WTM Latin America anuncia finalistas do Prêmio de Turismo Responsável
Vencedores serão anunciados no dia 16 de abril, durante a feira, que acontece no Expo Center Norte
A 45 dias do início do evento, a WTM Latin America anuncia os 22 finalistas de dez países que concorrem à quarta edição do Prêmio Turismo Responsável, lançado em 2019 para reconhecer as boas práticas lideradas por empresas latino-americanas.
Foram mais de 150 cases inscritos, um aumento de mais de 40% em relação ao ano anterior. Os cases foram avaliados por um júri formado por agentes de viagens, operadores, dirigentes de associações, representantes do poder público, jornalistas e formadores de opinião de diferentes países latino-americanos, além de especialistas de seis organizações aliadas reconhecidas em suas áreas de atuação que atuam pelo Turismo responsável em toda a América Latina.
Uma inovação para este ano foi a inclusão de categorias que dialogam com a realidade da região – como o Turismo indígena e/ou em comunidades tradicionais – e parceiros estratégicos especializados no tema que atuam em diferentes países. Os finalistas, em ordem alfabética, são:
Critérios de seleção
Os vencedores serão anunciados no dia 16 de abril, às 18h, durante a programação do teatro Transformation da WTM Latin America 2024. Os critérios de seleção incluem aspectos como originalidade, potencial de replicabilidade e possibilidade mensuração dos impactos alcançados com a solução proposta. Além do reconhecimento, os finalistas recebem feedback de especialistas e o reconhecimento público das boas práticas para clientes e compradores de um mercado bastante competitivo.
Categorias premiadas
As categorias que terão cases premiados na quarta edição do Prêmio de Turismo Responsável são:
- Melhores iniciativas para a conservação da biodiversidade;
- Melhores iniciativas para promover a diversidade, equidade e a inclusão no turismo;
- Melhores iniciativas para promover o impacto socioeconômico e a construção da paz através do turismo;
- Melhores iniciativas de trabalho em rede para promover o turismo responsável nos destinos;
- Melhores iniciativas para o turismo indígena e/ou Comunidades Tradicionais;
- Melhores iniciativas para a mitigação das mudanças climáticas