berço a cadeirinha para veículos, de brinquedos a carrinhos).
A plateia, porém, preferiu algo mais diferente e escolheu a TripFusion by Vacayou, uma solução que incorpora a reserve de serviços de bem estar às reservas hoteleiras. Segundo o criador do serviço, os spas perdem cerca de US$ 1 bilhão em receita por ano por conta da ineficiência nos processos e ferramentas de reservas e consultas. Os hóspedes adeptos dos serviços de weelness, segundo a empresa, gastam 177% mais que os hóspedes tradicionais. Um mercado com muito potencial e que a plateia da Phocuswright abraçou.
Mas os jurados estavam bem rígidos e queridinhos da audiência eram colocados contra a parede: “como você vai ganhar dinheiro com isso?”, “por que usar a sua solução como intermediário se posso ir diretamente no operador na ponta?”, “onde está a inovação se você usa um produto (o cartão virtual) que recebe muitas críticas do setor?” foram alguns dos questionamentos.
Confira abaixo os cases que disputaram a premiação vencida pela ConnexPay.
RAMP: Uma solução única para os relatórios de despesas e gerenciamento dos gastos em viagens corporativas. Inovador? Os jurados acharam a solução boa, mas mais do mesmo no mercado. Saiba mais em ramp.com.
MOBI: Uma plataforma colaborativa de Inteligência Artificial para o B2B. Voltada para agências de viagens e call centers, a ferramenta atua como um consultor de viagens. Saiba mais em takemobi.com.
TOUR REVIEW: Usa inteligência artificial e BI para reunir reviews de empresas e serviços de Tours e Atividades em um só lugar. Como o TripAdvisor. Saiba mais em: tourreview.com.
VISAHQ: Uma das mais questionadas e originais, a empresa uma inteligência artificial para ajudar nas questões de mobilidade e imigração. Não ficou muito claro para os jurados a viabilidade do negócio, já que a empresa atuaria apenas nos 10% de viajantes que usam um eVisa. Segundo dados da OMT, dos viajantes internacionais no mundo, 53% precisam de um visto, 16% conseguem o visto na chegada ao destino e 21% não precisam de visto nas viagens. Saiba mais em: visahq.com.
REPUSHTI: Não é algo novo, mas oferece serviços de reverificação de viagens, do status das reservas às categorias contratadas. Segundo a empresa, 10% de erros em pagamentos são identificados pela ferramenta. Saiba mais em repushti.com.
BABYQUIP: Aluguel de utensílios para crianças nas viagens em família. São 50 mil itens no portfólio. Saiba mais em babyquip.com.
JUSTT.AI: Automação de conferência de pedidos de chargeback por parte dos clientes. Objetivo é verificar as fraudes e pedidos falsos. Saiba mais em justt.ai.
TRIPFUSION BY VACAYOU: Vencedor do prêmio da plateia, incorpora os serviços de wellness nas ferramentas de reserva de hotéis. Saiba mais em vacayou.com.
CONNEXPAY: Vencedor do prêmio do júri, é uma plataforma única para soluções de pagamento para marketplaces. Recebe e efetua pagamentos para essas companhias on-line. Saiba mais em connexpay.com.
WEEVA: Única plataforma voltada à sustentabilidade entre as candidatas, e voltada ao Turismo, acaba de lançar uma ferramenta que permite, via inteligência artificial, respostas imediatas a perguntas que seriam feitas a especialistas no tema. Saiba mais em weeva.earth.
No geral, os cases apresentados foram bons, mas nada espetaculares ou capazes de deixar a plateia surpresa. Inovação não é disrupção, afinal, e pode ser medida com mudanças em direção à eficiência, melhoria dos serviços e solução de problemas eternos, como meios de pagamento e relatórios de despesa.
A PANROTAS é media partner da Phocuswright Conference, com proteção GTA.