Quais são os apps mais usados por líderes do Turismo?
15 profissionais entre os grandes do setor para saber quais aplicativos e ferramentas eles consideram essenciais em suas respectivas áreas
A Revista PANROTAS consultou 15 profissionais entre os grandes do setor para saber quais aplicativos e ferramentas eles consideram essenciais em suas respectivas áreas, para ajudar no planejamento e organização de seu ambiente de trabalho e, por que não, para facilitar a vida pessoal.
Entre simples apps que já vêm em qualquer smartphone do mercado a softwares dos quais muitos nunca nem ouviram falar, confira o que esses líderes de operadoras, hotéis, associações, agências, empresas de tecnologia, aéreas, cruzeiros e até uma gestora de banco tem a dizer.
Confira abaixo os apps e ferramentas preferidos de alguns desses líderes.
“Sou uma pessoa que busca simplicidade, praticidade e funcionalidade. Não é o app que te faz eficiente e competente, mas a sua organização, planejamento e disciplina de execução. A tecnologia deve nos servir, e não o oposto.”
Esta é a primeira parte dos 15 líderes. Para ver todos, confira o Portal PANROTAS amanhã ou confira a reportagem completa na revista. A reportagem está na página 26 da edição 1.408, que circula nesta semana a todos os assinantes e também na versão WhatsApp. Para facilitar, também colocamos a seguir:
Entre simples apps que já vêm em qualquer smartphone do mercado a softwares dos quais muitos nunca nem ouviram falar, confira o que esses líderes de operadoras, hotéis, associações, agências, empresas de tecnologia, aéreas, cruzeiros e até uma gestora de banco tem a dizer.
Confira abaixo os apps e ferramentas preferidos de alguns desses líderes.
“Sou uma pessoa que busca simplicidade, praticidade e funcionalidade. Não é o app que te faz eficiente e competente, mas a sua organização, planejamento e disciplina de execução. A tecnologia deve nos servir, e não o oposto.”
- Bloco de Notas: é muito útil para anotar tarefas pendentes por empresa ou projeto em que atuo, posts pendentes, temas a estudar e escrever, agenda, controle financeiro e assuntos a discutir.
- WhatsApp: arquivo cada conversa respondida para deixar na página inicial somente as pendências.
- App de banco e cartão: tenho uma relação centralizada com um banco para facilitar a gestão.
- Waze
- App de e-mails
- Google Maps: planejo toda minha logística antes de sair para minimizar imprevistos e economizar tempo.
- Youtube: uso para me distrair com músicas e vídeos na academia
- iFood
- Apps de conference calls
- Apps de mobilidade: Como CEO da R11 Travel, sou um profissional que precisa estar constantemente em trânsito. Apps de mobilidade como Waze, Uber e Google Maps, só para citar alguns, otimizam meu tempo de deslocamento. O Google Maps, que mostra caminhos e distâncias com carro ou a pé, tanto na cidade que moro como nas que visito a trabalho ou lazer, é muito útil. Posso verificar restaurantes e outros estabelecimentos na região e me programar com certa antecedência.
- Apps de corrida: correr é uma das minhas paixões. Apps como o Strava, Run Go e Pace, e o da Garmin, que registra as corridas, são excelentes. É muito satisfatório chegar em uma cidade e poder descontrair fazendo roteiros de corrida em locais iconográficos como Orlando, Londres, Vancouver, Nova York, Paris, Londres, Miami, entre tantos destinos que tive privilégio de conhecer melhor praticando o esporte.
- Apps de companhias aéreas e cruzeiros: Os apps das companhias aéreas em que viajo me permitem check-in antecipado, reserva e mudança de assentos, acompanhamento das malas despachadas e tantas outras comodidades úteis.
- Incluo aqui os apps das companhias de cruzeiros que distribuímos com exclusividade e que são extremamente úteis. O app da Royal Caribbean, por exemplo, me permite fazer check-in antecipado com foto de documentos e passaporte previamente escaneados, o que representa ganho de tempo no terminal de entrada dos portos. E tanto a Royal Caribbean como a Celebrity Cruises e a Azamara têm um programa diário de atividades a bordo, reserva de uma série de opções de entretenimento e de excursões diárias via app, além de outras ferramentas que proporcionam uma experiência amplificada e intuitiva para explorar tudo que o navio tem a oferecer. Os apps contam ainda com a praticidade de poderem ser acessados com wi-fi do cruzeiro, sem custo, e incluírem opções de chat com a família e amigos a bordo. Logicamente as pessoas podem e querem desconectar, mas têm essa praticidade à disposição.
- Apps de comunicação: Os apps que considero fundamentais são o e-mail do Outlook para comunicação corporativa, agendamento de reuniões e compromissos, além do WhatsApp. Este último é uma ferramenta que, além de aumentar a produtividade e o contato direto com minha equipe na R11 Travel mesmo à distância, é um importante meio para que eu fique em contato também com a família quando viajo.
- Gestão da Interação com o Cliente (apps e uso de inteligência artificial)
- Gestão da Reputação Online
- Gestão de Canais
- Gestão de Custos de Distribuição
- Gestão de Inteligência de Mercado
- Gestão de Receitas (RMS)
- Gestão de Relacionamento com o Cliente (CRM)
- Integração de Sistemas ERP com RMS
- Sistema de Reservas e Venda On-line
- Sistema Integrado de gestão (ERP)
- Skyscanner e Kayak: utilizamos para detectar alertas e mostrar a variação dos preços das passagens em vários períodos durante o ano todo. O Kayak, por exemplo, tem guias de viagens e mapas de calor com os lugares mais importantes em determinadas regiões. Por aqui, costumamos sugerir uma espécie de agenda cultural para o período da viagem nacional e/ou internacional. Os filtros de pesquisas desse site também servem para compararmos, principalmente, os valores de nossos acordos locais e globais. Se há tamanha disparidade, procuro entender os motivos com meus executivos dedicados das companhias aéreas e com os gestores de viagem do Mercado.
- WhatsApp: é a mais ágil ferramenta utilizada por aqui entre os integrantes do time antes, durante ou depois de cada viagem. O Banco disponibiliza wi-fi para seus funcionários. Em suma, quer dizer que estamos conectados diariamente.
- Seat Guru: é muito comum indicarmos essa ferramenta para os viajantes que não têm assistentes. Não é todo viajante que gosta de viajar num assento de costas para o piloto. Sem ajuda, ele vai descobrir somente lá na hora e pode se aborrecer com a opção que lhe restou.
- Exchange: app que ajuda a encontrar o menor preço da casa de câmbio ou do banco mais próximo. Também oferece o serviço de delivery do valor que foi trocado.
- Google Translate: usamos, principalmente, para auxiliar com a tradução de despesas da Ásia e Emirados Árabes. Para isso, apontamos a câmera para o texto e o aplicativo traduz o que está escrito na imagem ao vivo. Também funciona em versão offline.
- Google Maps: essa ferramenta ajuda muito a se deslocar durante viagens, para consultarmos distâncias entre os hotéis do diretório global e a localização dos compromissos.
- TripAdvisor: tem enorme quantidade de usuários avaliando hospedagens, restaurantes etc, o que nos ajuda na recomendação. A foto tirada por um viajante costuma ser mais real que a do site do estabelecimento. Uma das funcionalidades do app é o “perto de mim agora”. Com isso, conseguimos encontrar instantaneamente diversos locais e costumamos verificar as opções durante a viagem.
- Spotify e Youtube: por último, mas não menos importante vem a música. Aqui, pode-se dizer que somos movidos à energia dos ritmos. Buscamos manter o bom-humor através de conversas e tratamentos informais ouvindo música durante o dia todo. O clima desde o começo do dia é sempre harmônico. E nem precisava dizer que é o poder da música. Está comprovado cientificamente que a música é capaz de trazer diversos benefícios, aliviando o estresse, melhorando nosso sono e até potencializando o nosso desempenho.
- Bolsa: acesso de hora em hora em momentos de volatilidade, como nos últimos meses.
- DocuSign: simplifica muito o processo de assinatura e arquivamento de documentos.
- Google Planilhas: indispensável para conferir controles.
- Feedly: voltei a usar agregador de notícias.
- Zoom: o upgrade do Skype.
- Zak: o Uber dos restaurantes. É ótimo sair do restaurante sem pedir a conta para o garçom.
- IsCool: novidade da escola Lumiar. Controla a chegada dos alunos e retorno dos pais.
- Hotel Tonight: sensacional benchmark de usabilidade. O melhor site de last minute para hotéis.
- Swoodoo: melhor buscador de passagem aérea que eu já experimentei. Copio e colo a tarifa que eu quero e mando para o agente de viagem. Atualmente, alguns deles estão usando para questionar diferença de tarifa para o consumidor final.
- Maior Viagem
- Sonder: app de hospedagem residencial
- GayCities: guia de Turismo LGBT
- Arch: guia de Turismo LGBT
- Spartacus: guia de Turismo LGBT
- Misterb&b: app de hospedagem para LGBT
- Geosure: app que mostra os destinos seguros para a população LGBT
- Ebab: app de hospedagem para LGBT
- Viagens Cinematográficas
- Viaja Bi!: blog de viagens para o público LGBT
- Time Shifter: desenvolvido por cientistas de renome mundial. Baseado no ritmo circadiano. Com o Timeshifter, você pode criar seus próprios planos personalizados de jet lag e chegar no seu destino revigorado.
- SkyGuru - aplicativo conforta passageiros que tem medo de voar, explicando com informações detalhadas o que está acontecendo em seu voo em tempo real.
- Calm: seguindo a linha de quem tem medo de voar, é um ótimo aplicativo para ajudar com a meditação durante o voo ou ainda ajudar a pessoa a dormir.
- Globe Tips: oferece conselhos sobre gorjetas para 240 países e regiões, este aplicativo permite que você descubra a gorjeta que você deve deixar com base na cultura e tradições locais.
- HappyCow: ajuda os usuários a encontrar restaurantes, cafés e mercearias veganas em mais de 180 países.
Esta é a primeira parte dos 15 líderes. Para ver todos, confira o Portal PANROTAS amanhã ou confira a reportagem completa na revista. A reportagem está na página 26 da edição 1.408, que circula nesta semana a todos os assinantes e também na versão WhatsApp. Para facilitar, também colocamos a seguir: