Vinicius Novaes   |   30/03/2020 12:21
Atualizada em 31/03/2020 13:19

Como criar um webinar em dez passos

Por conta do isolamento social, muitas empresas do setor têm apostado na criação de webinars

Por conta do isolamento social, muitas empresas do setor têm apostado na criação de webinars com os mais diversos conteúdos. O objetivo é aprimorar os profissionais da área durante a quarentena. Mas como preparar um webinar que seja efetivo para o seu público final?

Pensando em ajudar você, a PANROTAS elencou dez pontos úteis para que você crie o seu vídeo.

1: Plataforma
Escolha uma plataforma para a realização dos webinars – lembrando que algumas são gratuitas e outras, pagas

Google Hangouts
Facebook
YouTube
WebinarJam
Twitch
WeBex
GoToWebinar
GoToMeeting

2: Tema
É fundamental que o tema atenda aos seus objetivos, mas eles não devem ser diferentes dos interesses do público – ou o webinar não irá adiantar de nada. Nessa definição, vale fazer um exercício semelhante ao que você adota para a escolha de temas para o seu blog, caso tenha um

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3: Data
Escolha uma data que o seu público estará disponível – sexta-feira ou uma véspera de feriado não são bons dias. Outra dica importante: quanto menos o seu evento concorrer com outros que possam afetar sua audiência direta ou indiretamente, melhor.

4: Landing page
Depois de defeinir o tema, a data e o horário do seu webinar, é preciso caprichar na peça que irá garantir a presença do usuário entre os inscritos para o evento. Uma landing page é uma página de conversão. Com um visual limpo e sem distrações, ela funciona como um convite para o webinar

5: Divulgação
E-mail marketing (essa tática é muito útil se você tem uma boa base de e-mails cadastrados), mídias sociais (é importante explorar todas as mídias sociais onde seus leads e seus clientes estão, sejam elas Facebook, Twitter ou Instagram) e CTA (CTA é uma chamada à ação do usuário. Em meio a um post no blog ou no seu próprio site, ele pode ser apresentado na forma de banner, como um botão e mesmo através de um link no texto)

6: Roteiro
Elabore um roteiro com as ações a adotar, porque, ao contrário do que pode parecer, existe uma série de detalhes que não devem ser esquecidos. Escreva o que vai falar: essa é uma das principais dicas


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7: Recursos visuais

Vale construir um ambiente propício à transmissão do conhecimento, mas na medida certa. Isso significa que a sala que será utilizada não deve ter elementos que irão poluir a imagem. Opte pelo básico, como um quadro branco e uma caneta apropriada para destacar pontos necessários

8: Apresentação
Mesmo que a intenção seja apresentar sozinho o webinar, tenha uma “retaguarda” para controlar os comentários, por exemplo. Se houver problemas na transmissão, essa pessoa também cumpre o papel de avisá-lo. Lembre-se de ser claro e didático, explicando o assunto e retomando pontos que exigem atenção

9: Resultados
O número de participantes é o primeiro fator para contabilizar os resultados do seu webinar. Dica importante: é interessante promover uma pesquisa junto àqueles que assistiram ao evento online – o que pode ser realizado por e-mail

10: Disponibilize o vídeo
Disponibilizar o conteúdo em plataformas como o YouTube ajuda a reforçar a sua autoridade e a atrair a atenção da audiência para a sua marca ou empresa, gerando tráfego para seu site ou blog.

Clique aqui para conferir a lista de empresas de Turismo que estão apostando em webinars durante a quarentena.


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