Rodrigo Vieira   |   30/08/2019 01:42
Atualizada em 30/08/2019 11:12

Três dicas para o agente entender e trabalhar com NDC

diretor global de New Distribution Capability da Travelport, Ian Heywood, veio à Argentina para falar ao público latino sobre o patamar deste novo modelo


Rodrigo Vieira
Ian Heywood, diretor de New Distibution Capability da Travelport
Ian Heywood, diretor de New Distibution Capability da Travelport

MENDOZA (ARGENTINA) - NDC é o protagonista deste Travelport Executive Forum focado no público latino em Mendoza. O diretor global de New Distribution Capability da companhia, Ian Heywood, veio à Argentina para falar ao público latino sobre o patamar deste novo modelo de distribuição da Iata, código feito para padronizar e facilitar a venda de produtos auxiliares das companhias aéreas. O recado claro que ele passa para as agências é: o tempo de procrastinação está definitivamente terminado.

"Até o momento, sentar e esperar para ver o que acontece com o NDC pode até ter sido uma política sensata para a maioria das agências, mas é não mais. A meta para as aéreas líderes da Iata se comprometeram a realizar 20% de seus volumes por meio de APIs compatíveis com NDC até 2020, e muitas delas estabeleceram suas intenções de priorizar pesadamente as reservas via APIs no futuro", afirma Heywood.

O NDC está se tornando realidade e, com esse novo padrão Iata no horizonte próximo, há algumas mudanças importantes na maneira como os agentes trabalha. "Para ser claro, é hora de se certificar de que você pode se beneficiar do que o NDC oferece ou se arricar a perder para concorrentes mais bem preparados. O NDC não é nenhum monstro de sete cabeças, tampouco um vilão", completa o especialista.

Ian Heywood dá três dicas para os agentes terem um bom ponto de partida:

Rodrigo Vieira

1 - ENTENDA AS NOVAS REGRAS DE ENGAJAMENTO

A única maneira de trabalhar com NDC é conhecendo todas as regras do jogo. Como as reservas agora são feitas nos sistemas de companhias aéreas e as próprias aéreas serão responsáveis por criar ofertas aos clientes, o papel do agente está mudando.

"Você não pode só acessar o novo conteúdo que vem da API do NDC, mas também tem de saber mais sobre seu cliente para poder retornar com ofertas relevantes e atraentes para ele", alerta Ian Heywood.

Há também novas regras sobre como seu relacionamento com fornecedores. A maneira com a qual se acessa o conteúdo e como os clientes farão reservas também muda, e é preciso entender tudo isso para ser capaz de se adaptar a elas.

A Travelport garante ter especialistas aptos a capacitar seus clientes em relação a essa nova regulamentação. Ouvir as demandas dos parceiros, aliás, é uma das prioridades da companhia neste momento.

2 - FORTALEÇA SUAS PARCERIAS COM OS FORNECEDORES

Com o NDC, as agências podem perder a igualdade de condições para competir com as aéreas. As companhias poderão favorecer agências que priorizam as vendas de tarifas e serviços auxiliares de difícil comercialização. Acaba sendo uma relação mútua, portanto.

"As agências que fizerem o melhor proveito do NDC serão aquelas que entenderem a mudança. Sairão na frente aquelas que se associarem proativamente para apoiar as companhias aéreas em seus próprios objetivos comerciais", prevê Heywood. "Isso significa que se você puder ajudar uma aérea a vender tarifas em uma rota desafiadora quando os aviões estiverem vazios, você será recompensado com o acesso a tarifas altamente desejáveis e lucrativas em outas épocas do ano."

Além disso, ele continua, vender auxiliares de alto custo pode significar margens de alto custo.

3 - SEJA ESPECÍFICO COM SUAS PESQUISAS

O diretor global de New Distribution Capability da Travelport crava que uma das principais mudanças com o NDC é que algumas opções de tarifas serão substituídas por um número maior de ofertas, que incluem não só maior variedade de tarifas como também serviços auxiliares.

"Isso é ótimo para poder oferecer aos clientes mais opções, valor e relevância, mas também pode aumentar a complexidade no processo de busca e tornar as reservas mais demoradas", alerta.

Segundo ele, a solução é ser altamente preciso e específico nas pesquisas por conteúdo NDC. "Isso ocorre porque a simples busca por uma tarifa entre duas cidades em uma determinada data potencialmente retornará centenas de resultados que seus agentes precisarão analisar detalhadamente aos clientes. Isso pode ser evitado procurando por uma oferta com rotas e stopovers desejados, além de todos os ancillaries adequados, do acesso à sala vip ao embarque prioritário", conclui o britânico.

Os benefícios de ser específico poderão economizar tempo no ato da reserva, mas também poderão proporcionar uma entrega mais rápida e relevante para os clientes, e isso significa mais vendas e mais sucesso para seu negócio.

A PANROTAS viaja a convite da Travelport, com proteção GTA

Quer receber notícias como essa, além das mais lidas da semana e a Revista PANROTAS gratuitamente?
Entre em nosso grupo de WhatsApp.

Tópicos relacionados