Luck e Grou destacam passeios privativos e alternativos no Nordeste; veja
Luck Receptivo, de Recife (PE), e a Grou Turismo, de Salvador (BA), participaram de live da PANROTAS


Juliana explicou que na Luck os destinos mais procurados são Porto de Galinhas (PE), Maceió (AL) e Salvador (BA). Destaque do receptivo, Fernando de Noronha (PE) depende da volta da malha aérea e reabertura de pousadas. "A volta de Noronha ainda está gradual. Todos os passeios estão abertos, mas acontece que o turista precisa do teste negativo para covid-19 para entrar na ilha e na hora de voltar, então isso ainda trava um pouco as pessoas. A procura é grande pela natureza e espaços abertos, então daqui a um ou dois meses acho que a demanda vai bombar", explicou.
A representante da Luck Receptivo também destacou a grande procura por passeios privativos. "Em Natal, temos uma alta demanda por passeios privativos de 4x4 no litoral sul. Em João Pessoa, por passeios de buggy e catamarã. Em Salvador, por passeios de lancha para a Ilha dos Frades e tour pelo bairro do Rio Vermelho. E em Porto de Galinhas, por passeios de lancha para a Ilha dos Carneiros", listou Juliana. A executiva também citou a criação de um roteiro no interior de Pernambuco, em Ribeirão, com uma "pegada rural", visitante plantação de cana e criação de búfalos, por exemplo.
GROU TURISMO
Já na Grou Turismo, Mena Mota afirmou que o carro-chefe tem sido grupos pequenos e destacou o aumento da procura por Ilhéus e Itacaré, destinos de praia na Bahia. Mena também destacou outros destinos baianos como a Ilha de Boipeba, Ilha dos Frades e a praia de Itacimirim; e aguarda pela reabertura do Morro de São Paulo ainda neste mês para os passeios de um dia (para hospedagem já está aberto). Em Salvador, a executiva apresentou a criação de um "passaporte de experiência" que leva o turista para atrativos gastronômicos, culturais e religiosos da capital baiana.
"A retomada começou tímida em agosto e mais focada no litoral norte de Salvador com os grandes resorts, depois seguimos com uma procura crescente por nossos destinos. Para a nossa grata surpresa, o destino com mais crescimento de visitantes foi Ilhéus e isso nos mostrou que os destinos de natureza estão em alta. Agora, começamos a ter um crescimento mais uniforme, como em Salvador, com reaberturas de museus e atrativos", explicou Mena Mota sobre o processo de retomada.
A representante da Grou Turismo também destacou os atrativos sergipanos, como Aracaju e o Cânion do Xingó. "O Cânion do Xingó já reabriu e temos passeios diários, assim como outros destinos em Sergipe, como Foz do São Francisco. Em Aracaju, já temos muito atendimento também. Nesses destinos, a maioria dos visitante costumavam ser da melhor idade, mas agora temos muitos jovens e famílias", afirmou Mena. Juliana Luck concordou com Mena e sente o mesmo na empresa de Pernambuco.
ORGANIZAÇÃO E VENDAS
"Realmente foi um desafio. Tivemos que parar, rever tudo, rever organização interna, ver os próximos passos e começar tudo do zero. Com protocolos de segurança, conseguimos ter uma união muita grande com motoristas e guias. Um grande desafio foi como vender e mostrar que estávamos seguindo todos os protocolos. Em um primeiro momento, recomendamos ficar em casa, e na medida que foi liberado e houve segurança, conseguimos chamar e mostrar o que está acontecendo nos destinos", afirmou Juliana Luck.
Para a representante do receptivo pernambucano, a união do trade, a volta da malha aérea e a responsabilidade dos hotéis e pontos de apoio foram muito importantes para uma retomada rápida, segura e responsável do mercado nacional. Em outubro, a Luck Receptivo alcançou 50% do número de vendas do mesmo mês de 2019. A expectativa de Juliana é alcançar entre 60% e 70% entre novembro e dezembro, para em janeiro chegar a entre 70% e 85% das vendas realizadas no primeiro mês de 2020.

"Aqui na Bahia, nós tivemos aquele primeiro impacto, que foi um grande susto e o primeiro ajuste foi a reorganização interna. Ai a partir de maio e junho, começamos a pensar como um startup e pensamos na parte de tecnologia, e tivemos tempo de escolher plataformas e desenvolver o projeto. Para a Grou, o maior benefício de tudo isso foi a nossa reinvenção, principalmente para a área de tecnologia", destacou Mena sobre o benefício do período para o receptivo baiano.
Assista à live completa, que traz dicas de produtos novos e destinos para o verão 20/21.