WTM Latin America cria Comitê de Diversidade
Primeira agenda coletiva e colaborativa ocorre dia 11 de março
A WTM Latin America criou o Comitê de Diversidade e convidou Adriana Cavalcanti, Carolina Stolf, Clovis Casemiro, Mariana Aldrigui, Ricardo Gomes, Rogéria Pinheiro e Wellington Melo para integrar o grupo. A primeira reunião do Comitê acontecerá no próximo dia 11 de março, com o objetivo de iniciar a agenda de trabalho, cujas primeiras iniciativas devem ser apresentadas durante a edição 2022 do evento, que ocorre entre 5 e 7 de abril, nos pavilhões branco e azul do Expo Center Norte, em São Paulo.
“Além de gerar negócios e oportunidades de networking, conexão e relacionamento, A WTM Latin America promove ampla reflexão e uma rica troca de ideias, refletindo o que há no mundo”, diz o diretor da WTM Latin America, Simon Mayle, reforçando que “a criação do Comitê surgiu a partir dessa inquietude e da nossa vontade de atuar de forma organizada e efetiva na temática da diversidade e inclusão no turismo. Nós viajamos para outras cidades, estados e países para ampliar nosso repertório, conhecer outras culturas. Isso nos enriquece e nos torna melhores”, complementa o executivo.
Entre os objetivos já estabelecidos, o Comitê de Diversidade pretende reunir mentes para mergulhar a fundo nas discussões sobre D&I na indústria do Turismo, a fim de ouvir e refletir sobre os conteúdos mais atualizados para encontrar novos caminhos, além de discutir e compreender as reais necessidades comportamentais do mercado para a criação de estratégias assertivas.
“A discussão de diversidade é fundamental para que possamos traçar estratégias necessárias na formação do profissional dos próximos anos. E, também, em função da urgente necessidade de maior presença de mulheres, negros, PCDs e demais minorias”, diz a professora e pesquisadora de Turismo pela USP, Mariana Aldrigui. A opinião da especialista é complementada pela diretora Regional de Vendas de Hotéis Luxury, Lifestyle & Premium América do Sul da Accor, Carolina Stolf, quando questionada sobre suas motivações para integrar o Comitê. “A diversidade é uma ferramenta poderosa de transformação, e nesse momento o setor de turismo precisa se reinventar, se transformar, para sobreviver e voltar a produzir de forma sustentável, pois a diversidade gera inovação. No final, pessoas e organizações se beneficiam fortemente com abordagens diversas e inclusivas”, analisa.
A empreendedora e Conselheira da WTM Latin America, Adriana Cavalcanti, salientou a importância da diversidade e inclusão com relação às práticas de ESG. “Algumas mudanças aconteceram nessa direção nos últimos tempos, mas ainda são incipientes. Quando toda cadeia de valor do Turismo entender que ESG se pratica -- tem que sair do papel para ser incorporado à cultura organizacional --, todo ecossistema de negócios se transformará traduzindo o desejo de todos os stakeholders, aí inseridos a sociedade, clientes e investidores. E D&I é um dos pilares de uma boa política de ESG”, finaliza.