Da Redação   |   12/04/2022 15:27
Atualizada em 12/04/2022 15:29

Travel Techs: o que são e como estão transformando Hotelaria e Turismo

Brasileiros já se beneficiam dos serviços prestados por essas empresas tecnológicas durante suas viagens


iStock/Converse
Mesmo sem saber, brasileiros já se beneficiam dos serviços prestados por essas empresas tecnológicas durante suas viagens
Mesmo sem saber, brasileiros já se beneficiam dos serviços prestados por essas empresas tecnológicas durante suas viagens

As inovações tecnológicas alcançaram o segmento de viagens. Parte do processo de modernização dos setores de hotelaria e turismo, de modo geral, se deve ao trabalho desenvolvido pelas Travel Techs. Essa nomenclatura, apesar de parecer nova, representa um conjunto de soluções que estão à disposição dos consumidores desde meados de 2000, seja por meio das reservas feitas online ou por outros serviços relacionados a viagens gerenciáveis pela internet ou aplicativos.

O uso das ferramentas e soluções digitais para planejamento de viagens a passeio ou corporativas estavam se fortalecendo gradativamente até o surgimento da Covid-19. Com as restrições impostas pela pandemia, o setor de viagens e turismo se tornou o mais atingido no país, conforme demonstram os dados da pesquisa conduzida pelo Sebrae, em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV).

No movimento de retomada econômica, as Travel Techs passaram a ganhar força e assumir maior protagonismo, frente aos grupos de turismo que não digitalizaram seus processos. Com isso, conseguiram oferecer soluções digitais que substituíram burocracias e dezenas de papéis e contratos. Os ganhos em tempo e segurança são marcadores que transformaram por definitivo a maneira de se viajar.


A EVOLUÇÃO DAS TRAVEL TECHS
O 1º Anuário de Travel Techs do Brasil, divulgado no ano passado, em 2021, pela Loureiro Consultores, mostrou que existem 219 Travel Techs em atuação no Brasil. Embora estejam centradas em um segmento, essas empresas possuem atividades multifacetadas. Este fato fez com que o anuário criasse 7 grandes categorias de classificação: agenciamento e reservas online, despesas corporativas, eventos, tecnologia para outros players, mobilidade, experiências e hospedagem.

A partir das categorias, essas novas empresas fundamentam suas ações em objetivos específicos, que incluem apresentar uma solução mobile, automatizar viagens, integrar serviços, otimizar tempo, reduzir custos e garantir a satisfação do cliente. Ou seja, a excelência na experiência do usuário, no final das contas, aparece como ponto central dessa nova relação.


NOVA FORMA DE VIAJAR
Com foco no consumidor, as Travel Techs aparecem, atualmente, como a promessa para o futuro do turismo brasileiro. Devido às inovações implantadas, hoje basta ter um smartphone nas mãos e/ou conexão à internet para acessar inúmeras facilidades, que vão desde a compra de passagens aéreas, reserva de um quarto de hotel e, até mesmo, o aluguel de carros para se locomover com mais liberdade e segurança durante o passeio.

Devolver a independência e autonomia aos viajantes, sem prejuízo ao fornecimento e às comodidades desejadas em uma viagem, parece ser a junção que assegura o sucesso desse novo modelo de negócio. O Ministério do Turismo acompanha essa evolução, e, por isso, busca parcerias para desenvolver um hub de inovação turística que eleve o Brasil a um status de referência em tecnologia aplicada ao turismo.

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