Embratur lança iniciativa para democratizar tecnologia no Turismo
EmbraturLAB teve início nesta terça-feira (2), durante o segundo dia do Web Summit Rio
A Embratur acaba de lançar o EmbraturLAB nesta terça-feira (2), no estande do Sebrae, durante o segundo dia do Web Summit Rio, que acontece até o dia 4 no Riocentro, no Rio de Janeiro.
“O Brasil voltou ao mercado internacional e a Embratur voltou junto. A primeira iniciativa, o EmbraturLAB, vem com o foco em pensar o futuro, em desenvolver oportunidades de inovação e sustentabilidade. Startups e empresas de tecnologia serão convidadas, a partir de hoje, a pensar soluções para o Turismo. Este piloto no Rio é devido ao volume grande que acelera erros e acertos. Uma pesquisa da FecomercioRJ apontou alguns gargalos e escolhemos dois pilares: hospitalidade e os ativos da cidade, como cultura e gastronomia", explica o diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Roberto Gevaerd.
Segundo Gevaerd, até oito startups serão escolhidas na primeira fase e três serão apontadas para aportes de R$ 70 mil para a implantação da solução desenhada. A duração será de quatro meses.
"Queremos que a tecnologia também seja ativo da área de Turismo, unindo esforços para o acesso a recursos tecnológicos, e que melhore a experiência do turista, começando no Rio e depois espalhando pelo Brasil. O intuito é democratizar este acesso à tecnologia para o setor do Turismo", finaliza.
1. Experiência do turista estrangeiro no Brasil: conforto e hospitalidade
Buscamos soluções para promover uma melhor experiência do turista estrangeiro no Brasil, como: Informação turística qualificada e de ampla acessibilidade; Comunicação em idiomas estrangeiros em serviços e atrações turísticas; Mobilidade excelente; Meios de pagamento e conversão de moeda facilitados; Ambientes limpos e agradáveis; Infraestrutura; Conservação de pontos históricos e disponibilidade de visitação; Economia circular e regenerativa.
2. Brasil, destino exuberante: valorização do turismo brasileiro
Buscamos soluções que ajudem a tornar o país um destino líder em atração de turistas interessados em natureza e cultura, como: Gastronomia; Cultura; Música; Artesanato; Compras; Recursos naturais e ecoturismo; Informação turística; Promoção de marketing e comunicação do turismo brasileiro; Serviços turísticos; Esportes; Economia circular e regenerativa.
Podem participar startups B2B, B2C, B2B2C e B2G em fase de operação e tração.
“O Brasil voltou ao mercado internacional e a Embratur voltou junto. A primeira iniciativa, o EmbraturLAB, vem com o foco em pensar o futuro, em desenvolver oportunidades de inovação e sustentabilidade. Startups e empresas de tecnologia serão convidadas, a partir de hoje, a pensar soluções para o Turismo. Este piloto no Rio é devido ao volume grande que acelera erros e acertos. Uma pesquisa da FecomercioRJ apontou alguns gargalos e escolhemos dois pilares: hospitalidade e os ativos da cidade, como cultura e gastronomia", explica o diretor de Gestão Corporativa da Embratur, Roberto Gevaerd.
Segundo Gevaerd, até oito startups serão escolhidas na primeira fase e três serão apontadas para aportes de R$ 70 mil para a implantação da solução desenhada. A duração será de quatro meses.
"Queremos que a tecnologia também seja ativo da área de Turismo, unindo esforços para o acesso a recursos tecnológicos, e que melhore a experiência do turista, começando no Rio e depois espalhando pelo Brasil. O intuito é democratizar este acesso à tecnologia para o setor do Turismo", finaliza.
ACELERAÇÃO EMBRATURLAB
As startups podem se inscrever para participar do piloto até o dia 5 de junho neste link. As temáticas são dividas em dois eixos:1. Experiência do turista estrangeiro no Brasil: conforto e hospitalidade
Buscamos soluções para promover uma melhor experiência do turista estrangeiro no Brasil, como: Informação turística qualificada e de ampla acessibilidade; Comunicação em idiomas estrangeiros em serviços e atrações turísticas; Mobilidade excelente; Meios de pagamento e conversão de moeda facilitados; Ambientes limpos e agradáveis; Infraestrutura; Conservação de pontos históricos e disponibilidade de visitação; Economia circular e regenerativa.
2. Brasil, destino exuberante: valorização do turismo brasileiro
Buscamos soluções que ajudem a tornar o país um destino líder em atração de turistas interessados em natureza e cultura, como: Gastronomia; Cultura; Música; Artesanato; Compras; Recursos naturais e ecoturismo; Informação turística; Promoção de marketing e comunicação do turismo brasileiro; Serviços turísticos; Esportes; Economia circular e regenerativa.
Podem participar startups B2B, B2C, B2B2C e B2G em fase de operação e tração.