PANROTAS lança seção voltada para práticas ESG, com apoio da BeFly
Traremos notícias de Turismo do Brasil e do mundo sobre ações sustentáveis, de governança e sociais
A PANROTAS lançou nesta segunda-feira (9) uma seção no Portal PANROTAS totalmente dedicada à sustentabilidade e às práticas de ESG em viagens e Turismo. Patrocinado pela BeFly, maior ecossistema de Turismo da América Latina, o canal trará, todos os dias, notícias de Turismo do Brasil e do mundo sobre ações sustentáveis, de governança e sociais – assuntos imprescindíveis atualmente.
“O objetivo desta coluna é dar visibilidade para as pautas que abordam sustentabilidade e mostrar que a BeFly é uma apoiadora de todos esses temas. Queremos dar destaque, independentemente de qual empresa está fazendo. Quando temos um canal que endossa as ações de ESG, a gente acaba incentivando e potencializando que as outras companhias tenham interesse de divulgar suas práticas também. Esta seção no Portal PANROTAS enlaça o discurso que a gente vem praticando e abraça nosso projeto”, diz a head de Comunicação Institucional e ESG da holding, Andrea Panisset.
Desde a sede da holding na capital paulista que foi criada em um edifício com certificação LEED Silver (prática sustentável de construção), à criação de um comitê e plataforma ESG e à assinatura do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a empresa vem se consolidando no tema e focando na propagação destes tópicos tanto internamente, com seus colaboradores, quanto externamente, com o mercado e sociedade.
“Nossa agenda ESG em 2023 vem com uma pegada muito forte. Estamos trazendo um comitê bem diverso para conseguir trabalhar as pautas tanto social, quanto de governança e sustentabilidade de forma bem atuante, com o time de RH nos apoiando. Além do Pacto Global da ONU, fechamos também com eles uma parceria que vai além. Nossa ideia para este ano e depois é ter uma agenda bem focada em disseminar a cultura do ESG”, explica Andrea.
Quais são os pilares que norteiam o ESG? Como de fato esta cultura é internalizada dentro da BeFly para depois as boas práticas serem disseminadas ao mercado? Estas são algumas das questões que o ecossistema vem trabalhando para conseguir firmar seus compromissos publicamente.
“No Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global, por exemplo, teríamos o compromisso de ter 30% de mulheres nos nossos cargos de liderança. Hoje já temos 43%, já estamos mirando a meta de 2030, que é 50%. No Mente em Foco, onde o ponto central é a saúde mental do colaborador, temos uma série de treinamentos e acompanhamento psicológico. E, no Ambição Net Zero, já compensamos todos os nossos eventos, tanto a produção, quanto o carbono das viagens que fazemos”, conta.
Para Andrea, focar nestes temas é uma corrente de apoio, que se todo mundo fizer um pouco, no final o resultando acaba sendo enorme. E, quanto mais empresas fizerem, melhor para a BeFly, melhor para sociedade, melhor para o planeta.
“Em um futuro muito próximo, ESG não será mais opcional. E nós queremos ser referência. Tudo que a BeFly faz é sempre tentando ser pioneira e trazer excelência, para que a gente seja exemplo para nossos funcionários, clientes e setor. Nos próximos anos, quando mais empresas começarem a colocar essas práticas em ação, porque será algo mandatório, já teremos isso muito enraizado na nossa cultura”, finaliza.
Conheça, explore e se atualize sobre sustentabilidade e práticas ESG na seção dedicada aos temas clicando neste link.
“O objetivo desta coluna é dar visibilidade para as pautas que abordam sustentabilidade e mostrar que a BeFly é uma apoiadora de todos esses temas. Queremos dar destaque, independentemente de qual empresa está fazendo. Quando temos um canal que endossa as ações de ESG, a gente acaba incentivando e potencializando que as outras companhias tenham interesse de divulgar suas práticas também. Esta seção no Portal PANROTAS enlaça o discurso que a gente vem praticando e abraça nosso projeto”, diz a head de Comunicação Institucional e ESG da holding, Andrea Panisset.
IMPORTÂNCIA E ESTRATÉGIA DE ESG DA BEFLY
Durante todo o ano de 2022 a BeFly realizou uma série de ações voltadas aos pilares de ESG (Environmental, Social, and Corporate Governance – que em português significa Governança Ambiental, Social e Corporativa) e à sustentabilidade.Desde a sede da holding na capital paulista que foi criada em um edifício com certificação LEED Silver (prática sustentável de construção), à criação de um comitê e plataforma ESG e à assinatura do Pacto Global da Organização das Nações Unidas, a empresa vem se consolidando no tema e focando na propagação destes tópicos tanto internamente, com seus colaboradores, quanto externamente, com o mercado e sociedade.
“Nossa agenda ESG em 2023 vem com uma pegada muito forte. Estamos trazendo um comitê bem diverso para conseguir trabalhar as pautas tanto social, quanto de governança e sustentabilidade de forma bem atuante, com o time de RH nos apoiando. Além do Pacto Global da ONU, fechamos também com eles uma parceria que vai além. Nossa ideia para este ano e depois é ter uma agenda bem focada em disseminar a cultura do ESG”, explica Andrea.
Quais são os pilares que norteiam o ESG? Como de fato esta cultura é internalizada dentro da BeFly para depois as boas práticas serem disseminadas ao mercado? Estas são algumas das questões que o ecossistema vem trabalhando para conseguir firmar seus compromissos publicamente.
“No Movimento Elas Lideram 2030, do Pacto Global, por exemplo, teríamos o compromisso de ter 30% de mulheres nos nossos cargos de liderança. Hoje já temos 43%, já estamos mirando a meta de 2030, que é 50%. No Mente em Foco, onde o ponto central é a saúde mental do colaborador, temos uma série de treinamentos e acompanhamento psicológico. E, no Ambição Net Zero, já compensamos todos os nossos eventos, tanto a produção, quanto o carbono das viagens que fazemos”, conta.
Para Andrea, focar nestes temas é uma corrente de apoio, que se todo mundo fizer um pouco, no final o resultando acaba sendo enorme. E, quanto mais empresas fizerem, melhor para a BeFly, melhor para sociedade, melhor para o planeta.
“Em um futuro muito próximo, ESG não será mais opcional. E nós queremos ser referência. Tudo que a BeFly faz é sempre tentando ser pioneira e trazer excelência, para que a gente seja exemplo para nossos funcionários, clientes e setor. Nos próximos anos, quando mais empresas começarem a colocar essas práticas em ação, porque será algo mandatório, já teremos isso muito enraizado na nossa cultura”, finaliza.
Conheça, explore e se atualize sobre sustentabilidade e práticas ESG na seção dedicada aos temas clicando neste link.