Receptivo prevê março com níveis pré-pandemia no RN
Parceira da CVC no Estado, Potiguar Turismo diz que retomada é realidade no mês
Por Antonio Roberto Rocha, especial para o Portal PANROTAS
Diretora da agência de receptivo Potiguar Turismo, que atende aos passageiros da CVC em Natal, Decca Bolonha dá boas notícias para o Turismo e contraria, de certa forma, algumas tendências do mercado. Ela garante que, de acordo com as reservas que dispõe no sistema da agência, março será um mês de muitos turistas no Rio Grande do Norte.
"Será quase igual ao movimento de março de 2019, assim como novembro do ano passado nos surpreendeu, com quase o mesmo total de passageiros de igual período em 2019. Se levarmos em consideração que naquela época não havia obstáculos como o coronavírus, posso afirmar que são dois meses ótimos, pelo menos para a Potiguar", comenta a empresária.
Otimista, Decca Bolonha observa que a alta temporada (dezembro a fevereiro) também está sendo muito boa. Ela arrisca inclusive comparações: "Ficará em torno de 80% do fluxo do verão passado. Só o Carnaval é que não atingiu os números que esperávamos. Tivemos em torno de 50% do total de passageiros do ano anterior. Mas não dá para reclamar. Está tudo indo muito bem. Não posso falar de números absolutos, mas num período desses de pandemia algo como mil passageiros a menos não significa muito. É comemorar", ressalta.
PASSEIOS
A diretora da Potiguar Turismo revela ainda que, depois do city-tour, os passeios mais procurados pelos turistas da CVC que visitam Natal continuam sendo Pipa, Maracajaú, Barra do Cunhaú e Camurupim. Ela pretende incluir no portfólio da agência um novo tour: São Miguel do Gostoso com pôr-do-sol na praia de Tourinhos.
Já o bate-e-volta a Galinhos, informa, tem saída semanal garantida, com grupos em torno de 30 pessoas. "É um passeio encantador, porém demorado. Saímos do último hotel em Natal às 7h e chegamos de volta em torno de 20h. São mais de 12 horas de passeio", explica Decca.
O city-tour da Potiguar foi "repaginado" há dois anos, segundo a diretora. Passou a ser um passeio cultural com direito a praia. Visita o centro histórico, desce a Ladeira do Sol, passa pelas praias urbanas (Artistas, Meio e Forte), cruza a ponte Newton Navarro e prossegue até a praia de Porto Mirim, onde fica a base da agência, o restaurante Miramar.
EMISSORES
Segundo o gerente comercial da Potiguar Turismo, Thiago Dantas, o fluxo de turistas para Natal continua predominantemente de São Paulo, tanto da capital como do interior. Ele lembra que Minas Gerais, atualmente, é o segundo mercado emissor no ranking da Potiguar.
"Muitos turistas mineiros de cidades próximas à divisa com São Paulo embarcam em São José do Rio Preto, Campinas e Guarulhos", informa. O Sul (Paraná e Rio Grande do Sul, principalmente) e o Centro-Oeste (sobretudo Brasília e Goiânia) completam a lista dos principais polos emissores, de acordo com Dantas.
Para manter o mercado aquecido, o gerente da Potiguar diz que faz muitas lives direcionadas às lojas da CVC para atualizar os profissionais de venda sobre os atrativos turísticos norte-rio-grandenses. "É preciso prospectar permanentemente. A partir de ações comerciais efetivas, como as que a Potiguar e o Governo do RN têm feito, conseguimos os resultados que estamos colhendo", comenta Thiago Dantas.
Diretora da agência de receptivo Potiguar Turismo, que atende aos passageiros da CVC em Natal, Decca Bolonha dá boas notícias para o Turismo e contraria, de certa forma, algumas tendências do mercado. Ela garante que, de acordo com as reservas que dispõe no sistema da agência, março será um mês de muitos turistas no Rio Grande do Norte.
"Será quase igual ao movimento de março de 2019, assim como novembro do ano passado nos surpreendeu, com quase o mesmo total de passageiros de igual período em 2019. Se levarmos em consideração que naquela época não havia obstáculos como o coronavírus, posso afirmar que são dois meses ótimos, pelo menos para a Potiguar", comenta a empresária.
Otimista, Decca Bolonha observa que a alta temporada (dezembro a fevereiro) também está sendo muito boa. Ela arrisca inclusive comparações: "Ficará em torno de 80% do fluxo do verão passado. Só o Carnaval é que não atingiu os números que esperávamos. Tivemos em torno de 50% do total de passageiros do ano anterior. Mas não dá para reclamar. Está tudo indo muito bem. Não posso falar de números absolutos, mas num período desses de pandemia algo como mil passageiros a menos não significa muito. É comemorar", ressalta.
PASSEIOS
A diretora da Potiguar Turismo revela ainda que, depois do city-tour, os passeios mais procurados pelos turistas da CVC que visitam Natal continuam sendo Pipa, Maracajaú, Barra do Cunhaú e Camurupim. Ela pretende incluir no portfólio da agência um novo tour: São Miguel do Gostoso com pôr-do-sol na praia de Tourinhos.
Já o bate-e-volta a Galinhos, informa, tem saída semanal garantida, com grupos em torno de 30 pessoas. "É um passeio encantador, porém demorado. Saímos do último hotel em Natal às 7h e chegamos de volta em torno de 20h. São mais de 12 horas de passeio", explica Decca.
O city-tour da Potiguar foi "repaginado" há dois anos, segundo a diretora. Passou a ser um passeio cultural com direito a praia. Visita o centro histórico, desce a Ladeira do Sol, passa pelas praias urbanas (Artistas, Meio e Forte), cruza a ponte Newton Navarro e prossegue até a praia de Porto Mirim, onde fica a base da agência, o restaurante Miramar.
EMISSORES
Segundo o gerente comercial da Potiguar Turismo, Thiago Dantas, o fluxo de turistas para Natal continua predominantemente de São Paulo, tanto da capital como do interior. Ele lembra que Minas Gerais, atualmente, é o segundo mercado emissor no ranking da Potiguar.
"Muitos turistas mineiros de cidades próximas à divisa com São Paulo embarcam em São José do Rio Preto, Campinas e Guarulhos", informa. O Sul (Paraná e Rio Grande do Sul, principalmente) e o Centro-Oeste (sobretudo Brasília e Goiânia) completam a lista dos principais polos emissores, de acordo com Dantas.
Para manter o mercado aquecido, o gerente da Potiguar diz que faz muitas lives direcionadas às lojas da CVC para atualizar os profissionais de venda sobre os atrativos turísticos norte-rio-grandenses. "É preciso prospectar permanentemente. A partir de ações comerciais efetivas, como as que a Potiguar e o Governo do RN têm feito, conseguimos os resultados que estamos colhendo", comenta Thiago Dantas.